Centros de Excelência e Serviços / Núcleo de Megacólon e Anomalias Anorretais

Núcleo de Megacólon e Anomalias Anorretais

O Núcleo de Megacólon e Anomalias Anorretais trata crianças e adolescentes entre zero e 18 anos nascidos com doenças congênitas que afetam o trato gastrointestinal, comprometendo a eliminação fisiológica das fezes e que necessitam de intervenções cirúrgicas para o seu tratamento.

As Anomalias Anorretais constituem um grupo de má-formações congênitas da formação anatômica do seguimento mais distal do intestino grosso (reto e ânus), incluindo o posicionamento anormal ou ausente do ânus na prega glútea e a possibilidade de comunicações anômalas do trato gastrointestinal ao genitourinário. O Megacólon Congênito ou Doença de Hirschsprung, por sua vez, constitui outra anomalia congênita onde células, fundamentais na função contrátil do intestino, estão ausentes comprometendo a adequada eliminação das fezes e gerando quadro de obstrução intestinal funcional já desde o nascimento.

O Núcleo visa ao tratamento integral desses pacientes, restaurando a anatomia do trato gastrointestinal e eliminação fisiológica das fezes, corrigindo as comunicações anômalas do mesmo aos outros sistemas e contribuindo para a integração social dessas crianças.

Autor: Dra. Giselle Machado Campos de Oliveira - CRM: 137340

Atualizado em: 27/12/2018