Professores de creche pública são capacitados pelo Instituto PENSI

Pensando na melhoria do ensino público, o Instituto PENSI (Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil) promove a capacitação de profissionais da escola CEI-EMEI Jardim Lapenna, em São Miguel Paulista, em parceria com a Fundação Tide de Azevedo Setúbal. Lá acontecem encontros mensais com palestras e oficinas ministradas por profissionais do PENSI e voltadas para os funcionários da creche.

O projeto existe desde 2014 e a equipe da escola já recebeu palestras sobre assuntos muito interessantes: Primeiros Socorros e Noções de Higiene, Desenvolvimento Infantil, Distúrbio de Linguagem, Comunicação com as Crianças e Brincadeiras, Prevenção de Infecção (higienização e prevenção à dengue), Problemas com Alimentação, Contação de Estórias, Como Lidar com Crianças Especiais e suas Famílias, Construção de Competências dos Adultos para a Melhoria do Desempenho das Crianças e O Tempo da Criança, sobre o modo como a criança vive o tempo.

Os temas foram escolhidos com base num mapeamento das demandas dos profissionais da escola, além das condições da região e o perfil das famílias. Ou seja, são todos relevantes mesmo. As preocupações que surgiram foram a nutrição infantil adequada, hábitos de higiene, gravidez na adolescência, contexto de agressividade na comunidade, sexualidade e inclusão social.

“Recebemos avaliações de satisfação muito positivas dos profissionais impactados e das gestoras da creche, que agora utilizarão também a nossa ferramenta de ensino a distância, a fim de otimizar o tempo dos profissionais envolvidos e também estreitar os períodos de contato”, diz a Dra. Fátima Rodrigues Fernandes, diretora do Instituto PENSI.

O objetivo agora é ampliar a escala deste projeto para creches de outras regiões da cidade. Fique ligado aqui no nosso site para acompanhar as novidades!

Autor: Equipe Sabará

Atualizado em: 25/7/2017