Centros de Excelência e Serviços / Programa de Cardiopatias Congênitas

Nutrologia e nutrição

Nutrologia

Nossa equipe de nutrólogos realiza atendimento a todos os pacientes internados que estejam recebendo terapia nutricional por sonda ou via parenteral e eventualmente também terapia nutricional por via oral (uso de suplementos ou dietas específicas), com atuação na Unidade de Internação e na UTI.

Os pacientes cardiopatas, de modo geral, demandam maior atenção aos aspectos nutricionais, pois além de terem um gasto energético aumentado, tanto pela função cardíaca deficiente, quanto pelo esforço respiratório aumentado secundário a esta condição, costumam ter dificuldade para ingerir a quantidade necessária de alimentos para suprir suas necessidades nutricionais, devido ao cansaço. Portanto, são considerados pacientes de alto risco nutricional. Além disso, estes pacientes muitas vezes precisam ser submetidos à restrição de volume hídrico, o que faz com que seja necessário oferecer um aporte calórico com menor volume de dieta.

Cada paciente precisa ter uma abordagem individualizada, pois suas necessidades nutricionais irão variar de acordo com o tipo da cardiopatia, a técnica cirúrgica indicada, a ocorrência ou não de intercorrências no intra e no pós-operatório. Por isso, é importante trabalhar em conjunto com todos os outros profissionais envolvidos com o paciente, seguindo as orientações dadas pelo cardiologista, otimizando a terapia nutricional, na tentativa de minimizar complicações e comorbidades decorrentes da má-nutrição (infecções, dificuldades de cicatrização, dificuldades ventilatórias, aparecimento de lesões por pressão etc).

 

Rosana Tumas

Clique aqui para ver o currículo

 

 

Nutrição

Nas crianças com doenças cardíacas, a alimentação balanceada torna-se chave fundamental para uma boa resposta à recuperação cirúrgica, pós-cateterismo, períodos de jejum e ao tratamento medicamentoso de uso prolongado e diário.

A nutrição adequada colabora para uma boa evolução aos tratamentos, boa cicatrização, melhor resposta aos medicamentos, crescer e ganhar peso de forma mais adequada, menores chances de internações e complicações, mais disposição e melhor qualidade de vida.

No Sabará, temos o serviço de Assistência Nutricional, em que há um atendimento individualizado aos pacientes internados. O nutricionista responsável faz uma avaliação do paciente para planejamento de sua dieta de acordo com as recomendações médicas.

 

Denise Pasin

Nutricionista da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional

  • Graduada em Nutrição pela Faculdades Integradas Coração de Jesus;
  • Pós-graduada em Nutrição em Pediatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP;
  • Há três anos é a nutricionista da EMTN no Sabará.
  • Atua diretamente com os times da cardiologia e da ECMO.

Autor: Mariana Setubal

Atualizado em: 16/10/2017