Rotina hospitalar - Hospital Sabará
Tempo para atendimento médico após cadastro
- Fila:
Emergência
- Fila:
Urgência
- Fila:
Preferencial
- Fila:
Isolamento
- Fila:
Pouca Urgência
* Informamos que o tempo de espera informado pode variar em decorrência da complexidade de atendimento dos pacientes.
Clique aqui para conferir os dias e horários mais movimentados do hospital.

Rotina hospitalar

Kit de higiene

Todo paciente admitido na Unidade de Internação do Sabará recebe um kit de higiene, que é composto por um shampoo, um condicionador, um pente, um sabonete, uma pasta de dente infantil, uma escova de dentes, uma esponja, uma touca de banho, uma caixa de giz e um livro para colorir. Os produtos duram de um a dois dias, por isso dependendo do período de internação recomendamos trazer os produtos de uso pessoal, assim como em casos de alergia ou sensibilidade aos componentes dos itens oferecidos.

 

Enxoval

Nossos pacientes recebem kit de enxoval completo (cama e banho) para uso durante a estadia, que será trocado a cada dois dias, com entrega das 18h00 às 20h00.

Em caso de substituição do acompanhante, a troca pode ser solicitada para o Departamento de Rouparia através dos ramais 0423 ou 2064.

Rotinas

Não há horário determinado para acordar ou dormir, porém a primeira refeição do dia (café da manhã) ocorre a partir das 7h. O banho costuma acontecer de manhã, especialmente nos casos em que há auxílio da Enfermagem. A limpeza dos quartos acontece duas vezes por dia, de manhã (a partir das 9h) e à tarde.

Visitas na Unidade de Internação são permitidas das 9h às 21h. Clique aqui para ver os horários de visita na UTI. São permitidos dois visitantes por vez. As pessoas a mais que chegarem ao mesmo tempo deverão esperar no térreo até a liberação para subir ao quarto. Pensando no bem-estar de todos os pacientes, solicitamos falar em voz baixa e não fazer barulho nos corredores.

 

Atividades

O Sabará Hospital Infantil conta com equipes de entretenimento e hospitalidade para amenizar e otimizar a experiência de nossos clientes.

Contamos com Conciérges e Mensageiros que realizam visitas e atendimento a todos os nossos clientes, oferecendo equipamentos, jogos e brinquedos a nossos pacientes, além de realização de serviços diversos para auxiliar a todos da melhor maneira possível durante a estadia.

O time de monitores infantis realiza atividades lúdicas e oficinas, além de brincadeiras diversas nos apartamentos e Brinquedoteca – localizada no 7º andar.

Temos ainda equipes de músicos (Saracura), equipes de atores (Pronto Sorrir) e um time especial para terapia com cães (Cão Terapeuta).

Consulte opções de jogos, brinquedos, equipamentos e a agenda de atividades e escala de trabalho das equipes de entretenimento através do ramal da Hospitalidade – 7000 ou 0424.

 

Nutrição

  • Café da manhã: das 7h às 8h30;
  • Lanche da manhã (colação): das 9h30 às 10h;
  • Almoço do paciente: das 11h às 12h;
  • Almoço do acompanhante: das 12h às 13h;
  • Lanche da tarde: das 14h30 às 15h30;
  • Jantar do paciente: das 17h às 18h;
  • Jantar do acompanhante: das 18h às 19h;
  • Lanche da noite: das 20h às 21h.

 

A retirada das bandejas das refeições será realizada uma hora após a entrega. Todos os utensílios e bandejas entregues nos apartamentos devem estar disponíveis para a retirada da copeira.

Visando a comodidade dos nossos acompanhantes, realizamos inicialmente a entrega do almoço e jantar do paciente.

Os horários de mamadeiras serão definidos conforme prescrição médica.

Utilizamos mamadeiras de referência no mercado hospitalar a fim de garantir a integridade do frasco durante o processo de esterilização a que são submetidas. Caso queira utilizar sua mamadeira, avise o nutricionista na visita de internação.

Após serem entregues pela equipe de Nutrição, as mamadeiras serão retiradas dos apartamentos em até duas horas.

Servimos refeições apenas para um acompanhante, que engloba: café da manhã, almoço e jantar.

O Hospital disponibiliza uma cafeteria com cardápio variado, onde podem ser compradas refeições. Essa cafeteria está localizada no térreo e realiza entregas nos quartos sem taxas ou cobranças adicionais.

Veja mais informações em: Política de alimentos

 

Enfermagem

Os responsáveis pelo paciente, quando ele é admitido na Unidade de Internação, devem informar medicações de uso rotineiro, cirurgias e exames já realizados, doenças preexistentes, presença de alergias e outras informações que julgarem importantes sobre sua saúde. Além disso, é importante que seja informado qualquer reação ou sintoma que ocorrer durante o período de internação.

Na Unidade de Internação há sempre um enfermeiro responsável por cada plantão, que acompanha os cuidados de enfermagem, a evolução dos pacientes e supervisiona o trabalho da equipe. Em caso de dúvidas, solicite sua presença para esclarecimentos.

O apartamento dispõe de sistema de chamada, composto de uma campainha localizada ao lado do leito e uma localizada no banheiro ao lado do vaso sanitário. O dispositivo deve ser acionado sempre que houver necessidade de atendimento de enfermagem. 

 

Fisioterapia

Na Unidade de Internação, há fisioterapia pediátrica (respiratória, neurológica e motora) disponível das 7h à 0h, dividida por turnos das 7h às 13h (manhã), 13h às 19h (tarde) e 19h à 0h (noite), sendo a fisioterapia motora realizada apenas nos turnos da manhã e tarde.

A criança, ao ser admitida na Unidade de Internação, passará por uma avaliação médica na qual será definida a necessidade de realizar o tratamento fisioterapêutico.

Após prescrição médica, o paciente será submetido a uma avaliação fisioterapêutica que definirá a quantidade de sessões necessárias por dia durante o período de internação.

 

Farmácia

No intuito de viabilizar uma terapia segura e adequada para os pacientes, o Sabará conta com mais de 1.000 itens entre medicamentos e materiais.

Caso seja necessária prescrição de medicamento não padronizado e este obtiver registro no Ministério da Saúde, será providenciada compra em empresas certificadas pelo Sabará Hospital Infantil. O prazo está condicionado a fatores como horário da solicitação, disponibilidade do item no mercado e localização do fornecedor.

Havendo recusa referente à marca ou laboratório de medicamentos padronizados pelo Hospital, haverá cobrança particular referente ao medicamento, ou comprometimento do responsável em adquirir o produto e trazer para a validação conforme política da Instituição.

Leia também: Reconciliação medicamentosa

Oferecemos aos pacientes fraldas pediátricas de marca padronizada pelo Hospital, conforme disponibilidade no mercado. Caso haja preferência por outro fabricante, os responsáveis deverão providenciar compra em local de sua confiança. Poderá haver cobrança particular pelo uso de fraldas descartáveis, caso não haja cobertura contratada pelo convênio. Não são cobertos pela operadora medicamentos anticoncepcionais e produtos considerados cosméticos pela Anvisa, podendo haver cobrança particular, caso sejam utilizados no cuidado ao paciente.

 

 

Sabará Hospital Infantil

Av. Angélica, 1987 - São Paulo, SP
CEP 01228-200
Telefones: (11) 3155-2800 | (11) 3235-2800

Google Maps

Centro de Excelência | Consultórios

Rua Mato Grosso, 306 - Conj. 1503 e 1806

Google Maps

Agende agora sua consulta pelo nosso Cuidador Virtual