Hospital Infantil Sabará implanta projeto de alimentação lúdica

Para estimular a aceitação de alimentos saudáveis, refeições são apresentadas em pratos coloridos, divertidos e saborosos

São Paulo, março de 2015Uma iniciativa do Hospital Infantil Sabará, em parceria com a Sodexo, tornou as refeições mais divertidas e atraentes para as crianças usando alimentos saudáveis que atendem às suas necessidades nutricionais.

Implantada no fim do ano passado, a inciativa é pioneira no Brasil e oferece uma apresentação lúdica dos pratos servidos às crianças em período intra-hospitalar, com aparência alegre e divertida.

O projeto, chamado de Kids by Sodexo, é uma oferta pioneira no segmento de Saúde, voltada para crianças entre 2 e 7 anos, e possui 15 diferentes pratos elaborados por cozinheiros que recebem treinamento específico e preparam as refeições com base na prescrição médica de cada paciente.

A nutricionista clínica da Sodexo visita cada criança, identifica as preferências alimentares junto aos pais e o cardápio é adequado e definido conforme as informações recebidas. As refeições são servidas sempre no desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. No caso dos lanches, as crianças recebem as “Caixinhas Kids”, que revelam o personagem desenhado no alimento apenas quando aberta.

Ingredientes selecionados

Feitos com pãezinhos, verduras, legumes, arroz, omeletes e hambúrgueres, entre outros ingredientes, o menu pode ser apresentado em formato de girafa, carrinho, boneco, jardim encantado, coelho, balão e até personagens de desenhos animados.

“As divertidas preparações estimulam a aceitação da criança, fazendo com que o momento da alimentação funcione como um recurso terapêutico, já que apresentamos novos ingredientes e sabores que se relacionam com a aparência do prato. Assim como nós, as crianças também ‘comem com os olhos’”, explica Fernanda Rabelo dos Santos, supervisora de nutrição do Hospital Infantil Sabará.

Integrando a proposta lúdica do projeto, as copeiras da Sodexo, responsáveis pela entrega das refeições, usam uniformes e utensílios coloridos e leves, além de bandejas com desenhos e pinturas no fundo que despertam o interesse da criança. “Nosso objetivo é despertar o interesse em experimentar um novo alimento, mesmo durante um período de internação curto”, analisa Regina Menezes, coordenadora técnica da área de Saúde da Sodexo

O cuidado do Kids by Sodexo se estende ao período pós-internação pois, no momento da alta da criança, os pais recebem orientação para que os cuidados alimentares se prolonguem em casa.

Para complementar a nova abordagem de nutrição, o Hospital Sabará e a Sodexo planejam evoluir com o projeto fazendo a sua interação com outras atividades como teatro, fantoches e músicas, para a estimulação de hábitos mais saudáveis no dia a dia das crianças. A implantação de um cardápio teen, especialmente para o público jovem e o desenvolvimento de escolha de cardápio de refeição voltado para os acompanhantes também deve acontecer neste ano.

 

Sobre o Hospital Infantil Sabará

O Hospital Infantil Sabará, instalado em um moderno edifício de 17 andares na avenida Angélica, no Centro da capital paulista, opera segundo o conceito dos “Children’s Hospital”. Este modelo assistencial conta com a retaguarda em todas as especialidades pediátricas, tais como Neurologia, Nefrologia, Cardiologia, Oncologia, Ortopedia, Urologia, Gastroenterologia, Cirurgia Pediátrica e Anestesia, num modelo multidisciplinar integrado e altamente resolutivo de atenção à criança. Atendimentos pediátricos especializados, em que crianças e adolescentes podem se consultar de forma integral e integrada junto a um grande time de especialistas transdisciplinares, também são oferecidos em 19 Centros de Excelência em Pediatria.

O Sabará é o primeiro hospital exclusivamente pediátrico no Estado de São Paulo a conquistar a acreditação do Joint Comission International (JCI) – mais importante órgão certificador dos serviços de instituições de saúde no mundo. A acreditação é um instrumento que avalia desde a estrutura hospitalar às práticas de gerenciamento e cuidados com o paciente, garantindo o tratamento adequado e a assistência necessária em todos os âmbitos. Para atender às exigências das metas internacionais e estar no mesmo patamar de instituições que possuem um padrão internacional em saúde, o Hospital Infantil Sabará investiu mais de R$ 4 milhões e passou por um rigoroso processo de avaliação que abrange mais de 1,3 mil itens em todos os serviços como atendimento, gestão, infraestrutura e qualificação profissional.

 

Sobre a Sodexo On-site

No Brasil, atuando nessa área há 35 anos, com 35,5 mil colaboradores e cerca de duas mil unidades operacionais, a Sodexo trabalha para oferecer as melhores opções em Serviços On-site – Alimentação e Facilities Management. Tem ampla gama de serviços integrados e atende a clientes de segmentos como: Bases Remotas, Corporativo, Indústrias, Educação e Saúde.

A empresa possui atuação em todo o território nacional. Por oito vezes, foi eleita no prêmio Top of Mind Fornecedores de RH, na categoria Serviços de Alimentação Coletiva, e oito vezes ao Top Hospitalar, da ITMidia, que é o mais importante do setor Médico-Hospitalar no País.