Sabará Hospital Infantil promove, pelo 2º ano consecutivo, a Campanha “Sabará contra as fake news na pediatria” - Hospital Sabará
 

Sabará Hospital Infantil promove, pelo 2º ano consecutivo, a Campanha “Sabará contra as fake news na pediatria”

Iniciativa tem o objetivo de evitar que as informações falsas sobre saúde

afetem a saúde das crianças

 

ABRIL, 2024 – Pelo segundo ano consecutivo, o Sabará Hospital Infantil, promove a campanha “Sabará contra as fake news na pediatria”.

 

As notícias falsas são repassadas e divulgadas de maneira imprecisa, tendo seu conteúdo modificado, sem a consulta de referências ou fontes com credibilidade. Pela facilidade e agilidade no acesso à informação, as redes sociais e as ferramentas de compartilhamento de conteúdo têm um poder enorme na propagação de fake news. Como o compartilhamento se dá de maneira quase que imediata, as fake news são muito difíceis de serem combatidas, causando graves consequências à saúde dos adultos e, consequentemente, das crianças.

 

Com o intuito de informar pais e responsáveis sobre os mais diferentes temas na saúde, a Campanha “Sabará contra as fake news na pediatria” usa as redes sociais para identificar as principais dúvidas no cuidado com as crianças. Esse ano, além de perguntas sobre intolerâcia alimentar, há questões sobre a interferência climática na saúde das crianças, vacinas, eficácia e efeitos colaterais, amamentação, alimentação, entre outras.

 

“Disseminar fake news causa um grande impacto na sociedade e, na área da saúde, além de gerar desinformação, pode dificultar, atrasar e  até atrapalhar um diagnóstico. Antes de tomar como verdade, as pessoas que consomem essas notícias transmitidas por redes sociais, blogs e outros meios relacionados à saúde, devem se certificar que as informações são validadas pelos órgãos competentes como o Ministério da Saúde, OMS ou Anvisa”, explica Dr. Thales Araujo de Oliveira, Gerente Médico responsável pelo Pronto-Socorro e pelo Centro de Excelência do Sabará Hospital Infantil.

Ao receber postagens ou mensagens sobre assuntos que possam impactar negativamente a saúde de outra pessoa,  algumas dicas como a verificação da fonte ou referência sobre o tema (checar a página em que a notícia está hospedada ajuda muito no entendimento de sua veracidade), a confirmação da data da divulgação (muitas vezes, são notícias antigas, que até já não condizem com o momento atual), a utilização de sites oficiais de checagem de notícias contribuem para evitar que as fake news se proapaguem e ainda promove uma comunicação consciente e responsável.

 

Sobre o Sabará Hospital Infantil 

 

O Sabará Hospital Infantil, localizado na cidade de São Paulo, é referência no atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos.  É o primeiro Hospital exclusivamente pediátrico a conquistar pela quarta vez consecutiva a acreditação pela Joint Comission International (JCI), um selo que assegura sua qualidade assistencial.

 

Fundado há 60 anos, o Sabará Hospital Infantil opera segundo o modelo de hospitais infantis americanos, os Children’s Hospitals, baseado na expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas, que conta com uma equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

 

Com uma equipe médica e assistencial altamente capacitada e um parque tecnológico moderno e completo, a Instituição está preparada para a realização de partos, quando há necessidade de intervenção cirúrgica imediata ao nascimento, e transplantes renais.

 

Seu foco em pediatria permite que a Instituição não só conheça as mais diversas doenças infantis, como também garante a expertise no diagnóstico e tratamento de doenças simples às mais raras e de difícil interpretação diagnóstica.

 

Para transformar a experiência da criança internada, conta com o Programa Child Life, composto por especialistas em desenvolvimento infantil. Por meio de atividades lúdicas, os profissionais se comunicam com a criança de acordo com seu desenvolvimento de linguagem e compreensão de mundo, facilitando, assim o seguimento do tratamento.

 

 

 

 

Sabará Hospital Infantil

Assessoria de Imprensa: Luciana Paim

luciana.paim@sabara.com.br

11 2155 9338 / 93351-2319

 

 

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual