Sabará realiza campanha pela lavagem das mãos

Neste Dia Mundial da Lavagem de Mãos, celebrado em 15 de outubro, o Sabará Hospital Infantil aproveitou para conscientizar pacientes, familiares e cuidadores sobre a importância do hábito por meio da campanha “Mãos limpas para todos”.

Embora a lavagem das mãos seja uma maneira reconhecida de impedir a propagação de infecções, apenas 26% das pessoas no mundo lavam as mãos após o contato com fezes, segundo dados do site oficial da campanha “Global Handwashing Day”.

Estudos mostram que a lavagem das mãos pode prevenir uma em cada três doenças relacionadas à diarreia e uma em cada cinco infecções respiratórias, como resfriados e gripes.

Por meio da campanha, as famílias do Sabará foram orientadas sobre os cinco momentos de higienização das mãos, seguindo o modelo da OMS que é aplicado para profissionais da saúde:

 

  • Antes de entrar e após sair do quarto;
  • Antes e depois de se alimentar e de alimentar a criança;
  • Antes e depois de trocar a fralda;
  • Depois de usar o banheiro;
  • Após o contato com áreas próximas ao paciente.

 

Além da distribuição de informativos para cuidadores, familiares e pacientes, as crianças receberam adesivos com desenhos de bactérias e vírus, reforçando para elas também a importância da lavagem das mãos.

Autor: Mariana Setubal

Atualizado em: 15/10/2019