Centros de Excelência e Serviços / Programa de diagnóstico precoce da surdez

Sobre o programa

O programa visa o atendimento de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos com suspeita ou diagnóstico confirmado de perda auditiva. A audição é um sentido vital para o desenvolvimento da comunicação humana. Desde o nascimento é possível diagnosticar perdas auditivas em bebês, o que é essencial para o início de um tratamento precoce. O tratamento precoce no caso da surdez é fundamental para o bom desenvolvimento, e a demora para em procurar ajuda especializada pode trazer consequências irreversíveis à criança.

Hoje em dia é oferecido nas maternidades o “teste da orelhinha” (Emissões otoacústicas). Este exame é realizado antes da alta do bebê, tendo um número considerável de falsos negativos. Se o exame der negativo ou duvidoso, não quer dizer necessariamente que a criança tem alguma perda auditiva. Porém, isso gera muita ansiedade nos pais que querem tirar a dúvida o mais rápido possível. O programa de diagnóstico precoce da surdez do Hospital Sabará, vem ajudar estes pais a terem acesso rápido à médicos especialistas e exames audiológicos de qualidade.

 

Tel:  11 993041430

 

Procedimentos realizados

 

  • Consulta com médicos otorrinolaringologistas especialistas em surdez

 

  • Exames audiológicos infantis objetivos

São exames que conseguem detectar a presença de perda auditiva e medir a sua gravidade de forma objetiva, ou seja, sem depender da resposta ativa da criança. Isso é importante para bebês que não conseguem realizar um exame de audiometria:

    • Exame de emissões otoacústicas
    • Exame de BERA ou PEATE (Potenciais evocados auditivos do tronco encefálico) com sono natural: realizado até 6 meses de idade, é indicado para bebês que falharam na triagem auditiva neonatal (teste da orelhinha) ou tem fatores de risco para surdez.
    • Exame de BERA ou PEATE (Potenciais evocados auditivos do tronco encefálico) com anestesia: exame mais completo, que avalia a audição com medida de limiares auditivos em várias frequências. Indicado para bebês com alteração no teste da orelhinha e/ou no exame de BERA com sono natural.