Fundação José Luiz Egydio Setúbal

A Fundação José Luiz Egydio Setúbal é uma Instituição sem fins lucrativos que nasceu tendo como missão trabalhar pela saúde infantil em diversas frentes, entendendo a saúde não como uma oposição à doença, mas como bem-estar da pessoa na dimensão biopsicossocial.

A Instituição atua por meio de seu braço assistencial com o Hospital Infantil Sabará e também realizando atividades de Ensino e Pesquisa e projetos sociais na área de saúde da criança e do adolescente por meio do Instituto PENSI.
A história da Fundação começa em 2005, quando o Dr. José Luiz Egydio Setúbal adquiriu o controle do Sabará, com a meta transformar o tradicionalíssimo pronto-socorro num hospital completo.

Em 2006, ocorreu a mudança do status jurídico do Sabará: de Sociedade Anônima para Fundação. Essa foi considerada a melhor alternativa para unir as demandas empresariais aos ideais humanitários desse novo grupo. Em 2010 foi efetivada a transformação da instituição em Fundação Hospital Infantil Sabará, organização de interesse público sem fins lucrativos, o que impulsionou o início efetivo de várias atividades de ensino e pesquisa.

Em 2013 a Fundação passou a ser denominada José Luiz Egydio Setúbal. Foi neste ano que ela ganhou novo desenho organizacional, com dois focos de atuação: o de Assistência, representado pelo Hospital Infantil Sabará, e o de Ensino, Pesquisa, Projetos Sociais e Voluntariado, exercidos por meio do Instituto PENSI.

Autor: Equipe Sabará

Atualizado em: 23/3/2017