Instituições se unem pela valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente
São Paulo, julho de 2016 – Duas tradicionais instituições de saúde de São Paulo anunciaram nesta quarta-feira (13 de julho) uma parceria para promover o fortalecimento do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). O acordo, firmado entre a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês (SBSHSL) e a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, quer destacar a importância do documento e torná-lo mais presente no cotidiano de crianças e adolescentes, inclusive durante os períodos de atendimento e internação hospitalar.
A data para o anúncio foi escolhida em função da comemoração dos 26 anos do ECA. Lançado em 1990, o Estatuto tem por objetivo garantir às crianças e adolescentes o direito de crescerem em um ambiente de liberdade e respeito. A participação da SBSHSL neste trabalho ocorrerá por meio do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, que desde 2008 faz a gestão do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, da Prefeitura de São Paulo. Já a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, participa por meio de seus braços assistenciais – Hospital Infantil Sabará, um dos maiores hospitais exclusivamente pediátricos reconhecido pela excelência e pioneirismo há mais de 50 anos – e de pesquisa – Instituto PENSI focado na realização de pesquisas, ensino e treinamento de profissionais da saúde infantil, além de projetos sociais.
“A saúde está entre os direitos fundamentais previstos pelo Estatuto, ao lado do nascimento e desenvolvimento sadio, alimentação, educação, profissionalização, cultura, lazer, esporte e à convivência familiar e comunitária. Como hospital de referência no atendimento pediátrico na rede pública de São Paulo, o Menino Jesus colocará seu conhecimento e estrutura a serviço desta causa”, afirma Dra. Pubenza Lopes, diretora adjunta do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus.
“O direito da criança e do adolescente sempre permeou nossa atuação tanto no atendimento ao paciente dentro do Hospital Sabará como nos projetos sociais aos quais se dedica o Instituto PENSI. Essa parceria vem ao encontro de nossa missão como Fundação, cujo objetivo é influenciar a sociedade a cuidar das crianças do Brasil”, acrescenta Dra. Fátima Rodrigues Fernandes, pediatra e diretora executiva do Instituto PENSI.
O movimento encabeçado pelas instituições, com o apoio das Secretarias Estadual e Municipal da Saúde, além das Sociedades Brasileira e Paulista de Pediatria, já tem programada uma série de ações de conscientização sobre o ECA. Essas iniciativas serão lançadas durante o 3º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil, que ocorrerá entre os dias 15 a 17 de setembro, em São Paulo.