Visão geral

 

Sabemos que o período de internação é difícil tanto para as crianças quanto para os pais. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para que a família se sinta acolhida, segura e confortável conosco.

Somos um Hospital voltado exclusivamente para atender as necessidades das crianças e adolescentes e de seus familiares. Tudo aqui foi feito pensando no bem-estar do seu filho, desde a ambientação lúdica, aos confortáveis quartos com luz natural.

Para diminuir a angústia e ansiedade dos pais e dos pacientes, contamos com uma equipe multiprofissional (médicos, enfermeiras, nutricionistas, fisioterapeutas, pediatras especialistas entre outros) sempre preocupada em atender as expectativas de cada um de uma maneira humanizada, eficiente e segura.

A Unidade de Internação conta com uma equipe de pediatras experientes e fixos, dedicada a acompanhar seu filho nesse período. É o pediatra quem liderará a equipe multiprofissional fazendo com que todos tenham a mesma informação e possam atingir os melhores resultados para que seu filho se restabeleça o mais rapidamente possível.

Se a criança tiver um pediatra, nos informe para que possamos entrar em contato com ele, e se por algum motivo o médico não puder acompanhar a criança durante a internação do seu filho, todas as manhãs o pediatra da Unidade de Internação passará visitas. Esse é o momento para a família fazer questionamentos e resolver suas dúvidas a respeito da sua evolução, dos resultados de exames e da programação para o paciente. Além disso, temos médicos plantonistas que poderão atender às intercorrências.

Quando houver necessidade, dispomos de uma equipe de especialistas pediátricos renomados que dão suporte ao paciente internado em todas as especialidades pediátricas e cirúrgicas. No momento da alta, será entregue um resumo do que ocorreu com seu filho durante a internação e todos os exames para que possa dar continuidade ao seu restabelecimento.

 

Infraestrutura

As Unidades de Internação possuem ambiente acolhedor para diminuir o estresse da criança; 10 apartamentos por andar totalizando 80 leitos; brinquedoteca para todas as idades; área externa de lazer para as crianças; suporte psicológico para a criança e família, um hospitalista por andar e plantonistas 24 horas.

 

Critérios de internação

A definição dos critérios para admissão na Unidade de Internação (UI) e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é indispensável para nortear o local onde o paciente terá todas as suas necessidades atendidas, tanto no que diz respeito a recursos exigidos, quanto a provedores de cuidados.

Os critérios de alta, por sua vez, se baseiam no estado de saúde do paciente. O mesmo é liberado para casa quando já estiver com os parâmetros clínicos dentro da normalidade ou quando, nos casos dos pacientes crônicos, não necessitar de suporte hospitalar.

Poderão ser internados no Hospital Infantil Sabará pacientes de 0 a 17 anos e 11 meses.

Pacientes da Unidade de Internação podem ser admitidos via Pronto-Socorro, quando o médico que assiste o paciente naquele momento indica a internação ou por solicitação do médico que assiste o paciente no consultório privado – nesse último caso, o médico que assiste o paciente no consultório privado tem a opção de realizar um cadastro e acompanhar a criança diariamente durante o período de internação, caso tenha interesse. Se não houver interesse, deve passar o caso para os médicos hospitalistas do Sabará. Seguimos os seguintes critérios de internação:

  • Pacientes portadores de doenças crônicas agudizadas, que necessitem de tratamento hospitalar clínico ou cirúrgico, procedimentos invasivos ou que demandem observação em ambiente hospitalar;
  • Pacientes agudos, que necessitem tratamento hospitalar cirúrgico ou clínico, procedimentos invasivos ou que demandem observação em ambiente hospitalar;
  • Pacientes portadores de doenças crônicas, em fase terminal, estando a família ciente e de acordo com o tratamento paliativo dispensado ao doente.

Tour virtual

Central de Internação

clique para ver em tela cheia

 

Unidade de Internação

clique para ver em tela cheia

 

Posto de Enfermagem – Unidade de Internação

clique para ver em tela cheia

 

Acomodação – Unidade de Internação

clique para ver em tela cheia

 

Conheça o time

Equipe médica

  • Time de plantonistas: a Unidade de Internação do Sabará Hospital Infantil conta com médicos pediatras nas 24 horas do dia com o objetivo de assistir o paciente de forma integral e efetiva, atuando rapidamente nas intercorrências e otimizando o cuidado do paciente.

 

Equipe de Enfermagem

A equipe de enfermagem da unidade de internação é composta por uma enfermeira supervisora especialista em Neonatologia e Administração Hospitalar e uma coordenadora especialista em Pediatria e Qualidade. Contamos também com uma competente equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem treinados para assistência à criança e à família. Nossos profissionais são devidamente treinados e capacitados para executar todo cuidado ao paciente pediátrico de forma segura, humana e tecnicamente adequada, passam por reciclagens mensais e workshop anual, garantindo as melhores práticas assistenciais.

Nossos indicadores são alinhados com o setor de qualidade do hospital. A análise é feita mensalmente com o intuito de acompanharmos e garantirmos a qualidade e segurança da assistência prestada. Entre eles encontram-se:

  • Taxa de Flebite;
  • Taxa de Infecção de Corrente Sanguínea;
  • Taxa de Erro de Medicação;
  • Taxa de Queda;
  • Taxa de Úlcera por Pressão;
  • Taxa de Perda de Cateter.

 

Equipes multidisciplinares

O Sabará Hospital Infantil conta com a estrutura multidisciplinar de atendimento dos nossos pacientes acarretando em avaliações médicas e de enfermagem diárias e, sempre que necessário, avaliação e atendimento das equipes de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição e farmácia clínica.

