Departamento de Cirurgia Pediátrica - Hospital Sabará
 
Centros de Excelência e Serviços / Departamento de Cirurgia Pediátrica

Departamento de Cirurgia Pediátrica

A Cirurgia Pediátrica é a especialidade de todas as doenças cirúrgicas da criança. Diferente da cirurgia do adulto, a cirurgia da criança tem suas particularidades. A criança tem muitas afecções que devem ser corrigidas cirurgicamente, que resultam de uma alteração no desenvolvimento embriológico. Desta forma, o conhecimento de todo o desenvolvimento embriológico do feto é essencial para o diagnóstico de muitas doenças que ocorrem em crianças.

Criança não é adulto pequeno

As doenças cirúrgicas pediátricas são estudadas pelo cirurgião pediátrico que, além de operar no momento adequado, faz o acompanhamento da sua evolução até a idade adulta (18 anos), quando a criança já obtém o seu desenvolvimento completo.

O cirurgião que atende adultos está habituado a cuidar das doenças de adultos e não das doenças próprias da criança. Até a doença mais simples como a hérnia inguinal tem fisiopatologia diferente no adulto e na criança, o que confere o tratamento cirúrgico completamente diferente dependendo da faixa etária.

A própria abordagem da criança deve ser diferenciada. A abordagem deve ser direcionada para aquela faixa etária específica, com suas características próprias. A conquista da confiança da criança é essencial para a cooperação no momento do exame físico. O cirurgião pediátrico tem o treinamento específico para isso, além do tato ao lidar com os pais em seu momento de angústia. Além disso, o cirurgião pediátrico sabe usar uma linguagem própria para a criança confiar e se preocupa com a melhor experiência da criança e dos pais para que não haja trauma após sua passagem pelo médico ou pelo procedimento cirúrgico.

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual