Puberdade precoce e o uso de telas Endócrinopediatra do Sabará Hospital Infantil explica sobre os riscos do uso prolongado de telas por crianças - Hospital Sabará
 

Puberdade precoce e o uso de telas Endócrinopediatra do Sabará Hospital Infantil explica sobre os riscos do uso prolongado de telas por crianças

Puberdade precoce e o uso de telas

Endócrinopediatra do Sabará Hospital Infantil explica sobre os riscos do uso prolongado

de telas por crianças

Março, 2023 – A puberdade é um estado natural do corpo humano que, por consequência de alterações hormonais,  tende a se apresentar a partir dos 8 anos de idade em meninas e 9 anos em meninos.

Entretanto, as crianças estão entrando nessa fase cada vez mais cedo. Ganho de peso, consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e sedentarismo estão entre as principais causas. No entanto, um outro fator tem chamado a atenção dos pesquisadores.

De acordo com o resultado de uma pesquisa apresentada durante a 60ª Reunião Anual da Sociedade Europeia de Endocrinologia Pediátrica, a puberdade precoce pode estar sendo estimulada pela alta exposição às telas.

“Estudos mostram que a luz azul das telas diminui a produção de melatonina, hormônio que está relacionado ao ciclo do sono. A menor produção de melatonina pode ser um sinal para o corpo de que já está na hora de entrar na puberdade. Além disso, o ganho de peso e a ansiedade que podem estar associados ao excesso no uso de telas também alteram a produção de determinados hormônios como a leptina e a serotonina, que podem ocasionar a puberdade de forma precoce”, explica a endocrinopediatra do Sabará Hospital Infantil, Dra. Paula Baccarini.

A especialista aponta ainda que, devido ao isolamento durante o período pandêmico, as crianças passaram a se alimentar de forma menos saudável, gerando outros dois efeitos colaterais que também alteram os hormônios: “o estresse e a ansiedade também são fatores que podem adiantar o início da puberdade”, diz a endocrinopediatra.

O ideal é que a criança mantenha uma rotina com hábitos saudáveis de vida, com atividade física, sono adequado e alimentação natural com consumo reduzido de produtos industrializados. Isso naturalmente já reduz o tempo livre para uso de telas. “ É importante lembrar que a criança aprende com o exemplo dos pais. Então é fundamental que o controle do tempo de tela seja de toda a família e não apenas da criança,”explica Dra. Paula.

É importante lembrar que há algumas ações não são possíveis de evitar, como tarefas escolares. Por isso, a dica da especialista é que se faça o controle de telas durante o tempo de lazer. “Criar rotinas de como hábito de leitura, brincadeiras recreativas, jogos de tabuleiro, desenho, quebra-cabeças. Além disso, usar o final de semana para reunir a família fora de casa, se possível em contato com o sol e a natureza podem ajudar”, sugere.

Caso os pais identifiquem sinais que sugiram indícios de uma puberdade precoce tais como: aparecimento do broto mamário, desenvolvimento de pelos pubianos, crescimento acelerado, acne, eles devem procurar um endocrinologista pediátrico que fará o diagnóstico correto, identificará a causa e avaliará a necessidade de tratamento.

 

 

É considerado precoce a puberdade que surge antes dos 8 anos em meninas e dos 9 anos em meninos; e atrasada, a puberdade que tem início após os 13 anos em meninas e após os 14 anos, em meninos.

 

Por esse motivo, só um especialista está apto a avaliar o risco de adiantamento da menstruação e da parada precoce do crescimento, com prejuízo da altura final da criança, além de considerar riscos psicossociais associados à puberdade precoce. Se necessário, indicará tratamento para bloquear, por um tempo, o desenvolvimento puberal.

 

 

Sobre o Sabará Hospital Infantil 

 

O Sabará Hospital Infantil, localizado na cidade de São Paulo, é referência no atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos.  É o primeiro Hospital exclusivamente pediátrico a conquistar pela quarta vez consecutiva a acreditação pela Joint Comission International (JCI), um selo que assegura sua qualidade assistencial.

 

Fundado há 60 anos, o Sabará Hospital Infantil opera segundo o modelo de hospitais infantis americanos, os Children’s Hospitals, baseado na expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas, que conta com uma equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

 

Com uma equipe médica e assistencial altamente capacitada e um parque tecnológico moderno e completo, a Instituição está preparada para a realização de partos, quando há necessidade de intervenção cirúrgica imediata ao nascimento, e transplantes renais.

 

Seu foco em pediatria permite que a Instituição não só conheça as mais diversas doenças infantis, como também garante a expertise no diagnóstico e tratamento de doenças simples às mais raras e de difícil interpretação diagnóstica.

 

Para transformar a experiência da criança internada, conta com o Programa Child Life, composto por especialistas em desenvolvimento infantil. Por meio de atividades lúdicas, os profissionais se comunicam com a criança de acordo com seu desenvolvimento de linguagem e compreensão de mundo, facilitando, assim o seguimento do tratamento.

 

Sabará Hospital Infantil

Assessoria de Imprensa: Luciana Paim

luciana.paim@sabara.com.br

11 2155 9338 / 93351-2319

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual