Especialista do Sabará Hospital Infantil dá dicas sobre cuidados com crianças em viagens de final de ano - Hospital Sabará
 

  Especialista do Sabará Hospital Infantil dá dicas sobre cuidados com crianças em viagens de final de ano

 Especialista do Sabará Hospital Infantil dá dicas sobre cuidados

com crianças em viagens de final de ano

 

Com a proximidade das comemorações de fim de ano, muitas famílias já começam a se programar para passar as festas ou as férias, longe de casa. No entanto, com o aumento de casos de covid-19 e de doenças respiratórias, os pais devem estar ainda mais atentos às crianças.

 

De acordo com a Dra. Caroline Peev, pediatra e coordenadora do Pronto-Socorro do Sabará Hospital Infantil, as viagens, sejam elas curtas ou longas, são benéficas para as crianças, desde que a rotina delas seja respeitada.

 

Algumas semanas antes da viagem, é importante que a criança passe por seu pediatra de costume para verificar a saúde e atualizar a carteira de vacinação. Com isso, não há imprevistos na hora de ir para outro estado ou país que exigem determinadas vacinas. “Com tantos vírus circulando, principalmente os de doenças respirtatórias e covid-19, é importante observar se a carteira de vacinação está em dia: alerta para a meningocócica, pneumocócica, tríplice viral e tríplice bacteriana, Influenza A e B e as contra o covid-19”, explica a pediatra.

 

Para ajudar os pais nesse momento tão esperado do ano, Dra. Caroline dá algumas dicas importantes para quem vai viajar de avião, ônibus ou até de carro com os pequenos para  que todos aproveitem com muita alegria e segurança.

 

Vacinação

Ao escolher o destino da viagem, o primeiro passo é regularizar a carteira de vacinação. Entretanto, é importante verificar se o local para onde foi definida a viagem não exige alguma vacina específica, como de Febre Amarela, por exemplo. Para viagens internacionais, é necessário apresentar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).

 

Higiene

O covid-19 ainda não acabou. Por esse motivo, é importante manter todos os protocolos de higiene para segurança tanto dos pais quanto das crianças. Lave sempre as mãos com água e sabão ou higienize com álcool em gel antes de alimentar as criança, após usar o banheiro,  lugares com muita circulação de pessoas (como parquinhos de diversão) e claro, nos meios de transportes (ônibus, avião, trem, etc) .

 

Alimentação

Por conta de de intoxicação, é sempre bom levar água mineral e alimentos para a criança se alimentar durante a viagem. Dê preferência às frutas já cortadas, snack de frutas, biscoito de polvilho.  Cuidado com alimentos pesados, que não fazem parte dos hábitos da criança-  podem acabar causando como enjôo, náuseas e vômitos.

 

Proteção Solar

Esse quesito é imprescindível: o uso de protetor solar. Escolha o que for indicado para cada faixa etária, mas sempre acima de FPS acima de 30, conforme recomendação pediátrica.

 

Proteção contra mosquitos

O interior e a praia são locais que sempre têm muitos mosquitos. Algumas crianças podem ser alérgicas as picadas, por isso, utilizar repelentes é altamente recomendado. O ideal é usar o produto desde o entardecer e, caso o local tenha uma quantidade exagerada de insetos, vista a criança com calças e camisetas de manga longa.

A pediatra também aconselha que, durante a viagem, os pais e responsáveis levem sempre alguns brinquedos para que a criança se distraia e não fique estressada ou entediada durante o percurso. Atividades de pintura e de montagem também são boas opções para que elas passem o tempo.

 

Em caos de viagem de avião, se a criança estiver com sintomas de doenças respiratórias, o ideal é adiar a viagem por conta das dores de ouvido causadas pela pressão. “Se não for possível, é válido conversar com o pediatra da criança para levar uma maletinha de medicamentos para emergências”, afirma a Dra. Caroline.

 

 

Sobre o Sabará Hospital Infantil 

 

O Sabará Hospital Infantil, localizado na cidade de São Paulo, é referência no atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos.  É o primeiro Hospital exclusivamente pediátrico a conquistar acreditação pela Joint Comission International (JCI), um selo que assegura sua qualidade assistencial.

 

Fundado há 60 anos, o Sabará Hospital Infantil opera segundo o modelo de hospitais infantis americanos, os Children’s Hospitals, baseado na expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas, que conta com uma equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

 

Com uma equipe médica e assistencial altamente capacitada e um parque tecnológico moderno e completo, a Instituição está preparada para a realização de partos, quando há necessidade de intervenção cirúrgica imediata ao nascimento, e transplantes renais.

 

Seu foco em pediatria permite que a Instituição não só conheça as mais diversas doenças infantis, como também garante a expertise no diagnóstico e tratamento de doenças simples às mais raras e de difícil interpretação diagnóstica.

 

Para transformar a experiência da criança internada, conta com o Programa Child Life, composto por especialistas em desenvolvimento infantil. Por meio de atividades lúdicas, os profissionais se comunicam com a criança de acordo com seu desenvolvimento de linguagem e compreensão de mundo, facilitando, assim o seguimento do tratamento.

 

Sabará Hospital Infantil

Assessoria de Imprensa: Luciana Paim

luciana.paim@sabara.com.br

11 2155 9338 / 93351-2319

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual