Menu
A revista para a criança que gosta de aprender se divertindo

#02

Outubro | 2016

LER REVISTA
BAIXAR REVISTA

#01

Julho | 2016

LER REVISTA
BAIXAR REVISTA
DIA DAS CRIANÇAS

Colaboradores

COLABORADORES . REVISTA SABE #2 OUTUBRO 2016 ENVIAR

"Iza Cabette” Faz arte desde pequena e não pretende parar, mesmo bem velhinha. Adora papel e é fascinada por histórias malucas e cores brilhantes. Fez a nossa Direção de Arte, mas também se diverte em projetos gráficos para moda, teatro e cinema. Sua maior inspiração é brincar livremente com seu filho de 3 anos. Acredita que tudo pode ser mais bonito e ainda sobe em árvores.


"Marcel Ursini" Formado em Design Gráfico, adora criar arte, cores, formas e dar opiniões sobre tudo, foi o superbraço direito da Iza. Tem um dom para fazer bolo que deixa todo mundo com água na boca. Atua como editor de arte para diversas empresas; o negócio dele é inventar moda por ai. Tem seis sobrinhos lindos e, quando criança, sonhava ser piloto de Fórmula 1. Será que ainda rola?


"Blandina e Lollo” Trabalham juntos a bastante tempo. São os sócios fundadores, criadores e varredores de picadeiro do Circo Blandollo. São também autores de livros infantis e casados, têm um filho juntos, alguns prêmios literários, um terreno sem casa e um cachorro sem terreno, já que eles moram em um apartamento.


"Raquel Machado" Formada em Comunicação Social, adora escrever desde criancinha e rabisca as paredes até hoje. Trabalha como redatora, editora e produtora de conteúdo para diversas empresas, enquanto segue inventando seus contos de realidade fantástica e pesquisando sobre manutenção de patrimônios históricos. Ama música e é apaixonada por cozinhar.


"Ayrton Luiz Bicudo” Com formação em Arquitetura, atuou como cenógrafo, diretor de arte, produtor de eventos e coordenador editorial de livros, revistas, filmes publicitários e vídeos. Atualmente, trabalha como editor independente e instalou o Mediação em Ação na Unibes Cultural, uma iniciativa que oferece atendimentos e cursos de formação em mediação.


Fale com a gente

FIQUE LIGADO . REVISTA SABE #2 OUTUBRO 2016 ENVIAR

Musica de criança para criança

NOSSA CANÇÃO . REVISTA SABE #2 OUTUBRO 2016 ENVIAR

Em 2008, os músicos Arnaldo Antunes, Taciana Barros, Edgard Scandurra e Antonio Pinto resolveram gravar algumas músicas com seus filhos. Arnaldo Antunes foi um dos fundadores da banda de rock Titãs, integrou o grupo Tribalistas e hoje segue em carreira solo, além de se dedicar à poesia. Taciana Barros foi integrante da banda Gang 90 e Edgard Scandurra criou o grupo de rock Ira!, mas antes fez parte do Ultraje a Rigor e realizou diversas outras participações com muitos músicos brasileiros.

Já Antônio Pinto é filho do cartunista Ziraldo, compôs as trilhas sonoras de Central do Brasil e Cidade de Deus e, recentemente, elaborou a cerimônia de abertura das Olimpíadas no Rio de Janeiro. A experiência desse time de peso, somada à animação das crianças deu origem a um CD chamado Pequeno Cidadão, lançado em 2009, com músicas cantadas pelas crianças e seus pais, e letras que falavam sobre a infância. O CD gerou um DVD e dois livros: A Viagem Fantástica do Pequeno Cidadão e Tchau Chupeta. Em 2012, o grupo lançou seu segundo álbum, Pequeno Cidadão 2, com músicas que surgiram principalmente de situações do cotidiano das crianças e com letras escritas por elas mesmas.


Pequeno Cidadão

De: Antônio Pinto e Arnaldo Antunes

Agora pode tomar banho
Agora pode sentar pra comer
Agora pode escovar os dentes
Agora pega o livro, pode ler

Agora tem que jogar videogame
Agora tem que assistir TV
Agora tem que comer chocolate
Agora tem que gritar pra valer!

Agora pode fazer a lição
Agora pode arrumar o quarto
Agora pega o que jogou no chão
Agora pode amarrar o sapato

Agora tem que jogar bola dentro de casa
Agora tem que bagunçar
Agora tem que se sujar de lama
Agora tem que pular no sofá!

É sinal de educação
Fazer sua obrigação
Para ter o seu direito de pequeno cidadão

É sinal de educação
Fazer sua obrigação
Para ter o seu direito de pequeno cidadão

www.youtube.com/user/pequenooficial

Em bom som

TRILHA SONORA . REVISTA SABE #2 OUTUBRO 2016 ENVIAR

Fizemos uma lista de músicas para deixar a leitura desta revista ainda mais gostosa. Porque sem música, nada nesta vida fica inteiramente bom....

Conecta!

Você pode ouvir essas músicas no seu computador ou celular. Acesse pela a internet o Youtube ou baixe o app Spotify gratuitamente e divirta-se.


