Programa Avançado de Reabilitação Intestinal - Hospital Sabará
 
Centros de Excelência e Serviços / Programa Avançado de Reabilitação Intestinal

Programa Avançado de Reabilitação Intestinal

Algumas doenças do trato digestivo da criança a impedem de ingerir ou absorver o mínimo necessário de nutrientes e líquidos para manter seu crescimento adequado. Esta situação é denominada Insuficiência Intestinal.

A maioria das crianças nesta situação depende de suporte nutricional através da veia, chamado de nutrição parenteral.

O cuidado destas crianças é complexo e necessita de equipe multidisciplinar pediátrica, com foco em Reabilitação Intestinal, para planejar um tratamento individualizado e ajustado ao caso de cada paciente.

A Reabilitação Intestinal é o conjunto de cuidados especializados, clínicos e cirúrgicos, com o objetivo de promover adaptação intestinal ao paciente em Falência Intestinal, reduzindo ou suspendendo a necessidade de suporte nutricional pela veia, resgatando a capacidade intestinal de digerir e absorver os nutrientes necessários.

Os objetivos do Programa Avançado de Tratamento da Insuficiência Intestinal (PATII) são reduzir e, quando possível, suspender o uso da nutrição parenteral, prevenir a necessidade de transplante de intestino ou multivisceral, tornando sua indicação precisa apenas para aqueles pacientes sem possibilidades de permanecer em reabilitação intestinal, e prevenir a ocorrência das complicações relacionadas à doença e sua mortalidade.

Central de Agendamento

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual