Nossos serviços - Hospital Sabará
 
Centros de Excelência e Serviços / Nossos serviços

Nossos serviços

O Hospital Infantil Sabará é o único que oferece o serviço de eletroencefalograma exclusivamente para crianças.

Realizamos o encefalograma em pacientes internados no Hospital (à beira do leito em que a criança está) e também em crianças que não estão internadas, que fazem parte do público externo.

Atualmente, oferecemos 3 horários de exames e é interessante que os pais vejam as recomendações pré-exame antes de agendar. Essa dica é importante porque, uma das orientações, é que a criança chegue para fazer o exame com sono, então é bom que os pais analisem qual horário para o exame se encaixa melhor com a vontade da criança em tirar uma soneca.

O exame contribui no diagnóstico de problemas como epilepsia, convulsões febris e não-febris, e movimentos atípicos que a criança de qualquer idade esteja apresentando em situações diversas, dormindo ou não.

Na véspera do agendamento, uma pessoa da nossa equipe procura tirar todas as dúvidas dos responsáveis pelo paciente. Nesse contato, também transmite orientações essenciais para tornar o procedimento mais confortável para a criança e com mais chances de ser 100% bem-sucedido.

Durante o exame EEG, o essencial é que a criança fique tranquila e adormeça. Pensando nisso, além de um ambiente acolhedor, acreditamos que a presença dos pais ou mesmo dos avós na sala de exame junto com a criança, permite que ela fique à vontade. Eles podem se deitar juntos na cama enquanto o procedimento é feito, ou o bebê pode permanecer no colo dos pais enquanto toma mamadeira, por exemplo.

O profissional que realiza o exame não fica na sala, ele acompanha tudo em um ambiente isolado para que sua presença não provoque qualquer tipo de receio na criança.

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual