
A saúde digestiva afeta o cuidado de crianças complexas e deve ser abordada de forma multidisciplinar
No Sabará, equipe multidisciplinar analisa os diferentes fatores que impactam a saúde do trato digestivo desde o nascimento
De acordo com a Organização Mundial de Gastroenterologia, mais de 20% da população apresenta algum problema intestinal, e 90% não procura orientação médica especializada.
Cuidar de todos os elementos relacionados à saúde do intestino, como a flora intestinal, é essencial para a saúde de todas as crianças, em especial as que convivem com diagnósticos complexos. Nos últimos anos, a pesquisa pediátrica vem entendendo melhor a relação simbiótica entre a saúde digestiva e quadros neurológicos, o que impacta diretamente no cuidado de crianças complexas.
“Hoje estamos cada vez mais conhecendo a interação entre o cérebro e o intestino. Já sabemos que existem muitas manifestações neurológicas que impactam o trato intestinal, e o contrário também é verdadeiro. Além disso, doenças da flora intestinal e sintomas negativos do trato gastrointestinal também podem provocar a piora ou surgimento de sintomas neurológicos, especialmente em pacientes crônicos”, explica a Dra. Cristiane Boé, coordenadora da equipe de gastroenterologia do Sabará.
Pilares da saúde digestiva, aleitamento materno e alimentação equilibrada são fundamentais para o bem-estar da criança
A microbiota intestinal é um conjunto de bactérias que povoam nosso tubo digestivo, especialmente o intestino grosso. A quantidade, qualidade e tipo dessas bactérias definem se a pessoa terá uma boa saúde do trato gastrointestinal. A saúde digestiva é essencial em todas as idades, mas é ainda mais importante para a criança em desenvolvimento.
“Aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, alimentação in natura, evitar o consumo de ultraprocessados e tomar cuidado com o uso recorrente e inadvertido de antibióticos são alguns fatores que influenciam na saúde digestiva do indivíduo”, explica a Dra. Cristiane Boé, coordenadora da equipe de gastroenterologia do Sabará.
A saúde digestiva é essencial em todas as idades, mas é ainda mais importante para crianças com condições complexas. No Sabará, o atendimento multidisciplinar e integrado impacta consideravelmente o prognóstico dessas crianças.
“Quando olhamos para a saúde digestiva como parte de um todo, conseguimos melhorar o cuidado e a qualidade de vida em inúmeros diagnósticos. Nenhum órgão da criança deve ser analisado de forma isolada, e esse olhar multidisciplinar para tudo é o principal diferencial do cuidado do Sabará na pediatria”, completa a especialista.