Centros de Excelência e Serviços / Departamento de Nefrologia

Departamento de Nefrologia

O Departamento de Nefrologia do Sabará Hospital Infantil tem como objetivo oferecer aos pacientes pediátricos um atendimento completo e integrado. Nele, as crianças e adolescentes encontram toda a estrutura necessária para a detecção e tratamento das doenças que atingem o trato urinário (rins, ureteres, bexiga e uretra).

A função renal (taxa de filtração glomerular) varia conforme a faixa etária e somente o pediatra com especialização em nefrologia pediátrica é capaz de interpretar de maneira adequada os resultados dos exames laboratoriais e fazer um diagnóstico preciso da doença renal. Nos casos em que há insuficiência renal aguda, somente o nefrologista está habilitado e capacitado para indicar e prescrever a terapia de substituição renal adequada (hemodiálise ou diálise peritoneal), além de auxiliar na adequação das doses de todas as medicações que o paciente necessita.

Mesmo os valores de pressão arterial, que são bem definidos nos adultos, na infância variam conforme a idade, sexo e estatura do paciente. E, embora existam tabelas, que são extremamente importantes e auxiliam o pediatra no diagnóstico da hipertensão arterial (pressão alta), somente o nefrologista tem expertise suficiente para realizar investigação diagnóstica e tratamento adequados.

A tecnologia e os procedimentos inovadores na área de nefrologia são parte importante de um atendimento de excelência. O que faz, porém, a diferença em um serviço de saúde são as pessoas.

Cabe acrescentar que o nefrologista pediátrico inicia seu aperfeiçoamento em pediatria geral, tendo assim condições de analisar e evitar terapêuticas que possam comprometer o desenvolvimento físico, psíquico e social do paciente.

Autor: Dra. Maria Cristina Andrade - CRM: 55067

Atualizado em: 06/2/2019