Sabará realiza Encontro Nacional do Grupo de Tratamento de Extrofias

No último sábado (06), aconteceu mais um Encontro Nacional do Grupo de Tratamento de Extrofias, com a participação da equipe de Cirurgia e Urologia pediátrica do Sabará Hospital Infantil e a presença de um grupo de 15 especialistas de todo o Brasil, que estiveram na Instituição para acompanhar a realização de uma cirurgia de extrofia vesical.

No encontro realizado no Centro Cirúrgico do Sabará, médicos de Salvador, Paraná, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Pará assistiam à cirurgia por meio de uma televisão e recebiam explicações do que estava sendo executado pelos médicos Fernanda Ghilardi Leão e Jovelino Quintino de Souza Leão, da equipe do Sabará.

A extrofia vesical ocorre por uma falha de fechamento da parede abdominal inferior e vesical do feto, que se estende até a genitália, comprometendo inclusive o fechamento do arco ósseo pélvico. Essa malformação é a forma mais frequente dentro do complexo extrofias e afeta um a cada 30 mil nascidos.

“Esse é o segundo caso de cirurgia de extrofias realizado no Sabará. Um tratamento de altíssima complexidade, que segue protocolos validados internacionalmente e conta com participação de especialistas do Brasil e profissionais de nível internacional”, conta a Dra. Fernanda Ghilardi Leão que é coordenadora do departamento de Cirurgia Pediátrica do Sabará.

Confira aqui mais informações de como foi o primeiro caso no mundo operado e com uma cirurgia bem-sucedida.

Autor: Vanila Pontes

Atualizado em: 09/4/2019