Festa de aniversário contagia pais e cuidadores

 

Passar o aniversário em hospital não é o desejo de nenhum paciente, ainda mais quando se trata da comemoração do primeiro ano de vida. Mas o dia 6 de outubro de 2019 já ficou marcado na vida de Gustavo Tucan, internado no Sabará Hospital Infantil há pouco mais de uma semana, e de seus pais – Camile Tucan e Silvio Andrade Gomes -, além dos avós e tias que estiveram presentes na UTI no Hospital.

Com o tema de “Os Vingadores” enfeitando o quarto e vestindo fantasia do Super-Homem, a comemoração deixou todos muito emocionados no quarto, especialmente porque já era plano dos pais fazerem uma festinha em casa. “Mesmo com a saúde delicada do Gustavo, essa internação nos pegou de surpresa. Iríamos fazer uma simples comemoração em casa, apenas com avós e tios. Receber esse tipo de carinho aqui no Sabará mostra uma preocupação que vai além do tratamento. Esse cuidado nos deixa muito satisfeitos e certamente ainda mais o Gustavo”, disse a mãe, emocionada.

As festas de aniversário no Sabará são organizadas pela Hospitalidade e contam com decoração nas portas dos quartos, painel com decoração escolhida pela família – colocado dentro do apartamento, balão metalizado em alusão ao aniversário e bolo e refrigerante ou suco. “As médicas do meu filho – Dras. Maria Carolina e Adriana – ficaram sabendo que o Gustavo faria aniversário no domingo e falaram que tínhamos que fazer uma comemoração. Foi uma ação muito especial, que emocionou a todos da família que vieram neste dia. Só tenho a agradecer todo esse carinho”, contou Camile.

Nascido em 6 de outubro de 2018, tão logo veio ao mundo Gustavo Tucan foi encaminhado para um tratamento especial para avaliação de seu globo ocular. A criança nasceu com microftalmia sindrômica tipo 3, caracterizada pela ocorrência de uma anormalidade no globo, uma doença rara (1 a cada 10 mil nascimentos) e que atingiu os dois olhos da criança. A mãe, Camile, conta que a restrição de crescimento do bebê foi detectada na 16ª semana de gestação, mas apenas na semana 19 foi verificado que as órbitas oculares de Gustavo eram menores, quando foi conhecida por médicos de outro hospital as dificuldades para formação.

 

No Sabará

Nascido com 34 semanas, Gustavo foi para casa pela primeira vez após 8 meses de internação, em 10 de junho desse ano, com serviço de Home Care. Porém, no dia 24 do mesmo mês acaba se internando no Sabará Hospital Infantil pela primeira vez, vítima de uma infecção urinária. Foi uma internação de um mês, já que os médicos precisavam conhecer o histórico clínico de Gustavo. “O preparo do corpo clínico para entender todo o caso foi marcante e mostra o avanço do Hospital no tratamento da criança”, contou Camile.

Autor: Roberto Lima

Atualizado em: 10/10/2019