Fisioterapia
A ocorrência de complicações pulmonares no pós-operatório de cirurgias cardíacas é bastante comum, dentre elas destacam-se o acúmulo de secreções pulmonares, as atelectasias e a pneumonia. A atelectasia, definida como colapso de uma determinada região do pulmão, é a complicação mais comum, e pode acarretar em piora da oxigenação e diminuição da complacência pulmonar, levando à insuficiência respiratória e consequente agravamento do quadro clínico do paciente.
A fisioterapia inserida na equipe multidisciplinar contribui significativamente para o melhor prognóstico desses pacientes pediátricos. A fisioterapia pré-operatória associada à fisioterapia pós-operatória está indicada em cirurgia cardíaca pediátrica com o objetivo de reduzir o risco e a frequência dessas complicações, bem como tratá-las, pois contribui para a ventilação adequada e para o sucesso da extubação após a cirurgia.
No pré-operatório, a fisioterapia utiliza técnicas desobstrutivas, técnicas reexpansivas, e principalmente atua orientando os pais ou pacientes sobre a importância e os objetivos da intervenção fisioterapêutica no pós-operatório. Em criança no pós-operatório, uma pequena quantidade de muco (secreção) já é suficiente para bloquear grande parte do pulmão.
Assim, a fisioterapia atua aplicando técnicas de desobstrução brônquica, o que evita o acúmulo de secreções, e consequentemente diminui o trabalho respiratório e cardíaco desse paciente. As técnicas utilizadas pela fisioterapia no pós-operatório também incluem hiperinsuflação manual, manobras de reexpansão pulmonar, posicionamentos, drenagem postural, estimulação da tosse, aspiração traqueal e exercícios respiratórios diversos.
Conheça nossos fisioterapeutas especialistas em cardiorrespiratória:
Ana Carolina Pereira Oliveira
Fisioterapeuta especialista em Fisoterapia Cardiorrespiratória e Hospitalar – Unicsul (2009) – Atua como Fisioterapeuta na UTI do Sabará Hospital Infantil.
Camila Valsechi
Fisioterapeuta especialista em Fisoterapia Cardiorrespiratória – INCOR/HCFMUSP (2015) – Atua como Fisioterapeuta na Unidade de Internação e na UTI do Sabará Hospital Infantil.
Carla Rosalen Fernandes
Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória – Hospital do Câncer (2004) – Atua como Fisioterapeuta na Unidade de Internação e na UTI do Sabará Hospital Infantil.
Luene Maia Mayoral
Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória – CEFIR (2009) – Atua como Fisioterapeuta na UTI do Sabará Hospital Infantil.
Mariana Gonçalo Lima Martins
Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória – CEFIR (2012) – Atua como Fisioterapeuta na UTI do Sabará Hospital Infantil.
Silmara Pereira da Silva
Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória e terapia intensiva – FMABC (2012) – Atua como Fisioterapeuta na Unidade de Internação e na UTI do Sabará Hospital Infantil.