Centros de Excelência e Serviços / Departamento de Nefrologia

Visão geral

A nefrologia é uma especialidade pediátrica que cuida do trato urinário (trato urinário superior: rins e trato urinário inferior e bexiga) de pacientes pediátricos de 0 a 18 anos, sendo que em alguns casos o diagnóstico de uma doença renal ou urológica pode ser realizado ainda no período gestacional.

No Sabará Hospital Infantil, o paciente pediátrico encontra no mesmo lugar todo o atendimento necessário para a detecção e tratamento das alterações nefrológicas, desde atendimentos ambulatoriais até casos mais graves com necessidade de diálise ou transplante. Com equipe médica apta para atender em diversas áreas de atuação, o tratamento de infecção do trato urinário, hipertensão arterial (pressão alta) e terapias de substituição renal (diálise e transplante renal) são algumas das áreas de atuação do Departamento de Nefrologia.

Pensando no paciente com doença renal crônica, que ocorre quando os rins não funcionam de maneira adequada, o setor de Diálise Peritoneal, trabalha em parceria com o Centro de Transplantes do Hospital com o objetivo de garantir qualidade de vida e recuperação adequada para os pequenos pacientes. A diálise peritoneal é a melhor maneira de dialisar pacientes pediátricos e pode ser realizada em sua própria residência, por cuidadores que são capacitados por equipe médica e de enfermagem altamente qualificada e especializada em nefrologia pediátrica.

O nosso Centro de Transplante possui ambulatório de pré-transplante onde as crianças são preparadas para o transplante renal, além de ambulatório de pós-transplante. O procedimento é realizado no centro cirúrgico do Hospital por cirurgiões altamente qualificados, com grande experiência, que além do Sabará operam também no Hospital do Rim e Hipertensão, considerado o maior centro transplantador do mundo. O processo de acompanhamento do paciente não se encerra após a cirurgia do transplante renal em si. Após a a cirurgia o paciente deve ter acompanhamento médico no ambulatório de pós-transplante e receber medicamentos específicos para evitar a rejeição do rim. Geralmente, em um caso sem complicações, a alta ocorre uma semana após a cirurgia. A recuperação é rápida e geralmente sem problemas.

Depois do pós-operatório, o acompanhamento da criança transplantada renal deve ser pelo resto da vida. Durante um mês as consultas são realizadas duas vezes por semana. Após este período as consultas passam a ser quinzenais. Os transplantados mais antigos passam em consulta no ambulatório de pós-transplante a cada três meses. Recomendamos que a criança transplantada evite esportes de contato como lutas marciais para não sofrer qualquer trauma no rim.

 

Criança não é adulto pequeno

A função renal (taxa de filtração glomerular) varia conforme a faixa etária e somente o pediatra com especialização em nefrologia pediátrica é capaz de interpretar de maneira adequada os resultados dos exames laboratoriais e fazer um diagnóstico preciso da doença renal. Nos casos em que há insuficiência renal aguda, somente o nefrologista está habilitado e capacitado para indicar e prescrever a terapia de substituição renal adequada (hemodiálise ou diálise peritoneal), além de auxiliar na adequação das doses de todas as medicações que o paciente necessita.

Mesmo os valores de pressão arterial, que são bem definidos nos adultos, na infância variam conforme a idade, sexo e estatura do paciente. E, embora existam tabelas, que são extremamente importantes e auxiliam o pediatra no diagnóstico da hipertensão arterial (pressão alta), somente o nefrologista tem expertise suficiente para realizar investigação diagnóstica e tratamento adequados.

O nefrologista pediátrico inicia seu aperfeiçoamento em pediatria geral, tendo assim condições de analisar e evitar terapêuticas que possam comprometer o desenvolvimento físico, psíquico e social do paciente.

 

Nossos diferenciais

A experiência de nossos especialistas na atuação fora e dentro do Hospital proporciona facilidades no acompanhamento de nossos pacientes.

O contato próximo com os pediatras gerais permite uma confiança mútua para o cuidado continuado e integral. A equipe de nefrologia pode ser contatada pelos profissionais do Sabará em casos de urgência ou em caso de qualquer dúvida. Essa disponibilidade é importantíssima para garantir a qualidade do tratamento.

A cobertura da equipe à distância funciona nos 365 dias do ano para realização de avaliações presenciais, de procedimentos dialíticos ou para a realização de transplante renal.

Os processos e fluxos de atendimento são desenhados para o adequado suporte multiprofissional, em especial de enfermagem, que é de vital importância para o serviço de hemodiálise e no pós transplante imediato.

O serviço utiliza protocolos atualizados, próprios, baseados em condutas reconhecidas internacionalmente.  A nossa proposta de cuidados é a mesma validada nos países do mundo onde a nefrologia tem grande expressão e reconhecimento. Como exemplo temos o protocolo de PRISMA, que é o mesmo utilizado nos grandes centros de hemodiálise. Vale ressaltar que os profissionais médicos fazem atualizações constantes a nível internacional objetivando a manutenção de atendimento aos nossos pacientes em nível de excelência.

Ao mesmo tempo que temos o conhecimento e as facilidades estruturais necessárias para o acesso a medicações de alto custo fornecidas pelo governo, temos habilidade para orientar o uso dos tratamentos mais modernos disponíveis em relação a tecnologias, terapias dialíticas ou de imunossupressão para transplante renal.

Autor: Dra. Maria Cristina Andrade - CRM: 55067

Atualizado em: 29/3/2020