Os desafios do enfermeiro pediatra e o uso da tecnologia como aliada da assistência são temas do 5º Congresso Sabará de Saúde Infantil

Abrimos o Simpósio de Enfermagem com a mesa de Tecnologia a favor da enfermagem. Foi discutido que hoje é possível aumentar a eficiência operacional com sistemas integrados e dashboards de acompanhamento que favorecem a segurança do paciente.

Diversos equipamentos podem ser integrados ao prontuário do paciente criando alertas e cruzando dados para obter informações em tempo real, otimizando a tomada de decisão e auxiliando na precisão da conduta. Desta forma, permite ao profissional uma assistência individualizada e centrada nas necessidades do paciente.

A mesa com o tema “Geração Alfa: os desafios do Enfermeiro Pediatra” trouxe grande contribuição aos ouvintes presentes. O ponto central de discussão foi os desafios enfrentados pelos profissionais diante dos conflitos e interações da equipe multidisciplinar com a criança/ família e o dilema entre preservar o princípio da autonomia do cuidado e a prática assistencial.

Na mesa “2020: ano da enfermagem” as palestrantes trouxeram panoramas mundiais das experiências do paciente e do profissional de enfermagem. Mostraram que ao “darmos voz” a cada um deles com transparência, as expectativas de ambos são atingidas e geram performance de excelência, alta qualidade e segura.

Para finalizar, a última mesa contemplou o tema “Lições aprendidas com a pandemia de COVID-19”. O tema foi debate entre o palestrante internacional Vidal Seegobin da Advisory Board e o infectologista Dr. Francisco Ivanildo de Oliveira Junior, gerente médico do Sabará Hospital Infantil, que apresentaram pontos relevantes de como foi o enfretamento da pandemia frente aos profissionais da saúde, instituições e à população em geral. Contribuíram com suas experiências e resultados relacionados a esse assunto tão atual e que tem gerado tantas incertezas.