PS do Sabará inova e recebe o 3o lugar em Premiação por uso da Telemedicina - Hospital Sabará
PS do Sabará inova e recebe o 3o lugar em Premiação por uso da Telemedicina
Notícias

PS do Sabará inova e recebe o 3o lugar em Premiação por uso da Telemedicina

A Telemedicina já é uma realidade no cuidado à saúde e aliar essa inovação com atendimento presencial tem sido a melhor maneira para evitar aglomerações e minimizar riscos dentro do ambiente hospitalar durante a pandemia.

O Sabará Hospital Infantil, especializado no atendimento pediátrico, tem utilizado essa tecnologia a favor dos pacientes proporcionando para eles maior comodidade e conforto, do pronto-socorro a procedimentos de alta complexidade.

Um dos momentos em que está sendo utilizada a Telemedicina é na devolutiva do resultado do exame de urina, que é solicitado pelos especialistas para detectar infecção urinária. A doença é muito frequente nas crianças, principalmente meninas e pode, em alguns casos, causar irritabilidade, falta de apetite e febre.

Durante o atendimento no Pronto-Socorro do Sabará, quando há necessidade de realizar o exame de urina, após a coleta, o paciente é liberado para casa e os pais recebem o resultado e a continuidade do atendimento pela Telemedicina.

Para endossar o resultado do sucesso desse atendimento, que o pediatra e supervisor do Pronto-Socorro do Sabará, Dr. Thales Araújo de Oliveira, desenvolveu um estudo que foi premiado durante o 5º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil.

Sob o tema “Uso da Telemedicina como instrumento de redução do tempo de permanência no Pronto Socorro”, a pesquisa ficou em segundo lugar no 3º Prêmio de Pesquisa em Saúde do Instituto PENSI, que recebeu trabalhos das áreas de Pediatria, Psicologia, Enfermagem Pediátrica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Farmácia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Odontopediatria.

“Para mim, ganhar o prêmio foi uma grande satisfação! Sempre acreditei que os recursos da tecnologia podem ser grandes aliados na melhoria dos serviços da saúde e o prêmio do Congresso confirma que estamos no caminho certo. Reduzir o tempo de permanência dos pacientes no pronto-socorro sempre foi um objetivo nosso e a Telemedicina nos ajudou a alcançar resultados bastante promissores nesse sentido”, afirma Dr. Thales.

Como forma de trazer ainda mais segurança para as crianças e seus acompanhantes, em tempos de pandemia, os pacientes são atendidos no Pronto- Socorro do Hospital, em um fluxo separado dos que são atendidos com queixas respiratórias.

Do Pronto-Socorro à alta complexidade. Sabará Hospital Infantil, o Hospital que mais entende de criança.

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual