Sabará realiza Encontro Nacional do Grupo de Tratamento de Extrofias - Hospital Sabará
Sabará realiza Encontro Nacional do Grupo de Tratamento de Extrofias
Aconteceu

Sabará realiza Encontro Nacional do Grupo de Tratamento de Extrofias

No último sábado (06), aconteceu mais um Encontro Nacional do Grupo de Tratamento de Extrofias, com a participação da equipe de Cirurgia e Urologia pediátrica do Sabará Hospital Infantil e a presença de um grupo de 15 especialistas de todo o Brasil, que estiveram na Instituição para acompanhar a realização de uma cirurgia de extrofia vesical.

No encontro realizado no Centro Cirúrgico do Sabará, médicos de Salvador, Paraná, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Pará assistiam à cirurgia por meio de uma televisão e recebiam explicações do que estava sendo executado pelos médicos Fernanda Ghilardi Leão e Jovelino Quintino de Souza Leão, da equipe do Sabará.

A extrofia vesical ocorre por uma falha de fechamento da parede abdominal inferior e vesical do feto, que se estende até a genitália, comprometendo inclusive o fechamento do arco ósseo pélvico. Essa malformação é a forma mais frequente dentro do complexo extrofias e afeta um a cada 30 mil nascidos.

“Esse é o segundo caso de cirurgia de extrofias realizado no Sabará. Um tratamento de altíssima complexidade, que segue protocolos validados internacionalmente e conta com participação de especialistas do Brasil e profissionais de nível internacional”, conta a Dra. Fernanda Ghilardi Leão que é coordenadora do departamento de Cirurgia Pediátrica do Sabará.

Confira aqui mais informações de como foi o primeiro caso no mundo operado e com uma cirurgia bem-sucedida.

Tags: cirurgia, cirurgião, extrofia

Open chat
Cuidador Virtual