Serviço de Nutrição e Dietética - Hospital Sabará

Visão geral

O SND (Serviço de Nutrição e Dietética) do Sabará Hospital Infantil tem como objetivo principal realizar a prestação de assistência nutricional individualizada (leia também: Assistência Nutricional), embasada em fundamentos técnico-científicos, aos pacientes internados.

Como objetivo secundário consideramos o fornecimento de alimentação adequada a pacientes, acompanhantes, médicos e cuidadores conforme Manual de Boas Práticas de Fabricação elaborado de acordo com a legislação vigente do segmento garantindo a prestação de serviços com qualidade e segurança.

Possuímos uma área separada e diferenciada para a produção de fórmulas lácteas e dietas enterais, chamada lactário.

Contamos com a Sodexo como parceira desde 2014. A empresa atua nessa área há 35 anos, com 35,5 mil colaboradores e cerca de duas mil unidades operacionais. A Sodexo trabalha para oferecer as melhores opções em Serviços On-site – Alimentação e Facilities Management.

Distribuição da equipe

O SND conta com mais de 70 cuidadores, de nível operacional, técnico e superior.

– Nutricionistas clínicas, nutricionistas de produção;
– Auxiliares administrativos;
– Chef de cozinha;
– Cozinheiros e meio oficiais de cozinha;
– Copeiras;
– Profissionais para o estoque;
– Cuidadores para o lactário;
– Cuidadores da área de produção do SND, que são responsáveis pelo pré preparo e preparo de itens como suco, salada e sobremesas.

Formação da equipe

Os profissionais de nível superior devem ser graduados em Nutrição. Preferencialmente os nutricionistas da área clínica devem, além da experiência em pediatria, ter especialização na área de nutrição infantil ou nutrição clínica.

O que fazemos de diferente

  • Projeto Kids by Sodexo: os pratos oferecidos às crianças têm aparência alegre e divertida. O projeto é uma oferta pioneira no segmento de Saúde, voltada para crianças entre 2 e 7 anos, e possui 15 diferentes pratos elaborados por cozinheiros que recebem treinamento específico e preparam as refeições com base na prescrição médica de cada paciente. O menu pode ser apresentado em formato de girafa, carrinho, boneco, jardim encantado, coelho, balão e até personagens de desenhos animados. Saiba mais aqui.
  • Comida sempre quentinha: contamos com o mais moderno sistema de distribuição de refeições, que garante a eficiência na entrega com a temperatura adequada. Esse sistema de distribuição possui na mesma câmara um módulo de cadeia quente e um módulo de cadeia fria, que consegue ao mesmo tempo aquecer e refrigerar os alimentos garantindo essa temperatura após a entrega destas refeições nos apartamentos.
  • Ordem das entregas: realizamos a entrega de refeição aos nossos pacientes e sequencialmente entregamos as refeições aos acompanhantes. Isso é feito para maior comodidade dos pais, que muitas vezes alimentam seus filhos primeiro e só depois se sentam para se alimentar.
  • Cardápio variado: os acompanhantes realizam diariamente a escolha de cardápio por meio de comanda. São disponibilizadas três opções de pratos no almoço e três opções de pratos no jantar.
  • Visita do chef: nosso chef de cozinha realiza semanalmente visita nos apartamentos, aos pacientes e responsáveis para verificar a aceitação de nossos pequenos pacientes e propor quando necessários alterações que visam garantir a aceitação alimentar de nossos clientes.

Conheça o time

Fernanda Rabelo

Supervisora do Serviço de Nutrição e Dietética

Graduada em Nutrição pela Universidade São Judas Tadeu. Pós-graduada em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo com extensão em Gestão de Custos em Nutrição Hospitalar e Gastronomia Hospitalar pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Tem 18 anos de experiência na área hospitalar em hospitais de referência do mercado. Há três anos está à frente do serviço de nutrição no Sabará.

 

Além dos cuidadores da equipe do SND, contamos com um profissional capacitado, oficial de confeitaria, para a produção dos pratos do Projeto Kids by Sodexo (lúdicos).

Qualidade e segurança

Nossos processos produtivos, bem como nossos manuais de boas práticas e treinamentos, são baseados na legislação vigente do segmento.

Todos os fornecedores de alimentos do Serviço de Nutrição são qualificados pela célula técnica da empresa terceirizada Sodexo e, em caso de não conformidade, os mesmos são notificados e recebem prazo para adequação ou até mesmo desqualificados caso não se adequem a legislação e orientações fornecidas.

Compartilhe sua experiência




    Condições e tratamentos

    Nosso Serviço de Assistência Nutricional realiza uma rotina diferenciada na produção de alimentos de pacientes com intolerâncias ou alergias. Saiba mais aqui 

    Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual