Enfermeiro Navegador – um diferencial na hora do atendimento

A humanização do atendimento é fundamental para adesão ao tratamento. Quando se trata de criança com doença de tratamento complexo, esse acompanhamento é ainda mais importante.

No Sabará Hospital Infantil – especializado no atendimento de crianças – esse primeiro passo com o paciente e seus pais é realizado pela equipe de enfermagem navegadora. Você já ouviu falar nesse profissional?

Desenvolvido nos Estados Unidos e implantado em diversos países da Europa, a Navegação de Pacientes é uma novidade no Brasil e o Sabará Hospital Infantil é um dos precursores na implantação desse serviço na Pediatria inclusive voltado para melhorar a experiência da criança durante sua jornada dentro da instituição, garantindo assim, mais aderência ao plano de cuidados.

É esse profissional quem coordena e acompanha a organização da jornada do paciente, além de ser um elo entre a família e o Hospital, facilitando o andamento do tratamento e promovendo a integração entre os diversos profissionais envolvidos no tratamento. 

“Realizamos uma primeira entrevista com o paciente, por teleatendimento, onde conseguimos entender as necessidades individuais e estabelecemos um vínculo inicial com a família, nos tornando um elo durante sua passagem e tratamento, dentro e fora do Hospital Infantil Sabará.” explica a Supervisora de Práticas Assistenciais e Navegação, Eloá Padilha.

Entre as funções do enfermeiro navegador está a identificação de todas as barreiras que que possam afetar o entendimento e ou a adesão ao tratamento sejam elas psicológicas, social, financeiras e estruturais. 

O Sabará Hospital Infantil conta com o Programa de Navegação no Centro de Excelência em Alta Complexidade para os Serviços de Terapia Fetal e Neonatal, Neurologia, Cardiologia e Aerodigestivo, acompanhando os pacientes críticos em cada etapa do tratamento, ampliando a sua aderência ao plano de cuidados.

Autor: Equipe Sabará

Atualizado em: 11/9/2020