Impacto da doença - Hospital Sabará
 
Centros de Excelência e Serviços / Programa de Cardiopatias Congênitas

Impacto da doença

Qual é o impacto na qualidade de vida?

Embora a capacidade de exercício possa ser limitada, a maioria das pessoas leva uma vida normal ou quase normal. Para lesões mais complexas, as limitações são comuns. Algumas crianças com doença cardíaca congênita apresentam atraso no desenvolvimento ou outras dificuldades de aprendizagem.

Qual é o impacto social / financeiro dos defeitos cardíacos congênitos?

O sucesso do tratamento requer cuidados altamente especializados. A doença cardíaca congênita grave requer recursos financeiros extensos dentro e fora do hospital. As crianças com atraso no desenvolvimento também precisam de recursos da comunidade e da escola para alcançar uma boa adaptação.

Qual é o impacto da doença cardíaca congênita nas famílias?

A presença de uma cardiopatia congênita grave, muitas vezes resulta em uma enorme pressão emocional e financeira sobre as famílias jovens em um momento muito vulnerável. A educação do paciente / família é uma parte importante do enfrentamento bem-sucedido.

Quais os riscos adicionais?

Ter uma Cardiopatia Congênita aumenta o risco de desenvolver outras doenças, como Hipertensão Pulmonar, Arritmias, Endocardite Infecciosa e Insuficiência Cardíaca Congestiva.

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual