Departamento de Cirurgia Plástica - Hospital Sabará
 
Centros de Excelência e Serviços / Departamento de Cirurgia Plástica

Departamento de Cirurgia Plástica

A Cirurgia Plástica com enfoque pediátrico é o segmento da especialidade que reúne doenças e malformações específicas do período infantil e adolescente, que podem surgir já ao nascimento ou se desenvolver durante o período de crescimento da criança ou adolescente.

O paciente entre zero e 18 anos apresenta particularidades a serem consideradas, que vão desde a coleta de dados da gestação e nascimento, relatados pelos pais, até como o adolescente se sente em relação a um tratamento proposto.

Devemos considerar que, nos primeiros anos da infância, a intervenção da Cirurgia Plástica é estritamente reparadora, e envolve tratamentos de deformidades que podem acometer crianças durante a fase de desenvolvimento no útero, chamadas deformidades congênitas. Essas deformidades podem abranger diversos locais sobretudo da face, crânio e mãos.

Nesse período também podem surgir tumorações típicas da infância, que aparecem na superfície do corpo e devem ser tratadas isolada ou conjuntamente com a Cirurgia Plástica, sejam elas malignas ou benignas.

Temos que considerar também o advento da puberdade onde o adolescente comumente tem questionamentos de auto-estima e situações atípicas de certas partes do corpo podem ter efeito traumatizante na personalidade do futuro adulto. São situações que não chegam a ser deformidades, mas são motivo de abalo da auto-imagem, como as orelhas proeminentes (orelhas de abano), a ginecomastia (crescimento mamário em meninos), nariz inestético, entre outros problemas.

Qualquer Cirurgia Plástica tem uma idade mais apropriada para ser considerada, e isso envolve condições clínicas e psicológicas do paciente, anuência dos pais e indicação técnica de um Cirurgião habituado com esse perfil de pacientes.

Cabe ao Pediatra Geral a avaliação precoce de qualquer problema na criança onde um Cirurgião Plástico possa ajudar, e encaminhá-la para que a orientação mais adequada seja feita.

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual