Sabará Hospital Infantil alerta para casos de coqueluche no município de São Paulo - Hospital Sabará
 

Sabará Hospital Infantil alerta para casos de coqueluche no município de São Paulo

De janeiro a maio foram registrados 32 casos da doença, provavelmente em decorrência da baixa cobertura vacinal

 

MAIO, 2024 – O aumento dos casos de coqueluche está gerando preocupação entre os órgãos de saúde. De acordo com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) do município de São Paulo, até 07/05/2024, foram registrados 32 casos, um aumento de quatro vezes em relação a todo o ano de 2023.

 

A coqueluche, também conhecida por tosse comprida, é causada pela bactéria Bordetella pertussis. É uma doença infecciosa aguda transmitida por via respiratória e altamente contagiosa. A doença afeta principalmente crianças com até um ano de idade.

 

Os principais sintomas da coqueluche são: tosse seca e prolongada, podendo haver vômitos, febre e falta de ar que, em alguns casos, pode levar à falta de oxigenação no sangue. “Em estados mais críticos, a coqueluche pode causar pneumonia, convulsões, comprometimento do sistema nervoso central e até mesmo o óbito”, explica Dr. Francisco Ivanildo de Oliveira, gerente médico e infectologista do Sabará Hospital Infantil.

 

Segundo a UNICEF, cerca de 1,6 milhão de crianças em todo o país não receberam as doses da vacina tríplice bacteriana (DPT) entre 2019 e 2021. Esta vacina, que protege contra coqueluche, difteria e tétano, possui uma alta eficácia e é administrada em três doses aos dois, quatro e seis meses, com reforços aos 15 meses e aos quatro anos. Além das crianças, a vacina contra a coqueluche também está indicada para profissionais da saúde e para gestantes, a partir da 20ª semana de gestação, com a finalidade de proteger os recém-nascidos. “O aumento da doença está relacionado provavelmente à baixa adesão à vacinação em todos os grupos”, explica o infectologista.

 

“O Sabará atua em parceria com os órgãos oficiais de saúde como uma unidade sentinela para detecção de casos de coqueluche. Nesse momento, não há um surto no estado, mas devemos estar atentos ao aumento de casos, que vem sendo verificado também em outros países”, explica o Dr. Francisco.

 

O especialista aponta ainda que a vacinação é a melhor estratégia para combater a doença. “Os pais devem levar seus filhos à UBS mais próxima para receber a vacina, que é gratuita, e evitar que a doença prolifere. Também é fundamental ampliar a vacinação entre as gestantes”, explica Dr. Francisco.

 

Sobre o Sabará Hospital Infantil   

 

O Sabará Hospital Infantil, localizado na cidade de São Paulo, é referência no atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos.  É o primeiro Hospital exclusivamente pediátrico a conquistar acreditação pela Joint Comission International (JCI), um selo que assegura sua qualidade assistencial.

 

Fundado há mais de 60 anos, o Sabará Hospital Infantil opera segundo o modelo de hospitais infantis americanos, os Children’s Hospitals, baseado na expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas, que conta com uma equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

 

Com uma equipe médica e assistencial altamente capacitada e um parque tecnológico moderno e completo, a Instituição está preparada para a realização de partos, quando há necessidade de intervenção cirúrgica imediata ao nascimento, e transplantes renais.

Seu foco em pediatria permite que a Instituição não só conheça as mais diversas doenças infantis, como também garante a expertise no diagnóstico e tratamento de doenças simples às mais raras e de difícil interpretação diagnóstica.

 

Para transformar a experiência da criança internada, conta com o Programa Child Life, composto por especialistas em desenvolvimento infantil. Por meio de atividades lúdicas, os profissionais se comunicam com a criança de acordo com seu desenvolvimento de linguagem e compreensão de mundo, facilitando, assim o seguimento do tratamento.

 

Do Pronto-socorro à alta complexidade. Sabará Hospital Infantil, o Hospital que mais entende de criança.

 

 

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual