Sujeirito e Poeiruda ganham vida nos corredores do Hospital Sabará

Conceito lúdico desenvolvido pelo Hospital, em conjunto com a parceira Sodexo,
ganha vida por meio de robôs de limpeza

 

Após o lançamento do Projeto Caçadores de Monstros, desenvolvido pelo Sabará Hospital Infantil, em conjunto com a Sodexo On-site Brasil, empresa responsável pelo serviço de higienização no Hospital, os monstrinhos Sujeirito e Poeiruda ganharam vida por meio de robôs de limpeza – nova tecnologia implantada para o serviço de higiene da Instituição.

Com o objetivo de divertir as crianças enquanto o piso é aspirado, os monstrinhos que, há um tempo, já vinham estampados nos uniformes e nos carrinhos da equipe de limpeza, agora podem ser encontrados nos corredores do Hospital. Os Caçadores de Monstros surgiram para conscientizar crianças e famílias sobre a importância da prevenção da infecção hospitalar, em alinhamento às estratégias de humanização da Instituição.

“Desde o nascimento do Projeto Caçadores de Monstros, sempre desejamos dar vida a eles em algum momento, para participarem efetivamente do processo de limpeza”, comenta a gerente de Apoio, Liliane Fernandes Soares. “Foi então que surgiu a ideia de usar estes robôs que aspiram o chão, aplicando os monstrinhos sobre ele”, declara a gerente.

A ação reforça o compromisso da Instituição de desenvolver cada vez mais projetos focados no público pediátrico, desta vez, com a implementação de mais uma tecnologia para o serviço de higiene, adaptada para divertir enquanto realiza a limpeza.

“O projeto do monstrinho robô é mais uma iniciativa que nasceu no Sabará, assim como o conceito dos Caçadores de Monstros. A Sodexo, desde o início, comprou nossa ideia e juntos passamos a pesquisar possíveis artesões que conseguissem nos atender de acordo com as premissas de controle de infecção do Hospital. Após um ano de buscas, tivemos a ideia de procurar um carnavalesco. Foi assim que nasceram o Sujeirito e a Poeiruda”, completa Liliane.

A Sodexo é parceira do Sabará Hospital Infantil na área de Alimentação desde 2014 e, em fevereiro de 2019, passou também a prestar serviços de Facilities, com foco na Higienização Hospitalar.

Sobre Sabará Hospital Infantil

É uma instituição sem fins lucrativos e braço assistencial da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, da qual faz parte também o Instituto PENSI, focado na realização de pesquisas e no ensino e treinamento de profissionais da saúde infantil. Possui um dos maiores e mais respeitados centros de atendimento pediátricos do Brasil e seu Pronto-Socorro está entre os maiores do mundo, sendo reconhecido pelo excelente atendimento ao paciente e pelo pioneirismo nesta área, desde sua inauguração em 1962.

Instalado em um moderno edifício de 17 andares na Avenida Angélica, em São Paulo, opera segundo o conceito de “Children’s Hospital”. Este modelo assistencial conta com expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas e atua com equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

Além de ser referência nacional em Qualidade e Segurança assistencial para tratamento de crianças, também está entre os melhores Hospitais exclusivamente pediátricos segundo a revista chilena América Economia em 2019.

O Sabará foi o primeiro hospital exclusivamente pediátrico no estado de São Paulo a conquistar a acreditação pela Joint Commission International, (JCI) – o mais importante órgão acreditador de qualidade de instituições de saúde no mundo. A primeira certificação ocorreu em 2013. Mais tarde, em duas novas ocasiões – 2016 e 2019 – o Hospital foi reacreditado, reforçando seu compromisso com a qualidade e com a prestação de cuidados de saúde segura e eficaz.