Covid-19 – Manejo na Infância

No ano de 2020 tivemos que nos ajustar a uma nova realidade decorrente da pandemia do Coronavírus e com isto uma nova pauta se apresentou na saúde mundial.

Profissionais da saúde de todas as nações vem desde o início se mobilizando para entender melhor sobre esta doença, em especial nas crianças. Nesta mesa do Congresso tivemos uma oportunidade ímpar de aprender como se realiza um atendimento seguro, sem disseminação do vírus e de qualidade com a assistência prestada da criança e do adolescente no Hospital Sabará.

Desde o início da pandemia, houve uma atenção totalmente voltada a estes pacientes, com modificação estrutural e com fluxos direcionados do pronto socorro do hospital, tendo como base protocolos internacionais e a orientações da Comissão de Infecção Hospitalar da Instituição. Outro componente de grande relevância em todo este processo, foi a inclusão dos atendimentos por telemedicina reduzindo o tempo de permanência e o fluxo do paciente no PS.

Posteriormente esta mesa foi coroada com as palestras da Regina Grigolli Cesar que de forma brilhante abordou doença inflamatória multissistêmica causada pelo Covid-19 ,ressaltando a fisiopatologia, critérios diagnósticos , e o que podemos esperar desta criança do ponto de vista clinico, com complicações praticamente em todos os órgão (em especial, pulmão, coração e cérebro) levando a disfunção do miocárdio, síndrome do desconforto respiratório agudo , acidente vascular cerebral , e distúrbios de coagulação. E a importância de um diagnóstico, intervenção e tratamento precoce nestes casos.

Com todas as informações recebidas por meio destas palestras, onde se conciliou a ciência e a pratica clínica, com certeza, nós pediatras nos beneficiamos muito com todo este aprendizado, e será um diferencial no atendimento do nosso próximo paciente com COVID-19.