Centros de Excelência e Serviços / Departamento de Endocrinologia

Visão geral

A endocrinologia é a especialidade que estuda as glândulas do corpo. Estas formam um conjunto de diversos órgãos que produzem diferentes hormônios.

Os hormônios são moléculas secretadas em quantidades bem precisas na corrente sanguínea, que têm a função de exercer um efeito fisiológico de sinalização entre as células. Ou seja, o sistema endócrino produz um hormônio e ele viaja no sangue até outra(s) parte(s) do corpo para estimular uma reação específica.

Quando esses hormônios entram em desequilíbrio, o excesso ou a falta de sua ação faz surgirem doenças que requerem um controle desse balanço. Esses desequilíbrios podem ocorrer por inflamações das glândulas, infecções, traumas externos ou cirúrgicos, causas fetais ou genéticas (mutações/expressões de diversos genes) etc. Muitas vezes, mesmo sem uma causa evidente, é necessário reequilibrar o perfil hormonal de um paciente.

Abaixo temos alguns exemplos:

glândula hormônio produzido ação hormonal doença causada
pâncreas insulina diabetes melito
+ hipoglicemias
tireóide T3, T4 hipotireoidismo
+ hipertireoidismo
hipófise GH (growing hormone) baixa estatura
+ acromegalia
FSH, LH* atraso puberal
+ puberdade precoce
TSH hipotireodismo central
+ hipertireodismo central
ACTH insuficiência adrenal
+ doença de Cushing
*A normalidade varia com a idade da criança/adolescente.

 

Isso é especialmente importante na criança porque, dependendo do tipo de problema, pode atrapalhar o crescimento, peso e seu desenvolvimento por completo. As principais preocupações, portanto, são não perder o momento de tratamento e prevenir sequelas ou doenças futuras!

 

Nossos diferenciais

A experiência da especialidade de atuação fora e dentro do hospital proporciona facilidades no acompanhamento de nossos pacientes.

O contato próximo com os pediatras gerais permite uma confiança mútua para o cuidado continuado e integral. A equipe de especialistas que avalia o paciente no hospital é a mesma que o segue depois de sua alta, e pode ser contatada pelos profissionais do Sabará em casos de urgência. Essa continuidade é importantíssima para garantir a qualidade do tratamento.

A cobertura da equipe à distância funciona nos 365 dias do ano e avaliações presenciais podem ser demandadas.

Os processos e fluxos de atendimento são desenhados para o adequado suporte multiprofissional, em especial de enfermagem.

O serviço utiliza de protocolos atualizados, próprios, baseados em condutas reconhecidas internacionalmente. Ou seja, nossa proposta de cuidados é a mesma validada nos países do mundo onde a endocrinologia mais avança! Bom exemplo é nosso protocolo de cetoacidose diabética, complicação frequente ao diagnóstico de diabetes tipo 1 com elevado risco de mortalidade. Nosso protocolo alinha-se com a ISPAD (International Society for Pediatric and Adolescent Diabetes) e, mais seguro, orienta desde a primeira conduta no pronto-socorro até a resolução total da cetoacidose, até hoje sem nenhuma complicação.

Ao mesmo tempo que temos o conhecimento e as facilidades estruturais necessárias para o acesso a medicações de alto custo fornecidas pelo governo, temos habilidade para orientar o uso dos tratamentos mais modernos disponíveis em relação a tecnologias, dispositivos de aplicação subcutânea de medicações e sensores.

Autor: Dr. Felipe Lora - CRM: 112895

Atualizado em: 28/3/2020