Centros de Excelência e Serviços / Departamento de Pneumologia

Visão geral

 

As doenças respiratórias representam a principal causa de procura ao atendimento médico desde o período neonatal até a adolescência.

O Departamento de Pneumologia do Sabará cuida de bebês com dificuldades respiratórias, que apresentem displasia broncopulmonar, apneia e sibilância nos primeiros anos de vida. Entre os casos mais comuns atendidos por nossos pneumologistas estão desde pneumonias e faringites, que persistem por todo o ano, e doenças como a asma. Estamos prontos para fornecer suporte para casos dentro ou fora desse espectro, sejam eles mais brandos ou de maior complexidade.

Criança não é adulto pequeno

Por ser exclusivamente pediátrico, o Sabará proporciona uma visão global do paciente, tratando-o como o “ser” criança que é. Nossas equipes de médicos de diversas especialidades cultivam um intenso diálogo a respeito dos cuidados com nossos pacientes, sempre com a premissa de que estão lidando com um ser em transformação – a criança – e que, por isso, possui características especiais, não devendo ser reduzida a um “adulto pequeno”.

Muitas das medicações utilizadas em adultos não podem ser dadas às crianças, por exemplo. E a dosagem difere muito, não é apenas dar “metade da dose” que um adulto receberia. As doenças que afetam as crianças também podem diferir bastante, mesmo que com sintomas semelhantes aos dos adultos, e representar maior gravidade. E toda a equipe do Sabará possui formação para lidar com essas diferenças.

 

Por que um Hospital exclusivamente pediátrico?

A característica de ser voltado exclusivamente à criança e ao adolescente permite ao Departamento ter uma visão única do ser em desenvolvimento e crescimento, com todas as suas peculiaridades.

Nossos especialistas com treinamento especializado no cuidado de bebês e crianças com doenças pulmonares oferecem avaliação e tratamento abrangentes para pacientes que tenham desde uma doença respiratória comum da infância até anormalidades pulmonares que necessitem de suporte à vida com ventilação mecânica e procedimentos cirúrgicos.

Aqui também é possível encontrar ajuda para distúrbios respiratórios crônicos, e fornecemos uma ampla gama de serviços para garantir que as crianças atinjam seu potencial máximo nas atividades do dia a dia.

 

Nossos diferenciais

No Sabará, dispomos de áreas para cuidados hospitalares, desde os quadros emergenciais (Pronto-socorro), cuidados de terapia intensiva (UTI), unidades de internação, serviços diagnósticos laboratoriais e de imagem, apoio nutricional, fisioterápico e psicologia.

Para garantir que seu filho receba os tratamentos mais modernos e eficazes para qualquer que seja a doença respiratória, os pneumologistas pediátricos do Sabará trabalham em permanente intercâmbio com outras especialidades, como otorrinolaringologia, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia e setores de cuidados intensivos.

Todos os nossos pneumologistas são também pediatras. Sempre temos à disposição um pneumologista de cobertura para o atendimento de casos nos pacientes que são internados, tanto na Unidade de Internação quanto na UTI do Sabará Hospital Infantil. Todos os profissionais também atendem no Centro de Excelência, o serviço ambulatorial do Hospital Sabará.

Desse modo, há grande integração entre ambos os serviços, com continuidade do tratamento após uma internação, reavaliações após alta hospitalar quando necessário e também o inverso, o uso do hospital para exames ou para compensação clínica quando o paciente já faz acompanhamento no Centro de Excelência.

Cerca de 43% dos pacientes atendidos no Pronto-Socorro do Sabará apresentam doenças respiratórias. Na UTI são 57%. O grande volume confere aos nossos médicos massa crítica e acúmulo de experiência para lidar com estes casos. Além disso, temos uma equipe de fisioterapia pediátrica e neonatal, especialista no cuidado de recém-nascidos, bebês, crianças e adolescentes até 18 anos. A fisioterapia respiratória é indicada para quadros em que o bebê e a criança apresenta desconforto respiratório, como cansaço, tosse, falta de ar, normalmente causado por doenças como asma, bronquiolites e pneumonias, ou mesmo uma gripe mais forte, que ocasiona um acúmulo de secreção que a criança normalmente não consegue eliminar sozinha. A equipe atua por 24 horas na UTI e por 17 horas diariamente na Unidade de Internação.

 

Autor: Dr. Raí André Silva Watanabe - CRM: 144572

Atualizado em: 09/3/2020