Centros de Excelência e Serviços / Departamento de Oncologia

Visão geral

A expertise do grupo de profissionais do Departamento de Oncopediatria (Oncologia Pediátrica) do Sabará Hospital Infantil está à disposição da criança e do adolescente com câncer todos os dias, 24 horas por dia.

Nossos oncologistas atuam sempre em equipe multiprofissional, o que é fundamental, por exemplo, em casos de tumores cerebrais em que é necessária a participação da nossa equipe de neurocirurgiões pediátricos. Além disso, em todo o processo de tratamento da criança, do diagnóstico à reabilitação, entram em cena não somente médicos de outras especialidades do Hospital, mas também outros profissionais, como psicólogos, entre outros.

Como o Sabará tem como foco a criança, com um grande corpo clínico com formação e experiência com o público infantil, temos como responder a qualquer necessidade que surja enquanto tratamos o seu filho, já que a interação entre os profissionais é facilitada.

Além disso, contamos com recursos de última geração para exames complementares e calibramos nossos equipamentos para uso exclusivo em crianças. Este refinamento é especialmente importante nos exames de imagem radiológicos, uma vez que os protocolos pediátricos utilizam menores doses de radiação, o que evita efeitos adversos tardios da exposição repetitiva a este agente carcinogênico.

 

Alguns dos serviços que oferecemos:
– Atendimento de pronto-socorro em pediatria geral com retaguarda de oncologista 24h.

– Internação em apartamentos individuais.

– Biópsias por agulha e à céu aberto, aspirado de medula óssea, punção lombar diagnóstica.

– Cirurgias de diversos portes e graus de complexidade, inclusive minimamente invasivas, para a remoção de todos os tipos de tumores.

– Testes de diagnóstico molecular feitos por patologistas para identificar o tipo de tumor.

– Diagnóstico por imagem: radiografia simples, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia.

– Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

– Quimioterapia venosa, intratecal, intramuscular, subcutânea e oral.

– Terapia com laser para prevenção e suporte de mucosite durante o tratamento quimioterápico.

Autor: Mariana Setubal

Atualizado em: 31/3/2020