Centros de Excelência e Serviços / Departamento de Nutrologia

Visão geral

A nutrição é fundamental para a manutenção da boa saúde. As crianças estão em fase de crescimento, e por este motivo, uma boa nutrição na infância garante o bom crescimento e desenvolvimento, além de prevenir muitas doenças que podem acontecer na vida adulta.

 

Criança não é adulto pequeno

Crianças saudáveis em fase de crescimento apresentam necessidades nutricionais diferentes dos adultos. Quando ficam doentes a demanda por nutrientes altera-se. Aqui, de modo especial, o pediatra nutrólogo pode fazer a diferença, auxiliando tanto diminuindo a chance de complicações, como promovendo uma recuperação mais rápida.

Muitas vezes as crianças apresentam alterações em seu desenvolvimento que dificultam a alimentação adequada. Avaliar a necessidade de alguma alternativa nutricional para favorecer a recuperação do paciente, considerando suas aptidões e deficiências também é papel do pediatra nutrólogo. A participação da família nas discussões é importante fator para determinar a melhor estratégia nutricional para o paciente.

A Nutrologia é uma especialidade que pode atuar em conjunto com outras especialidades pediátricas, uma vez que a nutrição é importante para diferentes órgãos e tecidos.

Autor: Dra. Rosana Tumas - CRM: 78442

Atualizado em: 31/3/2020