Situações mais comuns - Hospital Sabará
 
Centros de Excelência e Serviços / Departamento de Nefrologia

Situações mais comuns

Sintomas

Edema

Inchaço

Hipertensão arterial

Pressão alta

Baixa estatura

Deformidade óssea

Oligúria

Hematúria

Urina com sangue

Urina com espuma

Dor ao urinar

Disúria

Incontinência urinária

 

Doenças

Nefrites

Pressão alta

Hipertensão

Doença renal crônica

Infecção urinária

Infecção do trato urinário

Enurese

Enurese noturna

Xixi na cama

Incontinência urinária

Perda urinária

Cistite

Pielonefrite

Síndrome nefrótica

Síndrome nefrítica

Calculo renal

Pedra no rim

Pedra nos rins

Cólica renal

Nefrolitíase

Transplante renal

Transplante de rim

Itu

Anemia

Doença do metabolismo mineral e ósseo da doença renal crônica

Espuma na urina

Hematúria

Urina com sangue

Sangue na urina

Malformação rena

Displasia renal

Válvula de uretra posterior

Refluxo vesico-ureteral

Insuficiência renal

Doença renal crônica

Transplante de rim

Transplante renal

 

Procedimentos

Dialise peritoneal aguda

Dialise peritoneal ambulatorial

Hemodiálise aguda

Prisma (hemodiálise lenta continua)

Transplante renal

 

Programas

Programa de Doença Renal Crônica – DRC

O programa de DRC foi criado para prestar assistência ao paciente com doença renal crônica desde os estágios iniciais, com o objetivo de retardar a progressão da doença com adequação da dieta, uso de medicamentos e terapias de substituição renal.

Terapia dialítica é o termo utilizado para todos os tipos de diálise, que substituem a função dos rins, como hemodiálise e diálise peritoneal. Ambos os tratamentos agem realizando a filtração sanguínea, retirando toxinas da circulação.

Os Cuidadores, (pais e responsáveis), são capacitados para realizar a diálise em suas residências. Além dos atendimentos médicos mensais, é realizado acompanhamento mensal com enfermeiro especializado em nefrologia pediátrica que pode ser acionado a qualquer momento por telefone.

Em casos de substituição renal, o transplante é considerado o melhor tratamento. Sendo realizado no Centro de Transplante do Sabará Hospital Infantil, onde o paciente receberá o auxílio de uma equipe altamente especializada no assunto, com ambulatórios específicos de pré e pós transplante e uma moderna UTI pediátrica.

Núcleos

Núcleo de Glomerulopatias (Síndrome Nefrótica e Nefrítica)

Este núcleo visa atender pacientes com glomerulopatias e realiza um tratamento completo e de excelência, o qual estão inclusos:

  • Consulta;
  • Diagnóstico (histológico ou molecular quando necessários);
  • Tratamento baseado nas melhores evidências científicas.

Núcleo de Infecção do Trato Urinário

Tem como objetivo tratar as infecções urinárias de repetição e incontinência urinária, que são situações que impactam de forma significativa a qualidade de vida dos pacientes. Essas infecções podem estar relacionadas com malformações congênitas, como refluxo vesico-ureteral (irregularidade no fluxo de passagem da urina dos rins até a bexiga) ou outras displasias renais que envolvem a má formação dos rins.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem fazer toda a diferença no desenvolvimento do paciente, evitando inclusive outras doenças no futuro.   

Núcleo de Lesão Renal Aguda

Este núcleo tem foco os pacientes pediátricos de alta complexidade. Dispõe de uma equipe multiprofissional altamente qualificada, composta por médicos nefrologistas pediátricos e enfermeiros capacitados em terapia dialítica (diálise peritoneal, hemodiálise convencional e terapia hemodialítica contínua: PRISMA), nutricionistas, psicólogos, entre outros profissionais.

O Sabará Hospital Infantil possui o respaldo de uma moderna UTI pediátrica com equipamentos de última geração para atender desde recém-nascidos até adolescentes com insuficiência renal aguda.

 

Clínicas

Clínica de Hipertensão Arterial

Os nefrologistas desta clínica estão aptos a realizar o diagnóstico e oferecer tratamento adequado para pacientes com hipertensão arterial na infância, baseados nas últimas diretrizes e evidências desta área.

A hipertensão arterial é popularmente conhecida como “pressão alta”, a qual gera muitas preocupações dos pais e familiares das crianças pelos seus principais fatores de risco: enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

É uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, responsáveis pela distribuição do sangue no corpo. Quando a pessoa recebe esse diagnóstico, seus níveis de circulação são iguais ou ultrapassam os 130/80 mmHg (ou 13 por 8), fazendo com que o coração não exerça um esforço maior do que o normal para concluir suas funções.

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual