Sabará Hospital Infantil é um dos poucos hospitais do país que realiza transplante renal e oferece tratamento especializado para DCR em crianças se adolescentes - Hospital Sabará
 

Sabará Hospital Infantil é um dos poucos hospitais do país que realiza transplante renal e oferece tratamento especializado para DCR em crianças se adolescentes

09 de março – Dia Mundial do Rim

Sabará Hospital Infantil é um dos poucos hospitais do país que realiza transplante renal e oferece tratamento especializado para DCR em crianças se adolescentes

 

 

MARÇO, 2023  Apenas 15 estados em todo o país realizam transplante renal pediátrico sendo que nem todos têm estrutura para fazer o procedimento em crianças com peso abaixo de 15kg.

 

Para a realização de transplantes, a instituição precisa ser credenciada pelo SNT (Sistema Nacional de Transplantes), do Ministério da Saúde. O Sabará Hospital Infantil possui essa autorização. Além disso, as equipes do Centro Cirúrgico, da UTI e de Nefrologia Pediátrica são capacitadas para realizar transplantes renais, possuindo ambulatório de pré-transplante renal aberto a crianças com doença renal crônica, habilitado a receber pacientes encaminhados por médicos de todo o país.

 

No Dia Internacional do Rim, (09 de março), que tem como principal objetivo conscientizar sobre a doença e reduzir o impacto da Doença renal crônica (DRC) o Sabará apresenta a história da pequena Júlia Pereira Correa, hoje com três anos.

 

Devido ao aumento da pressão durante a gravidez, Julia nasceu de 30 semanas. “Eu tive uma dor intensa e estava com 28 semanas e aí fiquei internada 10 dias até pegar uma infecção no colo do útero e acabei fazendo a cesárea às pressas, com 35 centímetros e 1.440 kg”, conta a mãe Juliana Silva Pereira.

 

Ao nascer, a pequena foi diagnosticada com insuficiência crônica e, por conta disso, tiveram que sair de Jundiaí (onde moravam há cinco anos) e retornar à São Paulo. Julia precisou passar por um procedimento chamado pielostomia (indicado no caso de alterações da ligação entre o ureter e o rim que se não tratado, pode levar à falência dos rins. No entanto, com 11 meses começou a dialisar e precisou ser internada às pressas. “Quando a Júlia teve essa piora, nós decidimos vir para o Sabará. Aqui, ela começou a fazer diálise peritoneal. A equipe nos treinou sobre como realizar o procedimento e tivemos alta”, conta a mãe.

 

A equipe de Nefrologia Pediátrica do Sabará Hospital Infantil é referência nacional em processos dialíticos (terapia de substituição da função renal) agudos, sendo um dos poucos centros do país a realizar diálise pelo método PRISMA, inclusive em recém-nascidos.

 

No final de 2021, Julia passou por intercorrências e por isso, precisou retornar ao hospital.  Para seu tratamento, houve a necessidade de mudar seu método de diálise de diálise peritoneal para hemodiálise, e, por seus vasos frágeis e pequenos, devido ao baixo peso e pouca idade, evoluiu com  trombose de veias importantes que viabilizam esta terapia. Nesta situação de urgência, foi colocada no começo da fila de transplante.

 

“A particularidade da Júlia é que ela não ficou bem em diálise peritoneal e acabou precisando de hemodiálise, e tromboses vasculares levando a este estágio de priorização. Ela nasceu com uma má formação grave dos rins e vias urinarias, já tinha perda acentuada da função renal, ficou quase um ano em tratamento conservador e então começou a dialisar”, explica a nefrologista pediátrica do Sabrará Hospital Infantil, Dra. Luiza Nascimento Ghizoni.

 

No dia 08 de fevereiro, Julia recebeu o novo rim. “A recuperação dela foi muito boa. Ela evoluiu muito bem, e agora está apenas em acompanhamento, não precisa de diálise porque está com o rim em boa função”, expica Dra Luiza.

 

Foram três meses de muita batalha e vitórias. Hoje Julia já está em casa e está se recuperando a cada dia. “Ela está ótima, já começou a dar uns passinhos e está gordinha”, explica a mãe.

 

“O cuidado e a dedicação são notados desde a auxiliar de limpeza, nutricionista, fisiatra, enfermagem, psicólogas, fisioterapia, pediatras até a equipe de nefrologistas. Me emociono porque cuidaram da Ju 100%, mas também de mim e da minha mãe. Confio na equipe 100% e amo do fundo do meu coração. Vocês têm um cuidado muito intenso conosco, até a alimentação é da forma que pedimos, o carinho das médicas e empatia. Amamos o Sabará,”afirma Juliana.

 

“Meu conselho para outras mães é que tudo vale a pena. Que tenhamos paciência porque Deus nunca nos abandona. E que toda equipe estará ao nosso lado para seguir este caminho difícil e farão o melhor sempre, foi o que senti e sinto!”, finaliza a mãe.

 

A DRC é uma doença silenciosa e é identificada a partir de alterações irreversíveis da função dos rins e das vias urinárias por mais de três meses. O Sabará Hospital Infantil, especializado no atendimento pediátrico, possui uma equipe multiprofissional composta por nefrologistas, pediatras pediatras em mais de 20 especialidades diferentes, urologistas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos preparada para o atendimento de crianças e adolescentes com alta complexidade como os com com doença renal crônica e toda a complexidade que ela traz consigo.

 

Sobre o Sabará Hospital Infantil  

 

O Sabará Hospital Infantil, localizado na cidade de São Paulo, é referência no atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos.  É o primeiro Hospital exclusivamente pediátrico a conquistar acreditação pela Joint Comission International (JCI), um selo que assegura sua qualidade assistencial.

 

Fundado há 60 anos, o Sabará Hospital Infantil opera segundo o modelo de hospitais infantis americanos, os Children’s Hospitals, baseado na expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas, que conta com uma equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

 

Com uma equipe médica e assistencial altamente capacitada e um parque tecnológico moderno e completo, a Instituição está preparada para a realização de partos, quando há necessidade de intervenção cirúrgica imediata ao nascimento, e transplantes renais.

 

Nosso foco em pediatria permite que a Instituição não só conheça as mais diversas doenças infantis, como também garante a expertise no diagnóstico e tratamento de doenças simples às mais raras e de difícil interpretação diagnóstica.

 

Para transformar a experiência da criança internada, conta com o Programa Child Life, composto por especialistas em desenvolvimento infantil. Por meio de atividades lúdicas, os profissionais se comunicam com a criança de acordo com seu desenvolvimento de linguagem e compreensão de mundo, facilitando, assim o seguimento do tratamento.

 

Do Pronto-socorro à alta complexidade. Sabará Hospital Infantil, o Hospital que mais entende de criança.

 

Sabará Hospital Infantil

Luciana Paim – Assessora de Imprensa

55 11 93351-2319/ 9 3351-2319

www.hospitalinfantilsabara.org.br

 

 

 

 

 

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual