O que esperar - Hospital Sabará
 
Centros de Excelência e Serviços / Programa de Cardiopatias Congênitas

O que esperar

Avaliação inicial

O primeiro passo é ser atendido no centro de excelência, onde o cardiologista pediátrico irá perguntar sobre a história clínica da criança, desde a gestação, incluindo o histórico familiar, e irá realizar o exame clínico.

Além disso, os parâmetros vitais como pressão arterial, saturação de oxigênio e frequência cardíaca serão mensurados.

Serão solicitados exames complementares básicos como eletrocardiograma, radiografia de tórax  e ecocardiograma.

Avaliação complementar

Se necessário, a investigação diagnóstica será completada com exames mais avançados como angiotomografia, ressonância nuclear magnética, holter e cateterismo cardíaco, entre outros. A escolha dos exames mais adequadas é realizada de forma individualizada.

Procedimentos e Cirurgias

Cada caso é avaliado minuciosamente por todo o time de especialistas para que se decida qual o melhor procedimento ou cirurgia a ser realizado, além da decisão de qual o melhor momento para que seja feito.

As cardiopatias congênitas, além do acompanhamento clínico, podem necessitar para o seu tratamento de procedimentos eletrofisiológicos, intervenção percutânea (por cateterismo cardíaco) ou cirurgia cardíaca.

O Sabará Hospital Infantil possui profissionais capacitados e equipamentos para a realização de qualquer tipo de procedimento ou cirurgia.

Seguimento a médio e longo prazo

As cardiopatias congênitas requerem acompanhamento durante toda a vida, em especial as que necessitaram de tratamento invasivo.

A equipe do Programa de Cardiopatias Congênitas vai acompanhar o paciente durante todas as fases da vida, incluindo avaliação especializada para realização de atividade física e cardiologia preventiva. Os pacientes com coração univentricular (ventrículo único), hipertensão pulmonar/ Síndrome de Eisenmenger e os adultos com cardiopatias congênitas também tem atendimento direcionado e especializado.

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual