Biblioteca Sabará - Hospital Sabará
Biblioteca Sabará
Biblioteca

Biblioteca Sabará

Veja abaixo uma lista com sugestões de livros que farão você e seu filho viajarem na fantasia e na aventura.

Importante: estes livros não estão disponíveis no Hospital. Para consultar os itens para empréstimo – somente para pacientes internados – contate o setor de Hospitalidade através do ramal 7000.

 

Uma história de ponta-cabeça
Sabará Hospital Infantil

O mundo encantado está muito confuso: a Branca de Neve não quer comer maçã, a Bela Adormecida está com insônia e a Sininho cresceu. Só há uma pessoa que pode fazer as coisas voltarem ao normal. Uma publicação do Sabará Hospital Infantil, em parceria com o grupo Pronto Sorrir. Clique aqui para ler.

 

A Volta ao Mundo em Oitenta Dias
De Júlio Verne, adaptado por Cecília Casas e ilustrado por Ana Raquel – Editora Scipione

Após uma discussão entre amigos num clube londrino, Phileas Fogg aposta que é
capaz de dar a volta ao mundo em oitenta dias. E dá! Acompanhado de seu empregado Jean Passepartout, Fogg enfrentará muitas aventuras ao redor do mundo para conseguir cumprir a aposta feita.

 

Viagem ao Centro da Terra
Este é o clássico de Júlio Verne, numa versão em quadrinhos – Editora L&PM

Quando o professor Lidenbrock encontrou um velho manuscrito islandês perdido em uma loja de livros usados, achou também um bilhete de um cientista do século XVI que afirmava ter descoberto uma rota para o centro da Terra. Junto com seu sobrinho Axel e seu guia islandês Hans, o professor embarca em uma expedição secreta, na qual, camada por camada, os primórdios da vida no planeta são revelados com a maestria e riqueza de detalhes características de Júlio Verne. Publicado em 1864, até hoje continua exercendo fascínio sobre leitores de todas as idades.

 

O Hobbit
De J.R.R. Tolkien – Editora VMF Martins Fontes

Os Hobbits são seres muito pequenos, de paz, que só gostam de lidar com ferramentas manuais e cuja grande ambição é ter uma boa terra lavrada. O personagem central é um hobbit muito tranquilo, até o dia em que um mago e uma companhia de anões o levam para resgatar um tesouro guardado por um dragão enorme e superperigoso. E a aventura começa!

 

As Crônicas de Nárnia
De Clive Staples Lewis – Editora VMF Martins Fontes

Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo de fantasia que tem fascinado gerações. Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes.

 

A História sem Fim
De Michael Ende – Editora VMF Martins Fontes

A História Sem Fim é a mágica aventura de um garoto solitário que através das páginas de um livro passa para o reino da fantasia. Nessa terra imaginária, numa busca original e cheia de perigos, Bastian descobre a verdadeira medida de sua própria coragem e sua capacidade para amar.

 

Viagens para Lugares Que Eu Nunca Fui
De Arthur Nestrovski, com ilustrações de Andrés Sandoval e Lilian Matsunaga – Editora Companhia das Letras

Um garoto descreve lugares montando cenários sobre uma mesa. Colagens de etiquetas, postais e carimbos compõem as paisagens que ele vai inventando. Alguns lugares são curiosos já pelo nome: Gorgonzola (que dá nome ao queijo) e Bengala (que nomeia os tigres), por exemplo.

 

A Terra do Nunca e o Segredo das Fadas
De Gail Carson Levine – Editora Melhoramentos

Se a Terra do Nunca não quiser você, você não vai achá-la. Mas, se ela quiser ser achada por você, não tem como passar por ela sem vê-la. A ilha é um lugar esquisito. Os humanos (ou desajeitados, como as fadas os chamam) e os animais que vivem ali nunca envelhecem. Nunca. É por isso que a ilha é chamada de Terra do Nunca. A única razão para que a ilha exista é porque as crianças desajeitadas acreditam nela. Se algum dia todas as crianças deixarem de acreditar, a Terra do Nunca irá dissipar-se e desaparecer. Mesmo hoje, agora, se apenas uma única criança Desajeitada deixar de acreditar em fadas, uma fada do Nunca irá desaparecer vítima da descrença – a não ser que haja um grupo bem grande de crianças desajeitadas que batam palmas para mostrar que ainda acreditam.

 

Alice no País das Maravilhas
De Lewis Carroll – Editora Zahar

A garota Alice vê um coelho branco entrar em uma toca. Vai atrás dele e chega ao País das Maravilhas. Ela muda de tamanho muitas vezes e conhece criaturas esquisitas, como a Lagarta, a Duquesa, o Gato de Cheshire, a Lebre de Março, o Chapeleiro Maluco e o Rei e a Rainha de Copas. Essa charmosa edição de bolso, com capa dura e ilustrações originais de John Tenniel, reúne Aventuras de Alice no País das Maravilhas e sua continuação, Através do Espelho e o Que Alice Encontrou por Lá.

 

O Mágico de Oz
De L. Frank Baum – Editora Zahar

Um ciclone atinge a casa onde Dorothy vive com os tios, e ela e seu cachorro Totó são levados pela ventania e param na Terra de Oz. Depois de muitas aventuras, a menina descobre que seus Sapatos Vermelhos têm poderes mágicos e podem levá-la para qualquer parte. Mas não existe melhor lugar no mundo do que a própria casa.

 

Memórias da Emília
De Monteiro Lobato – Editora Globo

Fala pelos cotovelos, sabida até dizer chega, a nobre Viscondessa de Sabugosa nos ensina, a cada página, seu jeito único de ver o mundo. A grande personagem de Monteiro Lobato é uma verdadeira heroína da imaginação.

 

Harry Potter e a Pedra Filosofal
De J. K. Rowling – Editora Rocco

Hermione Granger, a brilhante bruxinha de Hogwarts, acredita que tudo que é necessário saber está nos livros. Ela está sempre salvando o dia e a vida de todos, com humildade e doçura. Esbanjando características de uma verdadeira heroína, por meio de Hermione a autora J.K. Rowling criou uma inspiração para muitas gerações (de meninos ou de meninas!).

 

Matilda
De Roald Dahl – WMF Martins Fontes

Matilda adorava ler. Passava horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Mas, quanto mais ela lia e aprendia, mais aumentavam seus problemas. Sua família e até a diretora da escola não apoiavam suas escolhas, seu desejo de aprender. Ao acreditar no poder do conhecimento, Matilda embarca na sua própria jornada e constrói sua felicidade, mostrando que ela pode ser uma realidade para todos.

 

As Aventuras de Winnie The Pooh
De A. A. Milne

O autor inglês A. A. Milne batizou o famoso personagem de Winnie-the-Pooh por causa de um ursinho de pelúcia que era de seu filho, Christopher Robin Milne. Pooh gosta de usar palavras simples para expressar seus sentimentos puros, sempre mostrando a importância de falarmos com o coração.

 

O Pequeno Príncipe
De Antoine de Saint-Exupéry – Editora Agir

Completo e eterno, O Pequeno Príncipe é o terceiro livro mais traduzido do planeta, lançado em mais de 160 idiomas. À medida que conhecemos sua história, o autor desperta no leitor o valor das coisas mais simples da vida, esquecidas pelos adultos. Como diz a rosa: “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”. Heróis sabem o verdadeiro valor da vida!

 

Marcelo, Marmelo, Martelo
De Ruth Rocha – Editora Salamandra

Menino curioso e inteligente, cheio de questionamentos, Marcelo está na fase da descoberta das palavras e seus significados, usando sua incrível imaginação para criar uma relação com a língua, nomeando as coisas ao seu redor. Na companhia de Marcelo, você irá descobrir que a curiosidade é uma arma muito poderosa para um herói!

 

sitio-do-pica-pau-amarelo-monteiro-lobato

Sítio do Picapau Amarelo
De Monteiro Lobato – Editora Brasiliense

Contista, ensaísta e tradutor, José Bento Monteiro Lobato (1882-1948), conhecido como Monteiro Lobato, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, quando passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas. A saga do Sítio do Picapau Amarelo começou em 1921, com a publicação de Narizinho Arrebitado. Outras obras foram publicadas logo em seguida, tais como; O Saci, O Marquês de Rabicó, Reinações de Narizinho, Emília no País da Gramática e Histórias de Tia Anastácia. Nessas obras estão inseridas um sentimento de nacionalismo e de apego ao rural.

 

dona-benta-para-criancas-com-a-turma-do-sitio-do-picapau-amarelo-editora-globo-1         dona-benta-para-criancas-com-a-turma-do-sitio-do-picapau-amarelo-editora-globo-2dona-benta-para-criancas-com-a-turma-do-sitio-do-picapau-amarelo-editora-globo-3

Dona Benta Para Crianças Com a Turma do Sítio do Picapau Amarelo
Editora Globo

Nestes livros aproveitando a boa mão da vovó dona Benta e da Tia Anastácia, muitas receitas para agradar a molecada e comer muito bem, como se comia no sítio.

 

castelo-ra-tim-bum-cao-hamburguer

Castelo Rá-Tim-Bum
De Cao Hamburguer – Editora Companhia das Letrinhas

Depois da premiada série da TV Cultura e da coleção de 12 livros lançados pela Companhia das Letrinhas, esta adaptação do roteiro do filme Castelo Rá-Tim-Bum traz uma aventura inédita de Nino, o jovem bruxo de 300 anos, e de sua exótica família.

 

oba-que-frio-lalau-e-laurabeatriz

Oba! Que frio!
De Lalau e Laurabeatriz – Editora Dash

Um livro dedicado aos animais que habitam o extremo do planeta Terra. Versos rimados e ilustrações ricas em cores se unem para contar às crianças um pouco sobre os bichos, seu habitat, suas peculiaridades e sua importância para o equilíbrio da fauna desse lugar tão inóspito.

 

dona-aranha-hellen-palacio-e-mario-lucio-de-freitas

Dona Aranha
De Hellen Palácio e Mário Lúcio de Freitas – Editora Vida e Consciência

Fifi gosta de trabalhar e resolveu então construir sua casinha numa árvore bem alta. Mas, num belo dia, um temporal se armou e um inesperado vento soprou, e sua teia para bem longe voou…

 

colecao-historias-para-criancas-editora-todo-livro

Coleção Histórias para Crianças
Editora Todo Livro

Quando está na hora de uma história, não há melhor lugar para encontrar do que nesta maravilhosa coleção de contos originais, escritos especialmente para crianças de 3, 4 e 5 anos. Contadas de maneira delicada e bem-humorada, as histórias são belamente ilustradas e cheias de personagens encantadores, que as crianças vão adorar.

 

a-galinha-que-criava-um-ratinho-ana-maria-machado

A Galinha que Criava um Ratinho
De Ana Maria Machado – Editora Ática

Um galo e uma galinha que não tinham pintinhos começam a criar um ratinho. Um dia, a galinha precisa sair e pede ao galo e ao ratinho para tomarem cuidado com a raposa que ronda o lugar. A raposa faminta bate à porta, e o galo, distraído e preguiçoso, pede para o ratinho atender. Ainda bem que a mamãe galinha usa a cabeça, em vez de arrancar as penas, para resolver a confusão que se forma.

 

365-historias-para-dormir-volume-1

365 Histórias para Dormir – Vol. 1
Disney – DCL Difusão Cultural

De janeiro a dezembro, mergulhe todas as noites no maravilhoso universo Disney, voe com seus heróis favoritos e aventure-se em terras repletas de magia e sonhos com este livro encantador.

 

bem-la-no-alto-susanne-straber

Bem Lá no Alto
De Susanne Straber – Editora Companhia das Letrinhas

Neste livro, um urso avista um bolo. Ele parece muito apetitoso. Mas, puxa, está bem lá no alto… Como o urso vai conseguir pegá-lo? Um livro para crianças bem pequenas em que se mostra o quanto é bom poder contar com a ajuda dos amigos e de acontecimentos inesperados.

 

pequena-biblioteca-fazenda-colecao-meu-mundo-de-descobertas

Pequena Biblioteca – Fazenda – Coleção Meu Mundo de Descobertas
Editora Publifolhinha

Uma divertida caixa com quatro livros apresenta às crianças as curiosidades da vida no campo. Cotidiano conta como é a rotina na fazenda, do amanhecer ao anoitecer. Famílias inclui os nomes dos animais e seus filhotes. Irmãos ensina como contar de 1 a 6, acompanhando as peripécias de uma ninhada de pintinhos, e Turmas apresenta o coletivo dos animais, como o enxame de abelhas, a vara de porcos e a manada de vacas.

 

dinossauros-livro-de-atividades-com-adesivos-editora-tiger-tales

Dinossauros – Livro de Atividades com Adesivos
Editora Tiger Tales

Divirta-se com os dinossauros deste incrível livro de atividades que traz quebra-cabeças, labirintos, desenhos para copiar, completar e colorir e muito, muito mais! Deixe as cenas mais vivas com os adesivos brilhantes e aprenda a fazer contas brincando. Serão horas de muito entretenimento e aprendizagem!

Tags: livro, livros, biblioteca, educação, cultura, criança, infancia

Open chat
Cuidador Virtual