Centros de Excelência e Serviços / Programa de Cardiopatias Congênitas

Fisioterapia

A ocorrência de complicações pulmonares no pós-operatório de cirurgias cardíacas é bastante comum, dentre elas destacam-se o acúmulo de secreções pulmonares, as atelectasias e a pneumonia. A atelectasia, definida como colapso de uma determinada região do pulmão, é a complicação mais comum, e pode acarretar em piora da oxigenação e diminuição da complacência pulmonar, levando à insuficiência respiratória e consequente agravamento do quadro clínico do paciente.

A fisioterapia inserida na equipe multidisciplinar contribui significativamente para o melhor prognóstico desses pacientes pediátricos. A fisioterapia pré-operatória associada à fisioterapia pós-operatória está indicada em cirurgia cardíaca pediátrica com o objetivo de reduzir o risco e a frequência dessas complicações, bem como tratá-las, pois contribui para a ventilação adequada e para o sucesso da extubação após a cirurgia.

No pré-operatório, a fisioterapia utiliza técnicas desobstrutivas, técnicas reexpansivas, e principalmente atua orientando os pais ou pacientes sobre a importância e os objetivos da intervenção fisioterapêutica no pós-operatório. Em criança no pós-operatório, uma pequena quantidade de muco (secreção) já é suficiente para bloquear grande parte do pulmão.

Assim, a fisioterapia atua aplicando técnicas de desobstrução brônquica, o que evita o acúmulo de secreções, e consequentemente diminui o trabalho respiratório e cardíaco desse paciente. As técnicas utilizadas pela fisioterapia no pós-operatório também incluem hiperinsuflação manual, manobras de reexpansão pulmonar, posicionamentos, drenagem postural, estimulação da tosse, aspiração traqueal e exercícios respiratórios diversos.

 

Conheça nossos fisioterapeutas especialistas em cardiorrespiratória:

 

Ana Carolina Pereira Oliveira

Fisioterapeuta especialista em Fisoterapia Cardiorrespiratória e Hospitalar – Unicsul (2009) – Atua como Fisioterapeuta na UTI do Sabará Hospital Infantil.

 

Camila Valsechi

Fisioterapeuta especialista em Fisoterapia Cardiorrespiratória – INCOR/HCFMUSP (2015) – Atua como Fisioterapeuta na Unidade de Internação e na UTI do Sabará Hospital Infantil.

 

Carla Rosalen Fernandes

Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória – Hospital do Câncer (2004) – Atua como Fisioterapeuta na Unidade de Internação e na UTI do Sabará Hospital Infantil.

 

Luene Maia Mayoral

Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória – CEFIR (2009) – Atua como Fisioterapeuta na UTI do Sabará Hospital Infantil.

 

Mariana Gonçalo Lima Martins

Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória – CEFIR (2012) – Atua como Fisioterapeuta na UTI do Sabará Hospital Infantil.

 

Silmara Pereira da Silva

Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória e terapia intensiva – FMABC (2012) – Atua como Fisioterapeuta na Unidade de Internação e na UTI do Sabará Hospital Infantil.

Autor: Mariana Setubal

Atualizado em: 09/11/2017