1 Bachianas brasileiras nº5

Música clássica do brasileiro Heitor Villa-Lobos

2 João e Maria

Música e letra de Chico Buarque de Holanda, cantada por ele e por Nara Leão

3 Boas-vindas

Música e letra de Caetano Veloso, cantada por ele

4 Estrela

Música e letra de Gilberto Gil, cantada por ele

5 Pra você guardei o amor

Música e letra de Nando Reis, cantada por ele e por Ana Canãs

6 Tico-tico no fubá

Famoso chorinho com música e letra de Zequinha de Abreu, cantada por Carmen Miranda

7 Você que vai chegar

Música e letra de Flávia Wenceslau, cantada por ela

8 Father and son

Música e letra de Cat Stevens, cantada por ele

9 Velha Infância

Música e letra dos Tribalistas, trio musical formado por Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte, cantada por eles

10 Brincar de Viver

Música e letra de Guilherme Arantes, cantada por Maria Bethânia

11 Brasileirinho

Música de Waldir Azevedo e letra de Pereira Costa, cantada por Elza Soares

12 Leãozinho

Música e letra de Caetano Veloso, cantada por ele e por Maria Gadú

Fim de papo

FIM DE PAPO . REVISTA SABE #2 OUTUBRO 2016 ENVIAR

Brincadeiras com seu filho no hospital, pode?

Claro que pode! Como diria o Patch Adams, “o sorriso e a brincadeira fazem parte do contexto da saúde”. E a gente pode, com um pouco de criatividade, propor brincadeiras que vão além dos joguinhos eletrônicos.


Brincadeiras com as mãos

Brincadeiras de “bater palmas” podem ser feitas com bebês ainda bem pequenos. E as crianças maiores também adoram os desafios desses jogos. Lá no blog Tempojunto tem um post com 10 brincadeiras diferentes e muitas delas dá para fazer sentado ou deitado.


Desenhar com estímulo

Desenhar é muito gostoso e quando a gente coloca um estímulo para as crianças criarem, a brincadeira ganha ares de novidade. Você pode começar um traço e deixar que elas completem. Também vale dobrar a página no meio e começar um desenho. Depois você entrega para a criança a parte em branco da folha, deixando-a ver só um pedacinho. Peça que ela complete o desenho e veja o resultado! Olha outras dicas nestes posts.


Brincar de torre de esponjas

Para fazer este jogo você precisa antes cortar retângulos compridos (barras) de esponjas. Se forem coloridas, melhor ainda. O desafio é montar uma torre com estas barras. Esta primeira parte já é divertida. Depois ainda dá para brincar de retirar as barras, sem deixar cair a torre.


Criar novas formas de leitura

Ler já é fantástico. Mas o que acha de fazermos algumas mudanças na hora da leitura para torná-la mais brincante? Que tal apagar as luzes e ler somente com uma lanterna, criando um clima de suspense ou de acampamento? Ou ler com bonecos fantoches sendo os “narradores” da história?

Que tal entrar sob as cobertas e fazer uma cabana de leitura? Ou usar músicas enquanto lê? Você também pode começar lendo uma história que a criança não conhece e deixá-la completar da forma como preferir. São todos ótimos jogos de leitura que estimulam a imaginação!


Bolinhas nos pés

Se o seu filho não pode movimentar as mãos, mas o pés estão livres, que tal brincar com eles? Traga massinha comestível e tinta comestível (se o hospital permitir). Com a massinha, desafie a criança a amassar com os pés e os dedos. Faça bolinhas de massinha, coloque numa bacia ou recipiente grande e brinque de pescaria com os pés. Ah! E faça junto! É bem divertido e estimula.

Aproveite a massinha também para criar chapéus para os dedos dos pés. Não precisa ser nada elaborado, só cobrir os dedos com massinha colorida já é divertido. E com a tinta, pinte caras e bocas nos pés das crianças e invente personagens, alienígenas, bichos e o que a imaginação do seu filho inventar.

É claro que o que eu quero de verdade é que seu filho fique o menor tempo possível no hospital. Mas porque não fazer deste tempo, o melhor tempo possível?

O dia é seu

HISTÓRIA . REVISTA SABE #2 OUTUBRO 2016 ENVIAR

Para comemorar o dia da criança nem deveria existir uma data certa. Mas ela existe. Sabe desde quando?

A gente sabe que todo dia é dia da criança. É dia de brincar, de aprender, de cantar, de pular, de dar e receber carinho. Entretanto, como nem sempre criança foi coisa séria, a criação de uma data para celebrar a importância dos pequenos marcou uma conquista na história e no direito da infância e hoje a gente tem muito o que comemorar

Em 1923, o Rio de Janeiro, então capital do Brasil, foi sede do 3o Congresso Sul-Americano da Criança, dando espaço para ampliar o debate sobre a relevância das questões da primeira idade. Em consequência, no ano seguinte, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou um projeto de lei que instituiu o dia 12 de outubro como a data oficial para celebrar o Dia das Crianças.

A data não emplacou de imediato e demorou um pouquinho para que as comemorações começassem a se parecer com o que conhecemos atualmente. Mas logo os motivos para celebrar foram aumentando e hoje o “12 de outubro” é uma data muito importante, festejada em todo país.

