Sabará e PENSI criam curso para famílias de crianças cardiopatas - Hospital Sabará

Sabará e PENSI criam curso para famílias de crianças cardiopatas

Evento inédito vai reunir profissionais de diversas especialidades para troca de conhecimento

São Paulo, abril de 2017 – O Sabará Hospital Infantil e o Instituto PENSI realizam no próximo dia 3 de junho o “I Encontro sobre cardiopatias congênitas para famílias e crianças cardiopatas”. Inédito, o evento tem o objetivo de reunir profissionais de diversas especialidades para troca de informações e experiências em linguagem acessível para público leigo.

“A programação é totalmente pensada para as famílias que tem interesse em entender tudo sobre as cardiopatias congênitas. Vamos abordar todos os aspectos desta condição num encontro especial, unindo todas as pontas desse círculo de cuidados que envolve tanto os familiares, como as crianças”, explicam as médicas responsáveis pelo encontro, Dra. Beatriz Furlanetto, cirurgiã cardiovascular, e Dra. Grace van Leeuwen Bichara, cardiologista pediátrica, ambas do Sabará Hospital Infantil.

Para participar do evento, os interessados podem acessar o site ensinosabara.org.br, onde estão disponíveis a lista de palestras, bem como o acesso para inscrição.

Cardiopatias Congênitas

As cardiopatias congênitas são os problemas de coração que uma criança pode apresentar antes mesmo de nascer, durante a gestação.  A incidência deste tipo de condição é de 1 para cada 100 nascimentos.

No mundo, a cada ano, nascem 130 milhões de crianças. Dessas, 1 milhão nasce com cardiopatia congênita e 280 mil morrem no período neonatal, sendo que 250 mil não tiveram acesso a diagnóstico e tratamento. (Fonte: Lawn,2005)

No Brasil existem cerca de 23 mil novos casos de doenças cardíacas a cada ano, que precisam receber algum tipo de atenção, atendimento e tratamento médico.

As doenças cardíacas podem ser simples com boa evolução, mas também podem ser graves com risco de morte. A falta de informação e orientação para as famílias resulta em maior dificuldade para alcançarem o tratamento adequado para estas crianças.

No Brasil, as anomalias congênitas constituem a segunda causa de mortalidade infantil, determinando 11,2% destas mortes.

Vários estudos relatam que o sistema cardiovascular é o mais afetado por malformações congênitas, associadas ou não a outras malformações.

“I Encontro sobre cardiopatias congênitas para famílias e crianças cardiopatas”

Data: Data: 03/06/2017

Local: HMC – Higienópolis Medical Center, Rua Mato Grosso, 306 – Higienópolis, São Paulo

Informações: ensino@sabara.com.br / (11) 2155-9378

Inscrições: https://goo.gl/T5sCeS

Valor: R$ 50,00

Sobre Hospital Infantil Sabará

O Sabará é uma instituição sem fins lucrativos e braço assistencial da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, da qual faz parte também o Instituto PENSI, focado na realização de pesquisas e no ensino e treinamento de profissionais da saúde infantil.  É um dos maiores e mais respeitados centros de atendimento pediátricos do Brasil, reconhecido pelo excelente atendimento ao paciente e pelo pioneirismo nesta área, desde sua inauguração em 1962.

Instalado em um moderno edifício de 17 andares na Avenida Angélica, em São Paulo, opera segundo o conceito de “Children’s Hospital”. Este modelo assistencial conta com a retaguarda em todas as especialidades pediátricas e atua com equipe multiprofissional integrada e de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

Em 2013 o Hospital recebeu seu primeiro selo de acreditação pela Joint Commission International, principal agência reguladora de instituições de saúde no mundo. Em 2016 o Sabará foi reacreditado, reforçando seu compromisso com a qualidade e com a prestação de cuidados de saúde segura e eficaz.

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual