Psicóloga do Sabará hospital Infantil orienta como manter a saúde mental das crianças e adolescentes na pandemia - Hospital Sabará
Psicóloga do Sabará hospital Infantil orienta como manter a saúde mental das  crianças e adolescentes na pandemia
Notícias

Psicóloga do Sabará hospital Infantil orienta como manter a saúde mental das crianças e adolescentes na pandemia

Psicóloga do Sabará hospital Infantil orienta como manter a saúde mental das

crianças e adolescentes na pandemia

 

Com tanta instabilidade em relação à pandemia, em que a maioria das pessoas está fazendo home office e as crianças e os adolescentes assistindo aula on-line, os pais já não sabem mais como lidar com o comportamento dos filhos.

 

Para se ter uma ideia do atual cenário, uma pesquisa realizada pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), com sete mil pais de crianças e adolescentes dos cinco aos 17 anos, mostrou que 27% deles estão apresentando sintomas de ansiedade ou depressão em nível clínico, ou seja, com necessidade de avaliação profissional.

 

A rotina de crianças e adolescentes foi alterada completamente. Além do afastamento do ambiente escolar, que afeta diretamente no aprendizado cognitivo, eles também se viram obrigados a serem afastados dos amigos e dos familiares, tendo como único recurso de entretenimento a utilização excessiva de eletrônicos.

 

Segundo a psicóloga do Sabará Hospital Infantil, Camila Bassi Peschanski, os pais podem ajudar os filhos a passarem por esse momento oferecendo informações pertinentes e relevantes de acordo com a faixa etária. “Uma vez informados é preciso também assegurá-los de que podem se prevenir e se cuidar para não ficarem doentes, proporcionando dessa maneira, alternativas para amenizar o isolamento social estimulando e organizando encontros virtuais com os amigos dos filhos”.

 

A especialista explica que os pais devem estar atentos ao comportamento diário dos filhos e devem procurar ajuda de um profissional quando perceberem que estão apresentando alguns sintomas físicos de alerta como dor abdominal, falta de apetite, dificuldade de ganhar peso, distúrbios do sono, mas também sintomas comportamentais como irritabilidade, hiperatividade, medo excessivo, falta de energia e dificuldade de comunicação. “Esses sintomas podem ser sinais de depressão”, afirma a psicóloga.

 

No Sabará Hospital Infantil, a equipe de Psicologia realiza todo o acompanhamento de pacientes e suas famílias durante os tratamentos clínicos, estejam eles nas Unidades de Internação ou na UTI. São realizados atendimentos lúdicos com as crianças em todas as faixas etárias e oferecido suporte emocional e acolhimento para os pais, irmãos e avós presentes.

Open chat
Cuidador Virtual