Mas, fique esperto. Comemorar não quer dizer consumir! Muito pelo contrário. Transformar esta data em uma data de consumo é um supervacilo. Até porque a gente sabe: muitas vezes a criança gosta mais do papel que embrulha o presente do que o presente em si! Criança quer presença, mais que presente. E fique atento, pois a cada ano, as opções culturais, educativas e festivas para celebrar o Dia das Crianças só aumentam.

Todo dia é dia

PELO O MUNDO . REVISTA SABE #2 OUTUBRO 2016 ENVIAR
  • HONG KONG

    4 de Abril

  • ISRAEL

    9 de Abril

  • TURQUIA

    23 de Abril

  • MÉXICO

    30 de Abril

  • JAPÃO (MENINOS)

    5 de Maio

  • JAPÃO (MENINAS)

    6 de Maio

  • NIGÉRIA

    27 de Maio

  • ANGOLA

    1 de Junho

  • ESTADOS UNIDOS

    3 de Junho

  • CUBA

    1º Domingo de Julho

  • ARGENTINA

    2º Domingo de Agosto

  • VENEZUELA

    3º Domingo de Agosto

  • ALEMANHA

    20 de Setembro

  • CINGAPURA

    1º de Outubro

  • SUÉCIA

    1º Segunda de Outubro

  • ÍNDIA

    14 de Novembro

  • ESPANHA

    20 de Novembro

  • CONGO

    25 de Dezembro

História da infância

LINHA DO TEMPO . REVISTA SABE #2 OUTUBRO 2016 ENVIAR

Criança tem história

Sempre houve criança, mas nem sempre, infância.


1592 – 1670

Comenius é um dos primeiros pensadores a reconhecer a importância e o valor da infância

1712 – 1778

Rousseau destaca as necessidades específicas da criança em cada fase de seu desenvolvimento

1722

O termo "Pediatria" surgiu na Suiça. A palavra vem do grego.

1746 – 1827

Pestalozzi, pioneiro da pedagogia moderna, passa a influenciar todas as novas correntes educacionais

1760 – 1840

Na Revolução Industrial, o Estado passa a agir como protetor das crianças, criando creches para que os pequenos não trabalhassem mais nas fábricas.

1782 – 1852

Froebel, conhecido pela criação dos jardins de infância, enfatiza a importância do jogo e do brinquedo no processo de desenvolvimento infantil.

1790

Publicado o primeiro guia de Puericultura em língua portuguesa.

1875

Surgem no Rio de Janeiro e em São Paulo os primeiros jardins de infância (privados), inspirados na proposta de Froebel.

1896 - 1980

Jean Piaget desenvolve estudos contrapondo o ensino tradicional autoritário, e propondo um método onde a criança pode aprender por si mesma.

1910

Dr. José Carlos Rodrigues criou a Policlínica das Crianças, no Rio de Janeiro que, em 1957, se nacionalizaria, passando a ser Sociedade Brasileira de Pediatria

1926

Publicação da primeira obra substancial dedicada à questão da saúde infantil no Brasil, escrita pelo Dr. Moncorvo Filho: Histórico da proteção à infância no Brasil.

1930

A educação pré escolar brasileira passa a contar com investimentos do setor público, devido à pressão pelos direitos trabalhistas.

1959

O UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) oficializa a Declaração dos Direitos da Criança, estabelecendo uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação.

1961

Criação da Lei de Diretrizes e Bases d a Educação Nacional do Brasil.

1975

A educação Infantil é inserida entre as ações do MEC.

1990

Criação da nova Lei de proteção ao cidadão menor, e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

2003

Criação da Declaração Universal ratificando os Direitos da Criança, visando uma infância feliz, com direitos e liberdade

É de Lei

SEUS DIREITOS . REVISTA SABE #2 OUTUBRO 2016 ENVIAR

1. Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos não importa sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.

2. Todas as crianças devem ser protegidas pela família, pela sociedade e pelo Estado, para que possam se desenvolver física e intelectualmente.

3. Todas as crianças têm direito a um nome e a uma nacionalidade.

4. Todas as crianças têm direito à alimentação e ao atendimento médico, antes e depois do seu nascimento. Esse direito também se aplica à sua mãe,

5. As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm o direito à educação e cuidados especiais.

O Brasil foi o primeiro país a criar uma lei depois que a Convenção das Nações Unidas, em 1959, promoveu a Declaração Universal dos Direitos das Crianças. É o Estatuto da Criança e do Adolescente e os princípios básicos são os seguintes.

6. Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.

7. Todas as crianças têm direito à educação gratuita e ao lazer.

8. Todas as crianças têm direito de serem socorridas em primeiro lugar em caso de acidentes ou catástrofes.

9. Todas as crianças devem ser protegidas contra o abandono e a exploração no trabalho

10. Todas as crianças têm o direito de crescer em ambiente de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

Instagram

COMPARTILHANDO . REVISTA SABE #2 OUTUBRO 2016 ENVIAR

Enquanto isso no Instagram

Atividades?

ATIVIDADES . REVISTA SABE #2 OUTUBRO 2016 ENVIAR

O que tem dentro da sua cabeça?

Se alguém perguntar o que você tem na sua cabeça, pode começar por aqui, fazendo um desenho bem legal.

Baixe aqui sua Atividade

O que você come?

