Visão geral

Hospitalidade

O objetivo do setor de Hospitalidade do Sabará é atender as solicitações de nossos pacientes e facilitar a comunicação com demais áreas, para o melhor atendimento e satisfação dos pacientes e responsáveis. Entre as atribuições, estão:

  • Check-in e Check-out: a Hospitalidade desempenha o papel de acompanhar os pacientes e responsáveis do apartamento até as saídas do hospital, com intuito de garantir segurança e comodidade (transporte de bagagens).
  • Empréstimo de brinquedos, jogos, equipamentos eletrônicos;
  • Empréstimo de equipamentos de beleza pessoal;
  • Serviços de compras na farmácia, Correios, entrega de jornais etc.;
  • Controle de mobiliários: a Hospitalidade realiza rondas diárias pelas áreas comuns, com intuito de analisar os mobiliários desses locais, e se necessário, solicitar a transferência ou conserto, evitando má apresentação de nossos ambientes;
  • Visitas a pacientes: a equipe de Conciérge realiza visita a pacientes e responsáveis dentro das primeiras 24 horas de internação. O intuito é dar as boas-vindas e oferecer o empréstimo de jogos, brinquedos, equipamentos, e serviços externos, caso necessário.

Humanização

A equipe de Humanização do Sabará Hospital Infantil está diretamente ligada à área de Hotelaria e Hospitalidade. Ela conta com três principais empresas parceiras, que levam música, teatro, brincadeiras, diversão e até cachorros às crianças internadas:

Esses parceiros atuam no Hospital há mais de três anos, desenvolvendo um excelente trabalho junto a nossos pacientes e responsáveis, com índice de satisfação sempre elevado e muitos elogios.

Saiba aqui o que significa atendimento humanizado

Todo o atendimento hospitalar, independente da equipe que o faça (assistencial, administrativo ou apoio) deve ter a sensibilidade e humanização, no sentido de acolhimento e engajamento na segurança, qualidade e satisfação.

Conheça o time

Hospitalidade

Marconi Morais De Freitas

Coordenador de hotelaria

Graduado em Turismo & Hotelaria pela Universidade Anhembi Morumbi; com especializações em Administração Hoteleira (SENAC), Hotelaria Hospitalar (HIAE) e MBA em Gestão Executiva em Saúde – Gestão de Clínicas e Hospitais (FGV).

 

A equipe de Hospitalidade do Sabará Hospital Infantil conta com 11 cuidadores diretos, divididos em:

  • Líder de Hotelaria: realiza a gestão operacional nos processos ligados à higiene, rouparia, hospitalidade e serviços de apoio da área;
  • Capitão Porteiro: profissional da linha de frente, que recepciona os clientes e pacientes em nossa entrada, atendendo-o em suas necessidades, oferecendo serviços de táxi e auxílio com bagagens;
  • Conciérge: realiza atendimentos e visitas nos apartamentos, tirando dúvidas, agilizando solicitações e se antecipando às necessidades do paciente, proporcionando o máximo de conforto e segurança;
  • Mensageiros: atendem às solicitações dos clientes e demais serviços internos;
  • Monitor infantil: profissional que atua com brincadeiras e jogos no ambiente hospitalar.

 

Todos os membros da equipe possuem ensino superior em curso ou concluído e falam, no mínimo, um idioma estrangeiro. Têm experiência na área da saúde, com vivência em equipes de atendimento.

A equipe atua sete dias por semana, das 6h às 22h.

 

Humanização

  • Pronto Sorrir: equipe de cinco profissionais que atuadiariamente na apresentação de personagens infantis, em nossas recepções e unidades de internação, com apresentações, teatro e demais atividades lúdicas; todos possuem formação superior e especialização em atividades lúdicas voltadas ao público infantil.
  • Saracura: equipe de profissionais especializados em música e teatro. Atualmente conta com 32 músicos e todos com formação específica na área, que atuam todos os dias da semana, com apresentações de melodias infantis nas recepções e unidades de internação.
  • Cão Terapeuta: profissionais que trabalham com cachorros treinados para visitarem pacientes em nossa Instituição semanalmente.

Hospitalidade e Humanização em números

A equipe de Hospitalidade realiza em média 90 atendimentos por dia.

Veja no gráfico abaixo a quantidade de equipamentos emprestados.

Informativos para os pais

Horários 

  • Cão Terapeuta: as visitas acontecem às sextas-feiras no período da tarde;
  • Saracura: realiza visitas durante os 7 dias na semana, nos diferentes andares e unidades do Hospital;
  • Pronto Sorrir: as visitas duram duas horas e ocorrem três vezes por semana (terça, quinta e sábado).

 

Veja aqui os equipamentos para empréstimo e os serviços prestados pela equipe de Hospitalidade

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Informações para profissionais

Solicitamos às equipes assistenciais e de atendimento que orientem os clientes a acionarem o serviço de Hospitalidade para apoio no transporte de bagagens, tanto na internação quanto na alta hospitalar.

O setor de Hotelaria pode ser acionado para qualquer solicitação ou necessidade especial no ramal 7000.