Atendimento multidisciplinar do Sabará é referência no cuidado de crianças falência intestinal - Hospital Sabará
Tempo estimado para atendimento médico após cadastro
- Fila:
Emergência
- Fila:
Urgência
- Fila:
Preferencial
- Fila:
Isolamento
- Fila:
Pouca Urgência
* Informamos que o tempo de espera pode variar em decorrência da complexidade de atendimento dos pacientes ou emergências. Clique aqui para conferir os dias e horários mais movimentados do hospital.
Atendimento multidisciplinar do Sabará é referência no cuidado de crianças falência intestinal
Notícias

Atendimento multidisciplinar do Sabará é referência no cuidado de crianças falência intestinal

Quadros como enterocolite necrosante têm melhor prognóstico quando tem diagnóstico precoce e atendimento multidisciplinar

 

Voltado para o tratamento de doenças complexas do trato digestivo, o Programa Avançado de Tratamento da Insuficiência Intestinal do Sabará (PATII) é referência no Brasil e um dos pioneiros no cuidado multidisciplinar dessas crianças. No Sabará, crianças com casos graves de doenças como a enterocolite necrosante têm um tratamento acolhedor e individualizado por toda a jornada de cuidado, incluindo o período intrahospitalar e também o cuidado após a alta, voltado para a melhoria da qualidade de vida, permitindo que o desenvolvimento infantil siga seu curso.

Doença ainda pouco conhecida, a enterocolite necrosante é uma condição que pode causar quadros graves em recém-nascidos, especialmente prematuros. Falar mais sobre essa doença e os sinais de atenção é essencial para promover o diagnóstico precoce e evitar a evolução para casos mais graves, que podem levar à retirada de partes do intestino.

“Cuidar de crianças com insuficiência intestinal é um desafio, já que são casos complexos que necessitam de uma equipe multidisciplinar pediátrica, que tenha foco e treinamento em reabilitação intestinal. Uma equipe bem treinada e em sintonia permite a redução do tempo de internação em UTI, além de diminuir complicações relacionadas ao uso prolongado de nutrição parenteral. A atuação de uma equipe especializada também previne ou posterga a necessidade de transplante de intestino ou multivisceral, que estaria indicado em aproximadamente 10% dos casos apenas”, explica a Dra. Maria Paula Coelho, coordenadora do Programa de Reabilitação Intestinal do Sabará.

 

Equipe do Sabará dá suporte para médicos do SUS no atendimento a doenças do intestino

Existem poucas equipes de reabilitação intestinal no Brasil coordenadas pelo Ministério da Saúde, e o Sabará contribui com o crescimento desse cenário a partir de uma iniciativa organizada pelo PATII. Uma vez por semana, os profissionais do PATII se encontram com médicos e outros profissionais de saúde de todo o Brasil em uma reunião online aberta, voltada para apoiar as equipes do sistema público que cuidam de pacientes com falência intestinal.

“O Brasil tem uma carência muito grande de equipes especializadas em reabilitação intestinal, e por esse motivo realizamos este apoio para equipes de qualquer lugar do país. Eu não consigo transferir todas as crianças para o Sabará, então eu transfiro a expertise da minha equipe para ajudar esses pacientes enquanto eles esperam por vagas no sistema público. Estamos disponíveis para qualquer equipe de pediatria do SUS que tenha uma criança que precise de reabilitação intestinal, que esteja usando nutrição parenteral há muito tempo ou que tenha diagnóstico de outras doenças do intestino que impliquem em desnutrição”, explica a Dra. Maria Paula.

Conheça mais sobre o trabalho do PATII: https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/linhas-de-cuidado/reabilitacao-intestinal/

Sabará Hospital Infantil

Av. Angélica, 1987 - São Paulo, SP
CEP 01228-200
Telefones: (11) 3155-2800 | (11) 3235-2800

Google Maps

Centro de Excelência | Consultórios

Rua Mato Grosso, 306 - Conj. 1503 e 1806

Google Maps

Agende agora sua consulta pelo nosso Cuidador Virtual