A visita multidisciplinar acontece semanalmente na Unidade de Internação e é uma das bases do plano assistencial proposto e implantado no Sabará Hospital Infantil.

Qualidade e segurança

Prestar um serviço de qualidade a nossos pacientes, seguro e baseado em evidências científicas é o objetivo da nossa equipe de internação.

Para que isso seja possível, contamos com o apoio de protocolos clínicos gerenciados e indicadores de qualidade e segurança.

A análise dos indicadores e a avaliação da eficácia e aderência aos protocolos é discutida mensalmente com todo nosso time na Comissão da Unidade de Internação. Além disso, mantendo o compromisso com nosso paciente em oferecer um atendimento de qualidade e multidisciplinar, são realizadas semanalmente visitas multidisciplinares na Unidade de Internação.

Consideramos a opinião de nossos pacientes e familiares primordial em nosso atendimento e temos como objetivos finais a qualidade na prestação de nosso serviço e a satisfação de nossos clientes. Disponibilizamos para tanto diversos caminhos para que suas sugestões, críticas e elogios cheguem até nosso conhecimento e nos comprometemos a ouvir, entender e responder a todos os apontamentos.

Para pais e familiares

O ambiente de cura conta com a colaboração dos familiares e visitantes. É importante falar em voz baixa, permitir a entrada de apenas duas pessoas por vez nos apartamentos, respeitar os outros pacientes e não fumar nas dependências do Hospital.

Veja também: o que trazer ao Hospital

Nas portas dos quartos, plaquinhas indicam os pacientes que estão em jejum. É muito importante respeitar a indicação, não levando comida para a criança internada.

Mesmo no caso de pacientes que não estão em jejum, pedimos aos acompanhantes que não tragam e ofereçam a eles alimentos de fora do hospital, devido aos riscos de contaminação e consumo de itens inadequados para a recuperação do paciente.

Saiba mais sobre os horários das refeições e outras rotinas hospitalares

As plaquinhas nas portas também indicam isolamento, o que significa que qualquer pessoa que entrar no quarto deve usar máscara, luvas e avental, e descartá-los ao sair. Nesses casos, a porta deve permanecer fechada e os artigos e equipamentos serão desinfetados ao sair. Siga as regras para proteger a saúde do paciente e a sua também.

Conheça também nossa rede de Humanização

Para visitantes

É permitida a presença de dois visitantes por apartamento. As visitas em apartamentos, salvo em caso de proibição por ordem médica, são permitidas de segunda a domingo, das 9h às 21h.

  • Se você estiver doente, evite fazer visitas. Mesmo infecções comuns, como resfriados, podem evoluir com complicações nos pacientes que estão internados;
  • Não sente nem coloque seus pertences como bolsas e sacolas sobre a cama da criança;
  • Não visite pacientes em outros quartos, principalmente se estiverem em isolamento ou precaução;
  • Não traga flores ou plantas para os pacientes. Elas podem ser fonte de insetos e bactérias;
  • Evite trazer alimentos. Se houver alguma necessidade especial, discuta com a equipe médica e a nutrição.

Clique aqui e saiba mais sobre os presentes recomendados e não recomendados

Por motivo de segurança, o Hospital Infantil Sabará não recomenda que crianças pequenas visitem os pacientes internados. A definição da idade mínima fica por conta dos profissionais que estão na unidade.

Perguntas frequentes sobre visitação

Inovação, tecnologia e avanços

Um dos diferenciais da Unidade de Internação do Hospital Infantil Sabará é possuir pediatras 24 horas por dia. Há cerca de 60 médicos, entre hospitalistas e plantonistas, que dão cobertura para todos os andares da nossa UI.

Outro diferencial é a utilização da metodologia PEWS (Pediatric Early Warning Score), na qual a enfermagem é treinada para detectar precocemente uma eventual piora clínica. O enfermeiro faz um score de 0 a 6 de acordo com as condições do paciente e, conforme o resultado, sabe se deverá reavaliar a cada duas horas ou a cada quatro horas, por exemplo. Esse acompanhamento constante é fundamental para que não haja sustos.

Em relação aos aparelhos disponíveis na Unidade de Internação, todos são específicos para crianças, como o sensor de oximetria do tamanho adequado e os aparelhos de medir pressão para todas as idades.

Contato





Endereço

Av. Angélica, 2016
CEP: 01228-200 – São Paulo/SP

Informações para Profissionais

Para encaminhar um paciente para a internação via consultório particular ou clínica, o médico deve encaminhar a guia de solicitação de internação ou relatório médico para o gerenciamento de leitos. O contato será feito com o hospitalista responsável do andar e, então, o médico poderá encaminhar o paciente.

Para atuar no Sabará Hospital Infantil, seja realizando cirurgias, seja visitando pacientes internados, é necessário ter o cadastro ativo no Hospital. Veja como é feito o credenciamento para o corpo clínico

Unidade de Internação em números

  • Taxa de ocupação média em 2016: 86%
  • Em 2016, houve um aumento de 4% na taxa de ocupação mensal em relação ao ano anterior
  • Taxa de reinternação em até 30 dias, com o mesmo diagnóstico: 1,22%
  • Taxa de queda: 0,05%

 

Condições e tratamentos relacionados

Estes são os motivos mais frequentes de internação na Unidade de Internação:

Histórias de superação

Conte abaixo sua história no Sabará Hospital Infantil. Escolheremos as mais bacanas para contar aqui no site!