Centros de Excelência e Serviços / Departamento de Ortopedia

Informações para pais e familiares

O que é um Ortopedista Pediátrico?

O ortopedista pediátrico é o melhor treinado e mais experiente médico para avaliar adequadamente e tratar problemas músculo-esqueléticos (osso, articulação ou músculo) em uma criança que ainda está crescendo. Isso inclui de recém-nascidos até os adolescentes.

 

Qual é o tipo de treinamento que o Ortopedista Pediátrico tem?

O ortopedista pediátrico é um cirurgião formado em ortopedia que optou por cuidar das crianças como foco de sua prática médica. A natureza única do cuidado médico e cirúrgico das crianças é aprendida com o treinamento avançado e experiência prática. Eles são médicos que têm:

• Graduação em uma escola de medicina (seis anos de formação)

• Graduação em um programa aprovado de residência de cirurgia ortopédica (normalmente três anos)

• Treinamento complementar adicional de subespecialidade em ortopedia pediátrica (tipicamente um ano)

 

Que tipo de problemas o Cirurgião Ortopedista Pediátrico trata?

Os problemas musculoesqueléticos da criança são diferentes dos de um adulto. Como as crianças ainda estão crescendo, a resposta do corpo a lesões, infecções e deformidades pode ser muito diferente do que seria visto em uma pessoa adulta.

Ás vezes, o que se pensa ser um problema em uma criança é apenas uma variação de crescimento que irá resolver com o tempo. Um bom exemplo disso é a marcha com os pés voltados um para o outro em uma criança.

Alguns dos problemas que as crianças têm com seus ossos e articulações devido ao crescimento nem sequer ocorrem em adultos. A avaliação e o tratamento de uma criança é geralmente completamente diferente do adulto – mesmo para um problema igual.

Crianças com problemas pediátricos complexos são melhor gerenciadas por uma equipe médica especializada em cirurgia. Os cirurgiões ortopédicos pediátricos diagnosticam, tratam e controlam problemas musculoesqueléticos das crianças, tais como:

  • Deformidades dos membros e da coluna vertebral observadas no nascimento ou mais tarde na vida (pé torto, escoliose, diferenças de comprimento dos membros)
  • Anormalidades da marcha (crianças que mancam)
  • Ossos fraturados
  • Infecções e tumores ósseos ou articulares
  • Crianças portadoras de paralisia cerebral

 

O cirurgião Ortopedista Pediátrico:  cuidados especiais para crianças

As crianças não são apenas adultos pequenos. Elas nem sempre podem dizer o que está incomodando, ou responder a perguntas médicas, ou ser paciente e cooperativo durante um exame médico. Cirurgiões ortopédicos pediátricos sabem como examinar e tratar as crianças de forma a ajudá-las a serem relaxadas e cooperativas.

Eles também compreendem a preocupação dos pais que têm uma criança com um problema músculo-esquelético e eles têm experiência em se comunicar com familiares ansiosos.

A maioria dos cirurgiões ortopédicos pediátricos são treinados com os problemas das crianças e suas particularidades em mente. Equipamentos especialmente concebidos, brinquedos disponíveis, vídeos e materiais de leitura: todos ajudam a criar um ambiente confortável e não ameaçador para a criança.

 

Autor: Mariana Setubal

Atualizado em: 26/6/2017