Centros de Excelência e Serviços / Núcleo de Extrofia de Bexiga

Núcleo de Extrofia de Bexiga

O Núcleo de Extrofia de Bexiga é destinado ao tratamento de uma anomalia de altíssima complexidade. A extrofia de bexiga ocorre por uma falha de fechamento da parede abdominal inferior e vesical no feto, que se estende até a genitália, comprometendo inclusive o fechamento do arco ósseo pélvico. Pode ocorrer tanto no sexo masculino como no sexo feminino e requer conhecimento, habilidade e vivência da equipe cirúrgica que a trata para que o melhor resultado cirúrgico seja atingido. O núcleo oferece tratamento especializado de alto nível, por um grupo multiprofissional dedicado ao tema.

O núcleo tem participação multidisciplinar:

Urologia pediátrica – diagnóstico e reconstrução cirúrgica do aparelho urinário e genital da criança.

Ortopedista pediátrico – reconstrução da alteração óssea presente nos pacientes portadores de extrofia.

Enfermagem – orientação nos cuidados pós-operatórios, manejo da incontinência urinária, conhecimento de derivações urinárias incontinentes e continentes.

Psicologia – suporte emocional para pais e pacientes com diagnóstico deste tipo de anomalia.

São atendidos casos transferidos ao nosso Hospital logo após o nascimento ou mesmo no pré-natal se ocorrer o diagnóstico prévio.

O Núcleo atende pacientes desde a idade de recém-nascido até os 18 anos. O paciente do Núcleo faz acompanhamento a longo prazo até a fase adulta quando se completa todo e seu desenvolvimento.

Os pacientes portadores de extrofia de bexiga necessitam de múltiplos procedimentos cirúrgicos para a correção da anomalia, o que torna necessário um centro que acompanhe cada etapa do tratamento com todos os recursos para diagnóstico, exames necessários ao acompanhamento e equipamentos adequados para tratamento.

 

Autor: Dr. Jovelino Quintino de Souza Leão - CRM: 52789

Atualizado em: 05/2/2019