Principais referências do mundo em via aérea fazem cirurgia no Sabará

O suíço Philippe Monnier, o chileno Patricio Varela e o norte-americano Russell Jennings estiveram no Sabará Hospital Infantil no último sábado (5) para realizar cinco cirurgias de correção laringotraqueal e traqueomalácia. As cirurgias fizeram parte de um curso de via aérea pediátrica organizado pela médica do Sabará Hospital Infantil, Dra. Saramira Bohadana, e tiveram transmissão simultânea para cerca de 90 cirurgiões.

Os três médicos estrangeiros que atuaram nos procedimentos são referências mundiais no tema.

Já é a terceira vez que o Dr. Philippe Monnier, maior referência mundial em reconstrução de laringe e traqueia e especialista em via aérea infantil, realiza cirurgia no Sabará. O Dr. Patrício Varela é o maior cirurgião de via aérea pediátrica da América Latina e também já esteve diversas vezes no Hospital. Já o Dr. Russell Jennings, professor de Harvard e diretor do Centro de Tratamento de Esôfago e Vias Aéreas do Boston Children’s Hospital, veio pela primeira vez ao nosso Hospital.

“Este curso prático de cirurgia pediátrica das vias aéreas foi o melhor que já participei. Parabéns a Saramira Bohadana e seu time incrível por todos os preparativos. Obrigado a Dra. Beatriz Furlanetto por sua maravilhosa assistência em nosso complexo caso de reconstrução de vias aéreas e esôfago que durou mais de 10 horas. O nosso time de anestesia, com a Dra. Ana Carolina Ortiz, foi do mais alto calibre. Operar com a Dra. Saramira Bohadana e Dr. Patrício Varela foi um grande privilégio. Muitas felicidades a todo o time do Sabará Hospital Infantil e parabéns pelo ótimo resultado! Espero que possamos fazer isso novamente”, escreveu o Russell Jennings após os procedimentos.

O Programa de Via Aérea Complexa do Sabará Hospital Infantil é referência nacional na área, realizando cerca de 25 cirurgias de vias aéreas por mês.

Autor: Mariana Setubal

Atualizado em: 10/10/2019