Centros de Excelência e Serviços / Departamento de Dermatologia

Informações para pais e familiares

A dermatite atópica é uma das principais doenças da criança que leva os pais a procurarem o consultório do dermatologista.

Muitas vezes, pode estar associada às outras duas atopias: rinite alérgica e asma. É uma afecção crônica não contagiosa, que causa inflamação da pele, e resulta em desde um leve ressecamento cutâneo com coceira leve a moderada, até lesões vermelhas extensas com infecção bacteriana secundária em várias partes do corpo com coceira intensa.

O uso de hidratante corporal é indispensável para o controle da pele seca, além de outros cuidados como banhos mornos e rápidos (de 5 a 10 minutos) sem usar bucha, e a redução à exposição a outros fatores desencadeantes (poeira, suor, frio intenso, roupas sintéticas, infecções).

Mas, mesmo com todos os cuidados, pode haver agudização em surtos da dermatite atópica, sendo, então, necessário o tratamento adequado para cada caso, com uso de medicamentos tópicos e/ou orais, às vezes até sendo preciso internação hospitalar e terapêutica multidisciplinar.

A dermatite atópica é uma doença crônica e evolui com diversos surtos e remissões. Os pais devem procurar o dermatologista para que a criança não tenha tantos surtos e para que estes, quando ocorrerem, não sejam tão intensos.

Além disso, a doença quando controlada desde o início, tem sempre uma evolução mais leve e com menos sequelas, tanto cutâneas quanto de cunho psicológico e social.

Autor: Mariana Setubal

Atualizado em: 11/7/2017