Nem tudo é Covid-19 - Doenças respiratórias em crianças aumentam nessa época do ano - Hospital Sabará
 

Nem tudo é Covid-19 – Doenças respiratórias em crianças aumentam nessa época do ano

Nem tudo é Covid-19 – Doenças respiratórias em crianças aumentam nessa época do ano

 

O índice de crianças em Pronto-Socorro e unidades de internação pediátricos tem aumentado gradativamente desde o começo do ano. Entretanto, diferente do que muitas pessoas possam imaginar, a maior procura não é por causa do SARS-CoV-2, e sim, por outras infecções respiratórias virais, muito comuns nessa época do ano.

No Sabará Hospital Infantil, especializado no atendimento de crianças de 0 a 17 anos, em fevereiro desse ano em comparação com o mês anterior foi observado um aumento de 185% do número de atendimentos de bronquiolite no PS e de 254% nas internações. Estes números, embora ainda 33% e 40% inferiores a fevereiro de 2020, se aproximam ao registro de 2019.

“O aumento de casos de bronquiolite já é esperado a partir do final de fevereiro e habitualmente o pico de casos ocorre entre março e maio. O aumento de casos de bronquiolite reflete a redução das medidas de distanciamento social, incluindo o retorno às escolas, que aumenta a transmissão do vírus sincicial respiratório, principal causa da bronquiolite”, explica o gerente médico e infectologista do Sabará Hospital Infantil, Dr. Francisco Ivanildo de Oliveira.

 

Pacientes com Bronquiolite atendidos no PS e internados

 Em relação aos casos de Sindrome Gripal/Resfriados, nos meses de janeiro e fevereiro de 2021 houve um aumento de casos, equivalente aos mesmos meses de 2019.

 

Pacientes com Síndrome Gripal/Resfriados atendidos no PS

 “Verificamos um aumento, a partir de janeiro, no atendimento de crianças com doenças respiratórias de uma forma geral. O que percebemos é que esse aumento aconteceu um pouco mais cedo do que o habitual”, explica Dr. Francisco.

O especialista afirma que é importante proteger as crianças das infecções virais, mas que os pais não precisam entrar em pânico em relação ao Coronavírus em crianças. “Vários estudos mostram que as crianças habitualmente apresentam formas mais leves de infecção e as escolas não são os principais focos de transmissão de Covid-19 sendo que, a maior frequência de transmissão acontece na comunidade”, afirma Dr. Francisco.

 

Sobre o Sabará Hospital Infantil 

 

O Sabará Hospital Infantil, localizado na cidade de São Paulo, é referência no atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos.  É o primeiro Hospital exclusivamente pediátrico a conquistar acreditação pela Joint Comission International (JCI), um selo que assegura sua qualidade assistencial.

 

Fundado há 60 anos, o Sabará Hospital Infantil opera segundo o modelo de hospitais infantis americanos, os Children’s Hospitals, baseado na expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas, que conta com uma equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

 

Com uma equipe médica e assistencial altamente capacitada e um parque tecnológico moderno e completo, a Instituição está preparada para a realização de partos, quando há necessidade de intervenção cirúrgica imediata ao nascimento, e transplantes renais.

 

Seu foco em pediatria permite que a Instituição não só conheça as mais diversas doenças infantis, como também garante a expertise no diagnóstico e tratamento de doenças simples às mais raras e de difícil interpretação diagnóstica.

 

Para transformar a experiência da criança internada, conta com o Programa Child Life, composto por especialistas em desenvolvimento infantil. Por meio de atividades lúdicas, os profissionais se comunicam com a criança de acordo com seu desenvolvimento de linguagem e compreensão de mundo, facilitando, assim o seguimento do tratamento.

 

Do Pronto-socorro à alta complexidade. Sabará Hospital Infantil, o Hospital que mais entende de criança

 

Sabará Hospital Infantil

Luciana Paim – Assessora de Imprensa

55 11 2155 9338 / 93351-2319

www.hospitalinfantilsabara.org.br

 

 

 

 

Open chat
Cuidador Virtual