Desenhe aqui seu prato preferido ou a comida mais gostosa que você experimentou ultimamente.

Baixe aqui sua Atividade



Para colorir

Baixe aqui sua Atividade



Cada um no seu quadrado

A idéia é unir os pontos. Cada participante usa um lápis ou caneta de cor diferente. Quem, fechar o quadradinho primeiro coloca a inicial do nome. Ganha quem tiver mais quadradinhos.

Baixe aqui sua Atividade



Crie a partir das formas

Estes desenhos te inspiram alguma coisa? Desenhe, complete à vontade

Baixe aqui sua Atividade



O que você vê da janela?

Desenhe! Pode ser o que existe lá fora mesmo ou o que você inventar. O desenho é seu, quem manda nele é você.

Baixe aqui sua Atividade



Voltando para casa

Escolha um caminho, e boa viagem! Depois, escolha um nome para cada um dos planetinhas e conta pra gente em qual deles você quer morar.

Baixe aqui sua Atividade



Um lugar só seu

Desenhar é tão bom! Com um lápis na mão e deixando a imaginação voar, a gente pode inventar um mundo inteiro. Aqui, por exemplo, você pode desenhar uma cidade, um país, um lugar bem legal. Manda para nós, a gente quer ver e colocar no site.

Manda pra gente:

Baixe aqui sua Atividade

Senta e lê

CONTE UM CONTO . REVISTA SABE #2 OUTUBRO 2016 ENVIAR

Senta e Lê
A ideia é muito simples: a cada edição da Sabe, uma história inédita de um autor infantil. Para você contar para seu filho. Para ele ler para ele mesmo ou para você ler para si próprio e para ele. Ler é sonhar. Contar histórias, é sonhar junto.

ESMINORLÁVIA

Em Esminorlávia os esminorlenses viviam felizes entre suas fronteiras. Esminorlávia era um lugar alegre, embora muito frio. Seus habitantes eram amigáveis, embora muito calados. Eram ciosos criadores de cabras, embora fossem, em sua maioria, vegetarianos. E por serem vegetarianos, cada morador tinha uma coirela que separava sua casa da casa do vizinho e nessas coirelas cada um plantava o que comia. Talvez você não saiba o que é uma coirela, eu também não sabia, mas procurei no dicionário e descobri que uma coirela é uma medida de terra que corresponde a 100 braças de comprimento por 10 braças de largura. Já o que são braças eu não sei, mas acho que não importa pra essa história. Qualquer coisa, pergunta pra sua mãe, seu pai ou algum amigo.

A maioria dos esminorlenses plantava couves-de-bruxelas, que todo mundo sabe que é amarga e eu duvido que você goste, mas os esminorlenses gostavam. Comer couve-de-bruxelas fazia parte da cultura deles. E assim os esminorlenses viviam felizes entre suas fronteiras. Até o dia em que na coirela de Wladimir não mais nasceram couves-de-bruxelas e sim uma planta diferente de tudo que eles conheciam. Primeiro ninguém sabia o que ele tinha plantado lá e como todos eram muito calados, ninguém perguntou pra ele o que era aquela planta diferente que crescia em suas terras. Depois ninguém teve coragem de experimentar a sopa substanciosa e perfumada que ele oferecia.

Mas a curiosidade acabou vencendo e aos poucos seus vizinhos não resistiram ao perfume da sopa e aceitaram as tigelinhas de barro cheias do líquido quente que Wladimir diariamente oferecia. A sopa era amarga igual à de couve-de-bruxelas. Era verde igual. Era quente igual. Era ruim igual. Mas não era de couve-de-bruxelas, era de jiló! Era de uma coisa nova e diferente e isso dividiu a Esminorlávia. Metade dos esminorlenses acharam um absurdo alguém negar a cultura de seu povo e inventar uma sopa nova. E ainda por cima querer que o resto dos esminorlenses aprovassem isso! A outra metade achou a sopa de jiló uma delícia. Acharam que um povo sempre pode aprender coisas novas, descobrir e conviver com coisas diferentes.

E aos poucos os moradores de Esminorlávia começaram a discutir o tempo todo. Primeiro por causa do sabor da sopa, depois por causa dos potes onde as sopas eram servidas, depois criticavam os que usavam colheres e os que usavam chamavam os que não usavam de selvagens, até que pararam de falar uns com os outros. Afinal o outro estava sempre errado. Imagina se eu vou conversar com alguém que tem bafo de jiló! É claro que em Esminorlávia havia quem gostasse das duas sopas e achasse que essa discussão por causa de jiló e couve-de-bruxelas era uma coisa indigesta, mas esses não eram bobos e ficavam quietos pra evitar briga, já que não tinham lado e por isso corriam o risco de apanhar de todo mundo.

Depois que pararam de conversar uns com os outros, os esminorlenses começaram a vandalizar as coirelas dos vizinhos. Depois as coirelas de qualquer um. Depois ninguém mais saía de casa com medo de levar uma couve-de-bruxelas na cabeça ou escorregar em um jiló. Depois arrumavam suas coisas e iam embora durante a noite como fugitivos. E foi assim que a Esminorlávia virou um país fantasma. E é por isso que quando você estuda geografia e sua professora manda você pesquisar os países no mundo inteiro, você não encontra mais Esminorlávia no atlas. E nem pode escrever o nome dele quando tem que lembrar de um país que começa com a letra “E” no jogo Stop. É melhor você escrever Equador, Espanha ou Eslovénia (se quiser ganhar o jogo).


OS AUTORES

Blandina Franco é escritora de livros infantis e José Carlos Lollo é ilustrador. Essa parceria já rendeu a dupla um Jabuti na categoria Didático e Paradidático e duas indicações ao Jabuti na categoria Infantil, uma Menção Honrosa na Feira de Bolonha, uma Menção Honrosa no Prêmio João de Barro, classificação entre os 30 melhores livros da Revista Crescer e mais de 30 livros publicados.

Porque Escrevemos cartas?

PAÍSES IMAGINÁRIOS . REVISTA SABE #2 OUTUBRO 2016 ENVIAR

Para contar histórias. Sim! Você leu bem. Cartas são escritas para contar as mais diversas histórias desde que o homem quis dividir com outro alguém algo sobre onde ele vive, se gosta de sorvete e até se anda chovendo. Dividir experiências. Viver e sonhar. Escolhemos aqui histórias bem antigas, que foram criadas há muito, muito tempo, para mostrar como é bonito o poder da imaginação. E como o que é sincero, é eterno. Você já escreveu uma carta? Porque não escrever uma para o Peter Pan, para Alice ou para a Dorothy? Ou para a sua avó, avô, mãe, pai, irmão, seu amigo? Manda pra gente! Vamos amar!


Alice no País das Maravilhas

Alice fica moça no filme de Tim Burton. E, de quebra, ganha novo melhor amigo.


Alice no País das Maravilhas nasceu em 1862 quando o autor Lewis Caroll começou a contar uma história sobre a menina que caiu em um buraco, que na verdade era a toca de um coelho muito maluco, e foi parar em um mundo de fantasia. O livro virou um grande sucesso e foi traduzido para mais de cinquenta línguas.

Como outros livros que partem do mundo real para um universo mágico, a narrativa de Carroll é capaz, não só de encantar as crianças, mas também de levar os adultos de volta à infância.

Foram feitas várias adaptações para teatro e cinema, como o desenho animado feito pela Disney em 1951 ou o filme de Tim Burton em 2010, que fez a menina crescer e amadurecer. Nele, Alice deixa a infância, tornando-se uma bela jovem de 19 anos.

O Chapeleiro Maluco, que na história original não tinha grande importância, foi interpretado por Johnny Depp e aqui é um amigo com direito a muitas peripécias. Em vários momentos, ele é o anjo da guarda de Alice e em outros quem faz ela ter coragem. Um verdadeiro amigo!


Terra do Nunca

Peter Pan, o garoto criado por J. M. Barrie, nasceu como personagem de peça de teatro e conquistou o mundo e a Terra do Nunca.


A peça de teatro se chamava “Peter e Wendy”, e foi a origem do livro, criado em 1911, contando a história do menino que se recusava a crescer. Antes do Disney dar essa carinha do Peter que a gente reconhece (o Pan vem do deus grego das florestas), ele nunca foi descrito em detalhes, para que as crianças pudessem usar a imaginação para criá-lo

O vilão Capitão Hook e sua briga com o crocodilo, que permeiam toda a ação, foi inspirado em Moby Dick e a briga dele com a baleia. Você conhece a história de Moby Dick? Muito legal, também! Procure conhecer!

Um fato bem interessante é que o autor desse enorme sucesso doou toda a renda que obteve com a história para o Great Ormond Street Hospital, um hospital infantil. Bacana, né?

O bonito da história é ver, durante todas as aventuras, em que Peter e seus amigos se metem, nessa Terra do Nunca maluca, onde as crianças são sempre crianças, é que sim, ser criança é maravilhoso; mas crescer também é. O desafio é aprender a crescer sem perder a criança que mora dentro da gente. E isso Peter Pan nos ensina maravilhosamente. Peter


OZ

A história da menina Dorothy e seus mágicos sapatinhos vermelhos que nos faz sonhar há mais de 100 anos com a Terra do Oz.


Um livro de 1900, que virou filme em 1936 e que até hoje fascina, encanta, faz sonhar: veja só o poder de uma boa história! Dorothy, seu cachorrinho Totó e o encontro com seus novos amigos – o Leão, o Homem de Lata e o Espantalho, nos transportam há todos esses anos para a terra do famoso Mágico de Oz.

Baseado na Alice e seu País das Maravilhas (isso mesmo!), o autor L. Frank Baum criou este clássico. Apaixonado por contos de fadas e admitindo ser influenciado pelos irmãos Grimm e por Christian Andersen, seu desejo era criar um “conto de fadas americano”. Pelo que a história conta, conseguiu de forma brilhante.

Uma curiosidade: os famosos sapatinhos de rubi do filme, que se tornaram um clássico, no livro, eram prateados. É que na época das filmagens, estavam se iniciando as produções de filmes a cores. Um sapato vermelho, portanto, seria mais “fotogênico”.

Baum, o nosso autor, escreveu 14 livros sobre Oz. Ele ficou bem rico com eles e até pensou em comprar uma ilha para chamar de Oz. Mas, vamos combinar? A imaginação, neste caso, é muito mais poderosa! Criamos as nossas ilhas, em nossos corações.

Musicas

PICADINHO . REVISTA SABE #2 OUTUBRO 2016 ENVIAR

Mozart, um músico descoberto ainda na infância

Wolfgang Amadeus Mozart foi um importante e influente compositor austríaco. Mas você sabia que ele se tornou famoso quando ainda era pequeno? Desde sua infância já demonstrava uma habilidade musical fora do normal, tocando teclado e violino e compôs a sua primeira peça aos cinco anos de idade. Em pouco tempo conquistou a realeza europeia com seu talento precoce e na adolescência foi contratado pela corte de Salzburgo. Durante toda a sua vida compôs mais de 600 obras, muitas delas referências para a música sinfônica, e que influenciam compositores até hoje.


Por que os pássaros cantam?

A maioria dos pássaros canta para chamar a atenção de um parceiro no período da reprodução, que normalmente ocorre na primavera. Passado esse período, eles trocam as penas e cantam um pouco menos. A troca das penas ocorre para prepará-los para enfrentar o inverno.


Conheça a história do cantor mirim wagner barreto

Você assistiu ao The Voice Kids, um programa de TV que passou no começo deste ano para eleger a melhor voz infantil do Brasil? Com participantes entre 9 e 15 anos, o concurso reuniu crianças e adolescentes cheios de talento para cantar e encantar. Avaliada por um júri de peso, essa garotadinha soltou a voz em diversas apresentações e, depois de superar todas as fases, o grande campeão foi Wagner Barreto, um menino do interior do Paraná. Cantor desde os 6 anos, Wagner ainda toca violino, piano, flauta, atabaque e bateria. Com a vitória, o garoto garantiu um prêmio em dinheiro e assinou um contrato com a gravadora Universal Music. Lançado no meio deste ano, seu primeiro disco traz algumas músicas inéditas e outros sucessos cantados no programa. E você, já pensou em soltar a voz também?


Como o piano foi inventado

Entre o final do século 17 e começo do século 18, o italiano Bartolomeo Cristofori, um fabricante de instrumentos musicais, criou o piano ao aprimorar o cravo, o instrumento mais popular da época. O grande inconveniente do cravo é que ele não permitia alterações na intensidade do som, como sons fortes e fracos. Assim, o artesão adaptou o instrumento para que emitisse sons altos e baixos e é daí que vem o nome piano, que significa “suavemente” em italiano. Depois disso, o piano passou por mais alguns melhoramentos até chegar nos modelos que conhecemos hoje em dia


Como surgiu a música do parabéns a você?

Em 1875, a melodia da música foi criada por duas irmãs, Mildred e Patricia Smith, que eram professoras primárias em Louisville, nos Estados Unidos. O objetivo da canção era que as crianças tivessem algo para cantar na entrada da escola. Assim, a letra celebrava um “Bom Dia a Todos”. Entretanto, em 1924, Robert Coleman alterou os versos dando origem ao que conhecemos hoje em dia.


Sem idade pra arrasar na bateria

EDUARDA HENKLEIN já demonstrava um grande interesse por música mesmo antes de andar. Quando tinha um ano e meio ganhou sua primeira bateria e começou suas primeiras experimentações. Aos 4 anos de idade começou a frequentar aulas de música e hoje, com 7 anos, toca com a orquestra do corpo de bombeiros de Joinville, mas já tocou com Claudia Leitte e um dos seus vídeos arrasando na bateria foi visto pelos integrantes da banda inglesa Iron Maiden, o que lhe rendeu uma parabenização do baterista Nick McBrain.

Bichos

PICADINHO . REVISTA SABE #2 OUTUBRO 2016 ENVIAR

O bicho preguiça é realmente preguiçoso?

Na verdade, não. Seu metabolismo muito baixo, aproximadamente 70% inferior ao de outros mamíferos de mesmo peso e tamanho é que é responsável por manter seus movimentos tão vagarosos.


Já pensou ter uma família de macacos?

Você assistiu àquele desenho do menino que vai para a floresta e é criado por macacos? Tarzan é o nome do menino e tudo não passa de uma história inventada. Mas você sabia que na realidade existem casos parecidos? Em 1991, uma moça que vivia em uma tribo em Uganda, na África, encontrou um garoto vivendo em uma árvore. Para resgatá-lo, ela teve que lutar com a família adotiva de macacos que o havia criado até aquele momento. No início, o menino são sabia falar e nem chorar. Mas depois que aprendeu, teve tanto prazer nisso que também começou a cantar e entrou para um coral infantil chamado “Pérola da África”.


Cachorros e gatos podem ser amigos também

Como os cachorros são animais com instinto de caça, ou seja, antes de serem domesticados precisavam capturar as próprias presas para se alimentar, é provável que esse instinto estimule os cães a perseguir os gatos que, por sua vez, se assustam quando encontram um cachorro e saem correndo como se, realmente, fossem uma presa. Entretanto, é possível que os dois bichinhos dividam a mesma casa em harmonia; basta que sejam criados juntos e aprendam que podem conviver bem.


Montar a cavalo também é coisa de criança

Hipismo é a arte de montar a cavalo e quem comanda o animal tanto pode ser uma mulher, que recebe o nome de amazona, quanto um homem, o cavaleiro. Apesar de ser um esporte praticado principalmente por adultos, também atrai muitas crianças, como é o caso da MEL CASTELAR. Apaixonada por cavalos desde que tinha um ano de idade, ela começou a praticar o hipismo quando era pequenininha e hoje, com 10 anos, sonha em seguir nessa carreira por muito tempo e depois pretende se tornar uma veterinária.


Esse pai fica grávido!

Você sabia que em um casal de cavalosmarinhos quem engravida é o pai? Isso é possível porque o macho possui uma bolsa incubadora em seu corpo para carregar os ovos que a fêmea deposita. Os ovos ficam ali se desenvolvendo até que os filhotes estejam prontos para nascer. Esse processo pode durar de quatro a oito semanas.


O maior animal da terra

A baleia azul chega a pesar 120 toneladas, sendo considerada o maior animal vivo.


Quem choca o ovo é o pai

Entre os casais de pinguim- imperador, quem cuida do ovo é o macho. Depois que a fêmea põe o ovo, ela sai para o mar para procurar comida, enquanto o pai fica cuidando de chocar sua cria durante os 64 dias do inverno na Antártida. Quando a mamãe pinguim volta, seu filhote já nasceu e ela pode alimentá-lo com os alimentos que caçou


Incrível, o rabo da lagartixa volta a crescer depois de cair!

Na realidade, as lagartixas e os lagartos se desfazem da cauda para salvar a vida. Quando são perseguidos, eles cortam um pedaço do próprio rabo, que continua se movimentando por um tempo, distraindo o predador. Depois disso, o corpo do animal se regenera, fazendo com que apareça uma nova cauda em cerca de 3 semanas. Infelizmente, o novo rabo é um pouco menor e mais grosso.

Comer

PICADINHO . REVISTA SABE #2 OUTUBRO 2016 ENVIAR

A banana não tem semente?

As bananas já tiveram sementes, mas hoje em dia não tem mais. Os cientistas foram melhorando a qualidade dessa fruta até ficar como conhecemos hoje. A bananeira pode ser plantada a partir do broto que surge em seu caule.


Por que é difícil sentir o gosto quando estamos resfriados?

Incrivelmente, isso não tem a ver com a língua, mas com o nariz. Quando ficamos gripados, perdemos o olfato e 80% do gosto que sentimos vêm de assimilar os cheiros também. Assim, apenas com as informações do paladar, fica mais difícil para o cérebro entender o sabor da comida.


Uau! o chocolate vem de uma fruta

O chocolate é feito a partir das sementes de uma fruta que se chama cacau. E se você provar essa fruta direto da natureza vai ver que, na realidade, ela é amarga. Só depois de misturada com leite e açúcar é que vira o chocolate como você conhece.


Como surge a água dentro do coco?

A água que existe dentro do coco serve de alimento para a própria semente do coco. Ela é rica em nutrientes e, à medida que a semente vai se alimentando dessa água, faz crescer aquela parte branca e carnosa, de onde extraímos o coco ralado.


Cuidar de horta é coisa de criança sim!

Você já brincou de plantar feijão? Se você colocar um feijão em um algodão molhado e deixar em um lugar iluminado, em alguns dias nasce um brotinho. Muita gente já brincou disso mas, hoje em dia, tem criança brincando de plantar uma horta inteira! Algumas escolas têm aulas de cultivo de horta, assim como existem as aulas de artes e educação física. Nessas aulas, os alunos aprendem a cultivar legumes, verduras e temperos, que depois se transformam em receitas deliciosas. Mexer na terra, colocar as sementes, regar e depois ver as plantas crescerem são algumas das diversões quando você tem uma horta. Além disso, você também aprende sobre a natureza e os alimentos, o que é bem gostoso. Mas não é só na escola que você pode fazer isso. É possível ter uma hortinha em casa também. Se você quer entrar nessa brincadeira, converse com um adulto e veja o que vocês podem fazer.


Como sentimos os gostos

É através da língua que conseguimos sentir o sabor dos alimentos. Nela estão os botões gustativos que recebem informações sobre os diferentes sabores e enviam para o cérebro. O cérebro traduz essas mensagens e aí sentimos os gostos das coisas. Antes as pessoas achavam que cada região da língua fazia a gente sentir um sabor. Hoje em dia, sabemos que é possível sentir todos os sabores em qualquer parte da língua.


Visite a horta das corujas

Localizada em uma praça na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, a Horta das Corujas é uma iniciativa dos Hortelões Urbanos e conta com o trabalho de voluntários que podem ser adultos ou crianças. Criada em julho de 2012, ela tem diversos temperos e hortaliças como couve, pimentão, rabanete, alface, alho, e até pé de milho, feijão e mandioca. O portão só tem uma cerca para evitar a entrada de cachorros, mas todas as pessoas são bem-vindas a qualquer momento. Aparece lá! Av. das Corujas, 39.


Comer é uma delícia e cozinhar também

Cozinhar é muito gostoso e não precisa ser uma exclusividade dos adultos. Tomando os devidos cuidados, você pode fazer parte dessa diversão também. E, a cada dia, mais gente pequena tem se interessado por esse assunto. Hoje já existem diversas escolas e cursos de gastronomia para crianças e vários programas de TV em que os próprios ensinam as receitas para quem está assistindo em casa. É só procurar nos canais infantis que você acha.

