ECMO Team viaja o mundo - Hospital Sabará

ECMO Team viaja o mundo

 

A Dra. Grace Bichara, Coordenadora do Departamento de Cardiologia do Sabará Hospital Infantil, deu aula no curso mais importante da América Latina sobre ECMO – Curso ECMO VA e VV ELSO – Clínica las Condes, em Santiago, Chile, no final de abril.

O curso reuniu docentes especialistas em ECMO de diversas partes do mundo, como Estados Unidos, França, China, Bélgica, Colômbia, Peru, entre outros.  “Foi um privilégio participar deste time de educadores e levar o nome do nosso hospital a um evento tão importante”, disse a Dra. Grace.

Em maio, nosso time de cardiologia também esteve no 52º Encontro Anual da Association for European Paediatric and Congenital Cardiology em Atenas, Grécia.

Congresso de Perfusão

Caio Martins, perfusionista do Sabará Hospital Infantil, esteve no Congresso Internacional AMSECT (American Society of Extracorporeal Technology) realizado na Califórnia, Estados Unidos, de 28 de abril a 1º de maio.

Co-coordenador do programa de ECMO do Sabará, Caio é biomédico, perfusionista, professor do curso de circulação extracorpórea e especialista em cirurgia cardíaca pediátrica. “É muito importante estar atualizado, ouvindo profissionais que são referência na área e trazer todo este aprendizado a prática no Sabará”, contou Caio.

 

O que é ECMO?

A ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea) funciona como um coração artificial e um pulmão artificial para o paciente, usando um circuito de tubos, bomba, oxigenador e aquecedor que fica instalado fora do corpo. A sofisticada tecnologia imita a função natural do coração e dos pulmões, permitindo que o paciente poupe esses órgãos enquanto a cura acontece.

Pode ser utilizada em pós-operatório de cirurgia cardíaca, doenças pulmonares graves, quadros de insuficiência cardíaca, trauma ou infecção grave, entre outros.

 

ECMO Team

O ECMO Team conta com 16 médicos especialistas em ECMO, além de vasta equipe multidisciplinar com neurologistas, nefrologistas, cirurgiões pediátricos, nutrólogos,  nutricionistas, fisioterapeutas, otorrinolaringologistas e perfusionistas.

Autor: Mariana Setubal

Atualizado em: 24/5/2018