Centros de Excelência e Serviços / Departamento de Nefrologia

Situações mais comuns

Sintomas

Edema

Inchaço

Hipertensão arterial

Pressão alta

Baixa estatura

Deformidade óssea

Oligúria

Hematúria

Urina com sangue

Urina com espuma

Dor ao urinar

Disúria

Incontinência urinária

 

Doenças

Nefrites

Pressão alta

Hipertensão

Doença renal crônica

Infecção urinária

Infecção do trato urinário

Enurese

Enurese noturna

Xixi na cama

Incontinência urinária

Perda urinária

Cistite

Pielonefrite

Síndrome nefrótica

Síndrome nefrítica

Calculo renal

Pedra no rim

Pedra nos rins

Cólica renal

Nefrolitíase

Transplante renal

Transplante de rim

Itu

Anemia

Doença do metabolismo mineral e ósseo da doença renal crônica

Espuma na urina

Hematúria

Urina com sangue

Sangue na urina

Malformação rena

Displasia renal

Válvula de uretra posterior

Refluxo vesico-ureteral

Insuficiência renal

Doença renal crônica

Transplante de rim

Transplante renal

 

Procedimentos

Dialise peritoneal aguda

Dialise peritoneal ambulatorial

Hemodiálise aguda

Prisma (hemodiálise lenta continua)

Transplante renal

 

Programas

Programa de Doença Renal Crônica – DRC (terapia de substituição renal: diálise e transplante e tratamento conservador)

O programa de DRC foi criado para prestar assistência ao paciente com doença renal crônica desde os estágios iniciais, com objetivo de retardar a progressão da doença com adequação da dieta e uso de medicamentos até as terapias de substituição renal.

No programa de dialise peritoneal ambulatorial, que é a terapia dialítica mais indicada para os pacientes pediátricos, os cuidadores são capacitados para realização da diálise em sua própria residência por enfermeira especializada em nefrologia pediátrica. O acompanhamento médico é mensal e, quando necessário, 24 horas por dia, por telefone.

O transplante renal é considerado a melhor terapia de substituição renal, e o Centro de Transplante do Sabará Hospital Infantil conta com uma equipe altamente especializada em transplantes renais, com ambulatórios específicos de pré e pós transplante. A cirurgia é realizada no Hospital por cirurgiões capacitados em transplante, com respaldo de uma moderna UTI pediátrica.

Núcleos

Núcleo de Glomerulopatias (Síndrome Nefrótica e Nefrítica)

Este núcleo visa atender pacientes com glomerulopatias e realiza um tratamento completo e de excelência, desde a consulta, diagnóstico (histológico ou molecular quando necessários) e tratamento baseado nas melhores evidências científicas.

Núcleo de Infecção do Trato Urinário

Tem como objetivo tratar as infecções urinárias de repetição e incontinência urinária, que são situações extremamente importantes e que impactam de forma significativa a qualidade de vida de nossas crianças. Além disso, as infecções urinárias podem estar relacionadas com malformações congênitas, como refluxo vesico-ureteral ou outras displasias renais. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem fazer toda a diferença no desenvolvimento do paciente, evitando inclusive outras doenças no futuro.   

Núcleo de Lesão Renal Aguda

Este núcleo tem foco nos pacientes pediátricos de alta complexidade. Dispõe de uma equipe multiprofissional altamente qualificada, composta por médicos nefrologistas pediátricos e enfermeiros capacitados em terapia dialítica (diálise peritoneal, hemodiálise convencional e terapia hemodialítica contínua: PRISMA), nutricionistas, psicólogos, entre outros profissionais. O Sabará Hospital Infantil possui o respaldo de uma moderna e plenamente equipada UTI pediátrica.

O serviço de terapia dialítica conta com equipamentos de última geração (PRISMA), atendendo desde recém-nascidos até adolescentes com insuficiência renal aguda.

 

Clínicas

Clínica de Hipertensão Arterial

Os nefrologistas desta clínica estão aptos a realizar o diagnóstico e oferecer tratamento adequado para pacientes com hipertensão arterial na infância e adolescência, baseados nas últimas diretrizes e evidências desta área.

Autor: Dra. Maria Cristina Andrade - CRM: 55067

Atualizado em: 29/3/2020