Museus do mundo

MUSEUS DO MUNDO. REVISTA SABE #2 OUTUBRO 2016 ENVIAR

MEMORIA VIVA

CATAVENTO CULTURAL – SP

www.cataventocultural.org.br

Um museu interativo dedicado à ciência, dividido em 4 espaços: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Av. Mercúrio, s/n - Brás, São Paulo (SP) FIM DE SEMANA EM FAMÍLIA NO ITAÚ CULTURAL - SP www.itaucultural.org.br Todos os finais de semana, este Centro Cultural apresenta uma programação voltada às crianças e seus pais. Atividades a partir das 14h. Avenida Paulista, 149 São Paulo


MUSEU DO AMANHÃ - RJ

www.museudoamanha.org.br

Uma oportunidade para pensar e se questionar sobre como será a vida no futuro, e moldar os próximos 50 anos. Interativo, este museu visa levantar questões para construir o amanhã que queremos. E ninguém melhor para fazer isso do que nossas crianças. Praça Mauá, 1 - Centro, Rio de Janeiro (RJ)


INHOTIM - MG

www.inhotim.org.br

Considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina, o Instituto Inhotim é um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil. Localizado em Brumadinho, perto de Belo Horizonte, o museu possui um Jardim Botânico de cair o queixo e, além das exposições fixas, também oferece diversos projetos educativos durante todo o ano. Com uma série de pavilhões e galerias com obras de arte e esculturas em meio à natureza, Inhotim realmente dá asas à imaginação ao oferecer uma experiência única. R. B, 20 - Centro, Brumadinho (MG)

DICA DE LIVRO! Lygia Clark, pintora e escultora brasileira que tem algumas de suas obras expostas em Inhotim, é a autora de “Linhas Vivas”, um livro que apresenta ao público infantil algumas das criações dessa artista fascinante. O livro ainda contém um caderno-ateliê com diversas propostas de atividades inspiradas no processo criativo de Lygia.

Museus incríveis que você pode conhecer sem sair do lugar


MUSEU DAS MINAS E DOS METAIS

www.mmgerdau.org.br

Percorra as principais minas do estado de Minas Gerais neste museu interativo. Conheça as minas de ferro, ouro, zinco e diamante e ainda assista aos processos de fusão desses metais em uma cozinha diferente e especial. “A forma didática que encontramos para atrair adultos e crianças foi personificar a questão das minas. Contar a história a partir de personagens importantes. Alguns históricos, como Chica da Silva e outros imaginários, como o Zinc, um boneco de lata inspirado no personagem do Mágico de Oz.” Marcello Dantas, autor do projeto museográfico da instituição. Praça da Liberdade, s/nº - Prédio Rosa, Belo Horizonte (MG)


PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO

www.pinacoteca.org.br

Visite o projeto Pinafamília, uma atividade que estimula o convívio familiar através de atividades lúdicas e participativas. Desenvolvido pelo Núcleo de Ação Educativa da entidade, o programa oferece visitas, jogos e espetáculos para que todos possam aproveitar o espaço da maneira mais divertida. Praça da Luz, 02, São Paulo (SP) Todo 2° domingo do mês, de março a dezembro, das 11h às 15h, no átrio, 2° andar.


MUSEU DO FUTEBOL

www.museudofutebol.org.

Construído no Estádio Municipal do Pacaembu, este museu é todo dedicado ao futebol. Aqui você pode conhecer melhor a história das Copas do Mundo, pode ter a experiência de estar em meio às torcidas mais animadas do planeta e ainda pode dar uma voltinha pelas arquibancadas do Pacaembu. “Não é um museu para ficar parado contemplando a cena.” Leonel Kaz, curador do Museu do Futebol. Estádio do Pacaembu - Pacaembu, São Paulo


MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA USP

www.nptbr.mae.usp.br

Possui um dos maiores acervos de artefatos arqueológicos e etnográficos do Brasil, composto por mais de 150.000 peças que incluem itens dos povos e civilizações do Mediterrâneo e do Oriente Médio, da América pré-colombiana e do Brasil pré-colonial, além de artigos de povos indígenas de todas as regiões brasileiras e populações africanas e afrodescendentes. Av. Professor Almeida Prado, 1466 – Cidade Universitária, São Paulo (SP)


MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DE LONDRES – LONDRES/UK

www.nhm.ac.uk

Com fósseis de dinossauros gigantes que parecem ter saído das páginas de um livro, este museu encanta com réplicas de animais da selva e muitas outras atrações da natureza de hoje e de muitos anos atrás. Cromwell Rd, London SW7 5BD, Reino Unido


CITÉ DES SCIENCES ET DE L'INDUSTRIE – PARIS/FRANÇA

www.cite-sciences.fr

Aqui os visitantes podem viajar em temas como fenômenos físicos, a origem do Universo e a descoberta do próprio corpo. Além das atrações principais, o museu ainda oferece programações especiais destinadas a grupos de crianças de 3 a 5 anos, e 5 a 12 anos. 30, Avenue Corentin-Cariou Paris, França

Fale Conosco

Compartilhe nas redes sociais